Gravidez

Mitos da gravidez – se alimentar por dois, chocolate e sexo

 

A gravidez é um período fantástico para as mulheres e seus parceiros. A expectativa da chegada de um novo membro da família pode ser excitante e a vontade de fazer tudo certo pode acabar desvirtuando a beleza da gravidez para uma fantasia descabida. Nesse momento é que os mitos da gravidez surgem e isso se deve muito ao fato do desconhecimento, principalmente das gestantes de primeira viagem.

É importante conhecer o próprio corpo, aprender mais cientificamente sobre a gravidez e tirar todas as dúvidas com o médico que está fazendo o pré-natal. A maioria desses mitos não são comprovados cientificamente e a prática de algumas ações relacionadas a eles pode até causar complicações durante a gestação. É bom estar sempre atento e por isso apresentamos aqui uma série de mitos que são apenas mitos, nada de real há neles.

  • As gestantes devem se alimentar por dois

Quem nunca ouviu uma grávida falar que está comendo muito porque está se alimentando por dois (ou três, quatro…)? É comum que muitas gestantes façam isso e acabem se descuidando com a alimentação. Essa afirmação é uma verdade correndo em linhas tortas. De fato, o que a gestante ingere é transformado em nutrientes para o feto, e justamente por isso exageros alimentares e o álcool fazem mal ao bebê.

A má alimentação e em grandes quantidades pode prejudicar a gestante e está pode acabar tento pressão alta ou diabetes gestacional. Ambos afetam negativamente o bebê e por isso é necessário se alimentar bem e não muito.

  • Chocolate ajuda a ver o sexo do bebê

Comer chocolate é muito bom e prazeroso, se moderadamente. Porém, não há nenhum estudo científico que diga que a ingestão de chocolate ajuda a ver o sexo do bebê na hora da ultrassonografia.

É certo que ao ingerir glicose, a energia do corpo aumenta. Grávidas que comem alimentos com açúcar geram energia para ela e para o feto. Este se movimentará mais no útero o que pode possibilitar na visão do sexo ou não.

  • Teste de gravidez é 100% correto

Todo mundo, homens e mulheres, já devem saber que o teste de gravidez que é vendido em farmácia não traz toda a garantia necessária. Essa garantia funciona tanto para quem fez o teste e deu negativo, quanto para quem fez o teste e deu positivo. É preciso ter calma antes de espalhar a notícia da gravidez, consulte sempre um médico antes para ter certeza.

  • Sexo pode prejudicar o bebê

Um mito que impede um dos maiores prazeres da vida. O sexo só é vetado pelo médico caso ele ateste que há algum problema gestacional, como descolamento da placenta. Do contrário o sexo por ser mantido quase que normalmente. É preciso tomar certos cuidados e praticar em posições que não sejam desconfortáveis para a gestante e seu bebê.

Há até benefícios no sexo, este que pode relaxar a grávida com os problemas e unir o casal em um elo mais forte. Faz bem ao psicológico, já que as mulheres podem se sentir pouco desejadas graças ao desnível emocional.

 

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás