Livros infantis para ensinar as crianças sobre ser feliz com pequenas coisas

Separei alguns livros infantis que temos aqui em casa e que ensinam as crianças e a nós adultos também (pois as vezes esquecemos) como ser felizes com as pequenas coisas que acontecem no nosso dia a dia, são várias coisas simples, como o sol na janela, um abraço gostoso, cheirinho de comida e muito mais… Nossa vida, de adultos, é tão corrida que muitas vezes não reparamos mais nas pequenas coisas e deixamos de ser felizes, estamos sempre esperando algo grande acontecer para ter o momento de felicidade, mas só o fato de acordamos mais uma manhã já é motivo para sermos felizes.

É muito importante ensinarmos isso para nossos filhos, a melhor maneira de passarmos isso para eles é através do nosso exemplo e para ajudar nesse ensinamento separei alguns livros que falam justamente disso, sobre pequenas coisas que nos deixam felizes e que devemos ser gratos por esses momentos.

Dicas de livros infantis para falar com as crianças sobre as pequenas coisas que nos deixam felizes:

  • Coleção Coisinhas à toa que deixam a gente feliz – Otávio Roth e Ruth Rocha

Vou começar indicando essa coleção linda. Na década de 90, o escritor Otávio Roth criou dois livros, chamados “Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz” e “Outras duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz”, agora, mais de vinte anos depois, a autora Ruth Rocha (que já lançou vários livros com Otávio Roth) resolveu propor uma nova leva de livros que agora formam a coleção “Coisinhas à toa que deixam a gente feliz” que reúne o melhor dos pequenos prazeres da vida, e dois livros são inéditos de autoria de Ruth Rocha.

São tantas coisinhas que deixam a gente feliz né? Como por exemplo… ter alguém para abraçar, passarinhos na janela, acordar com cafuné, começar um caderno novo, brigadeiro na panela, cheirinho de mato molhado, fazer um amigo feliz e muito mais. Todas essas pequenas coisas reunidas nessa coleção! Super recomendo.

Você pode comprar essa coleção na Amazon clicando aqui.

  • O livro da gratidão – Todd Parr

Aproveitando o assunto felicidade com as pequenas coisas e também sobre gratidão, indico esse livro do Todd Parr, na real indico vários livros dele, pois são sempre bem coloridos, bem humorados e as crianças adoram.

O livro nos faz pensar nas coisas simples do nosso dia a dia, mas que fazem a diferença, para sermos gratos por tudo, não só por coisas grandes que acontecem como viagens ou presentes que recebemos, mas sim pelo nosso cabelo que nos faz únicos, pela comida que nos deixa forte, pela roupa que serve, pelo jardim onde podemos ver animais e plantas e por muito mais.

Você pode comprar “O Livro da Gratidão” na Amazon clicando aqui.

  • O que acontece quando eu falo com Deus? – Stormie Omartian

O foco desse livro é ensinar as crianças a orarem, em cada página é uma oração diferente, por coisas diferentes, mas em várias páginas ele ensina a agradecer por vários coisas, como por exemplo por todas as coisas legais na sua vida, ter uma família, agradecer pelas coisas legais de Deus criou, como o céu azul, a grama verdinha, pelos animais, pelos amigos, pelo alimento e por aí vai.

E o livro também ensina que não importa nem quando, nem onde você ora, ele ouve você. E alguma coisa sempre acontece quando você conversa com Deus. E mesmo que você ainda seja pequeno(a), suas orações são muito importantes para ele.

Você pode comprar “O que acontece quando eu falo com Deus?” na Amazon clicando aqui.

E agora uma dica de livro para os pais:

  • 101 coisas para fazer com as crianças antes que elas cresçam

Esse livro é uma super dica para você pai e mãe terem ideias de coisas simples para fazer com seus filhos, que com certeza deixaram ótimas lembranças dos momentos em família, essa é a ideia do livro dar dicas de atividades, brincadeiras e passatempos para incentivar o tempo junto e o vínculo entre pais e filhos.

Mais uma forma de mostrar para as crianças que não é necessário muito dinheiro para ser feliz. Apenas de tempo e criatividade!

Toda a renda obtida com a venda desse livro será doada para o Instituto Ayrton Senna. Você pode encontrar esse livro nas lojas PBKIDS ou pelo site Banca do Bem e o valor dele é R$ 6,50.