Pedagogia Pikler

A pedagogia Pikler foi desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler após a segunda guerra mundial, e tem como foco as crianças com idade de 0 à 3 anos, em sua visão diferenciada em torno da primeira infância, ela tem como fundamentos principais: o reconhecimento do bebê como um indivíduo ativo, o desenvolvimento da autonomia, a construção do “eu” através da brincadeira iniciada pela própria criança e da liberdade de movimentos.

Em seus estudos sobre o desenvolvimento motor das crianças ” o que acontece quando se permite, que a criança possa se desenvolver livremente ? “, que começaram após o nascimento do seu primeiro filho, ela determinou que o livre desenvolvimento da criança utilizando as ferramentas proporcionadas pelo adulto como cuidados com saúde física, afeto, respeito a individualidade e autonomia da criança tornam assim desnecessária a estimulação ou intervenção do adulto em seu desenvolvimento.

https://www.archdaily.com.br/

Vamos abordar um pouco sobre cada um dos principais princípios que regem a pedagogia Pikler:

1- Autonomia das crianças

Pikler mostrou em seu estudo que as crianças são indivíduos competentes e ativos, portanto elas podem aprender por si mesmas. Em outros métodos pedagógicos que também incentivam a autonomia das crianças, o adulto é visto como um espectador do desenvolvimento da criança, por sua vez Pikler nos fala sobre o papel do adulto dentro da autonomia da criança, ou seja, ela defende que a intervenção direta do adulto deve existir sim, ele deve aprender a observar a criança durante suas brincadeiras pois é justamente em meio as brincadeiras que ela irá aprender a experimentar vivências e resolver problemas por si mesma, também é papel do adulto transmitir amor, segurança e proteção, e assim incentivar as crianças a tomarem iniciativa em suas atividades.

Também é importante que os adultos (sejam pais ou cuidadores) evitem ajudar as crianças em caso de dificuldades, de forma a permitir que a criança busque alternativas para resolver seu “problema” ou que então ela se direcione a uma atividade que seja capaz de desenvolver com mais facilidade. Assim a criança encontra mais autoconfiança em suas atitudes e o adulto observará que a criança já consegue fazer determinadas coisas sozinha.

2- A segurança emocional da criança

Dentro do que foi abordado no tópico 1, sobre a autonomia da criança, o ponto principal de atuação do adulto é a segurança emocional que a criança precisa ter, Emmi Pikler defende que a intervenção adulta na primeira infância deve ser simbólica e moral, portanto o bebê deve ser atendido e cuidado tanto em suas necessidades básicas quanto em suas necessidades emocionais, que são primordiais para seu desenvolvimento. O bebê por exemplo deve ter espaço para observar o ambiente externo que o rodeia, e assim capturar o olhar em pontos que o chamam atenção, assim ele irá se tornar um participante de sua própria atividade.

3- A relação afetiva

É necessário criar uma relação afetiva e privilegiada com o bebê, pois dessa forma o bebê terá uma interação com o adulto, aonde ele conseguirá criar uma comunicação não verbal com gestos e olhares para posteriormente evoluir para uma comunicação verbal.

4- A saúde física

A saúde física do bebê é tão importante quanto sua saúde mental, mas toda a atividade que envolva a saúde física do bebê como tomar banho, trocar fraldas, etc. deve ser feita com afetividade, não apenas de modo mecânico. Portanto em cada situação cotidiana de cuidados da higiene do bebê deve-se aproveitar para criar um vínculo de amor e ternura, como acariciá-lo, abraçá-lo, dar colo, etc.

5- As crianças devem se mover por si mesmas

As crianças devem poder se mover livremente, sem serem forçadas a adotar posições ou realizar movimentos que ainda não estão prontas para fazer. Pois é preciso levar em conta, que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, ou seja, cada criança é diferente e única, e como ela precisa percorrer sozinha sua própria autonomia, para um adequado desenvolvimento motor. A pedagogia Pikler nos fala que todo bebê quer crescer mas cada um fará isso no seu próprio ritmo.

Brinquedos Piklerianos

https://www.lojagatoxadrez.com.br/

Como uma das ferramentas utilizadas para auxiliar o desenvolvimento da criança enquanto brinca livremente, existem alguns brinquedos de madeira para áreas externas e internas que têem como objetivo, serem capazes de ensinar as crianças através da exploração. São feitos de madeira e foram desenvolvidos para permitir a exploração das diferentes habilidades motoras que crianças até 3 anos devem adquirir (subir, descer, engatinhar, etc.), e ainda ensinar indiretamente conceitos importantes como alto e baixo; dentro e fora; em cima e embaixo. Os mais utilizados são:

Circuito de obstáculos

https://www.brinquedostuktuk.com.br/

Composto por rampa simples, rampa acarpetada, rampa com barras e triângulo, todos os “obstáculos se interligam formando um circuito único.

Túnel Pikler

https://www.lojacriarmente.com.br/

São cubos que medem em média 50 centímetros em cada face, e são compostos de forma variável para incentivar uma maior variedade de caminhos, incentivando a imaginação e criatividade.

Algumas opções de brinquedos Pikler:

Barco de balanço Emmi Pikler

brinquedos pikler
https://www.brinquedostuktuk.com.br/

Medindo 60 centímetros de largura por 1,20 metros de comprimento, virado ao contrário torna-se um conjunto de escadas para subir e descer, cabe até 4 pessoas dentro virado para cima.

Triângulo Pikler

brinquedos pikler
https://www.playing-n-learning.com/

O Triângulo Pikler possui várias versões disponíveis, a mais frequente é a opção com Rampa Pikler que se transforma em um escorregador. O objetivo desse brinquedo é estimular as crianças a seguirem seus impulsos de escalar e se pendurar, trabalhando coordenação motora grossa, força física, equilíbrio e agilidade.

Gangorra Pikler

brinquedos pikler
https://www.tanabataww.com.br/

Este é um brinquedo extremamente versátil podendo ser utilizado de diversas formas: como balanço, escada, túnel, mesa, ponte, gangorra, cabana, etc. As crianças pequenas podem usá-la sentadas (forma mais segura para elas) e as crianças maiores podem usá-la de pé.

Arco Pikler

brinquedos pikler
https://www.brinqueria.com.br/

Desenvolvida para crianças de até 3 anos, tem em suas funções auxiliar na coordenação motora e autonomia.

Categorias Etc

close