Nascimento dos dentes – como aliviar o desconforto desse momento?

O nascimento dos dentes é uma etapa muito desejada pelos pais mas que também pode se tornar uma grande dor de cabeça, por isso veja como ajudar seu bebê nessa fase tão aguardada e ao mesmo tempo tão desafiadora.

Os primeiros dentinhos surgem entre sexto e nono mês do bebê, sendo que pode variar para mais ou para menos dependendo de cada criança. A arcada de leite se desenvolve até os 3 anos, e nessa idade ela deverá ter dez dentes superiores e dez inferiores.

Primeiros sintomas do nascimento dos dentes:

  • inchaço e sensibilidade na gengiva;
  • muita baba;
  • vontade de roer ou mastigar muito as coisas;
  • falta de apetite;
  • dificuldade para dormir;
  • sono agitado;
  • irritabilidade;
  • falta de apetite.

Os sintomas de febre e diarréia são comumente relatados pelos pais e relacionados com o nascimento dos dentes, mas eles não foram comprovados cientificamente que estejam de fato relacionados com o surgimento dos dentes. Portanto caso surjam esses sintomas o melhor é procurar o pediatra do seu bebê.

Quando os dentinhos começarem a surgir é importante procurar o pediatra para fazer o acompanhamento da evolução dos dentinhos.

Outros dois cuidados muito importantes que você precisa tomar nesse período de nascimento dos dentes é:

Cuidar da higienização

A higienização pode ser feita com um paninho macio e limpo, umedecido em água (o mesmo que deve ser feito para higienizar a boca do bebê antes do nascimento dos dentes). Não precisa usar creme dental ou outros produtos para limpeza dos dentes.

Tome cuidado se o bebê começar a babar em excesso (muito comum ocorrer quando os dentes começam a nascer), pois a baba pode se acumular no rosto e pescoço e dar brotoejas. A roupinha também pode acabar ficando molhada por conta da baba e se estiver um clima frio a criança pode acabar ficando resfriada.


Aproveite e confira:


Procurar um dentista

O recomendado é procurar um dentista a partir dos 6 meses de idade, assim ele terá o acompanhamento de todo o desenvolvimento dos dentes do seu bebê. É ele que também irá avaliar as práticas de higienização, produtos adequados, se usa flúor ou não, e assim por diante.

Como aliviar o desconforto do bebê com os dentinhos?

Algumas crianças são assintomáticas com relação ao nascimento dos dentes, mas a grande maioria dos bebês apresentam sintomas que causam vários desconfortos com a chegada dos dentes, e para aliviar esses desconforto vamos ver algumas dicas:

Ofereça mordedores

Os mordedores são brinquedos desenvolvimentos exclusivamente para a criança levar a boca e morder sem perigos e assim aliviar o desconforto da chegada dos dentes. Pois eles apresentam texturas que massageiam a área, existem modelos que podem ser levados a geladeira ou congelador por alguns minutos, e depois são entregues a criança, pois o frio alivia a dor e a coceira.

Você também pode substituir os mordedores por uma fraldinha de boca limpa, umedeça ela com um pouco de água e leve ao congelador depois ofereça para a criança.

Ainda em relação aos mordedores, sempre compre itens com certificação do INMETRO, prezando assim pela saúde e bem-estar do seu bebê.

Massageie a gengiva

Para o nascimento dos dentes é necessário que os mesmos rompam a gengiva, por isso os bebês tem muito desconforto na gengiva, para aliviar é preciso fazer massagens suaves nas áreas mais inchadas. Essa massagem pode ser feita por você mesma, da seguinte forma: primeiro higienize bem as mãos, e depois esfregue o dedo no local que está incomodando o bebê, friccionando a região. Ou a massagem pode ser feita com uma gaze ou um outro paninho limpo e úmido.

Ofereça alimentos frios

O frio é um anestésico natural, portanto oferecer alimentos frios para o seu bebê é uma ótima pedida para o alívio do desconforto do nascimento dos dentes. Se o seu bebê já iniciou a introdução alimentar, você pode apostar em alimentos frios que além de nutrir o bebê também irão ajudar a anestesiar um pouco a dor na gengiva. Como opção aposte em purê de frutas gelado, papinhas geladas, sopas frias, pedaços de fruta gelados, etc. NÃO ofereça doces como opção de gelados, pois esses itens não devem ser consumidos antes dos dois anos de idade.

Para os bebês que ainda não entraram na introdução alimentar uma boa opção saudável e deliciosa, são os “picolés” de leite materno, ou seja, é congelar o leite materno em forminhas de picolé, precisa ser feita a higienização e ordenha correta.

Principal item: dê muito chamego para seu bebê

Geralmente os bebês por conta dos inúmeros desconfortos causados pelo nascimento dos dentes, ficam muito sensíveis e manhosos. Esse é o momento que o bebê precisa de aconchego e amor, afinal ele está “sofrendo” , sentindo dores e desconfortos dos quais não sabe lidar, nem expressar, seu reflexo é chorar, e nessa hora nós começamos a ficar nervosas e impacientes. Mas é exatamente nessa hora que temos que dar ainda mais colo e amor, ofereça carinho, mamá e colinho para a criança se sentir segura.

Ofereça brincadeiras, conte histórias, brinque com seu bebê, pois a brincadeira ajuda a distraí-lo e fazer “pensar” menos na dor.

Se sentir insegura mesmo com todas as dicas, não deixe de procurar o pediatra do seu bebê para lhe auxiliar da melhor forma de lidar com essa fase de nascimento dos dentes do seu bebê.