Tudo sobre vaporizadores de roupa e motivos para ter um

Um vaporizador é um dispositivo que usa vapor quente para remover rugas de roupas, tecidos e outros materiais. Ele funciona aquecendo a água em um reservatório até produzir vapor, que é liberado, relaxando então as fibras do tecido e facilitando a remoção de rugas e vincos.

Existem diferentes tipos de vaporizadores disponíveis. Os vaporizadores portáteis são pequenos e fáceis de usar, alguns são, inclusive, projetados para viagens. Já os vaporizadores maiores, que normalmente possuem ‘‘pés’’ são mais potentes, tornando-os ideais para remover amassados de uma quantidade maior de roupas ou tecidos pesados como cortinas ou estofados.

Os vaporizadores costumam ser usados como uma alternativa aos ferros tradicionais porque são mais suaves para os tecidos e podem ser mais rápidos e fáceis de usar. Em geral, ferros de passar tradicionais podem danificar tecidos, diminuindo muito a qualidade do fio. Já os vaporizadores são especialmente úteis para remover rugas de tecidos delicados como seda ou chiffon, onde o ferro poderia danificar o tecido. 

Alguns modelos já vêm, inclusive, acompanhados de acessórios que ajudam a retirar pelos e bolinhas dos tecidos, preservando a roupa por muito mais tempo.

Vantagens e desvantagens de um vaporizador de roupas

vaporizador de roupa

Aqui estão algumas vantagens e desvantagens a serem consideradas em um vaporizador de roupas:

Vantagens:

Rápido e fácil de usar: os vaporizadores de roupas são mais rápidos e fáceis de usar do que os ferros tradicionais. Você não precisa montar uma tábua de passar ou se preocupar em queimar suas roupas, por exemplo;

Seguro para tecidos delicados: o vapor tem menos probabilidade de danificar tecidos delicados do que um ferro quente, portanto, os vaporizadores de roupas são uma boa escolha para itens como seda, renda, etc;

Versátil: os vaporizadores de roupas podem ser usados em uma variedade de itens, incluindo roupas, cortinas e estofados.

Desvantagens:

Não é tão eficaz em roupas tão enrugadas: se você tiver roupas muito enrugadas, vai descobrir que um vaporizador de roupas não as remove tão bem quanto um ferro dependendo do tecido;

Pode ser mais caro: vaporizadores de roupas podem ser mais caros do que ferros de passar, especialmente se você quiser um modelo mais moderno;

Requer espaço e armazenamento: vaporizadores de roupas podem ocupar um pouco mais de espaço, por isso, se você estiver em uma casa ou apartamento pequeno, pode achar difícil guardar um.

Em resumo, se você está procurando uma maneira rápida e fácil de remover rugas de tecidos delicados ou itens que não podem ser passados com um ferro tradicional, um vaporizador de roupas pode valer a pena. No entanto, se você tiver peças que normalmente ficam muito enrugadas, vai descobrir que um ferro, em geral, é mais eficaz.


Aproveite e confira:


Tipos de tecidos e cuidados necessários na hora de passar:

Jeans: um material que resiste bem ao calor, portanto não é uma peça que é necessário se preocupar tanto com a temperatura;

Nylon: muito sensível e exige bastante cuidado, mas desamassa com muita facilidade;

Lycra: também supersensível, que deve ser passado com a temperatura mais baixa e movimentos rápidos;

Seda: indicado passar do avesso para manter o brilho;

Algodão: é bem resistente ao calor e aceita muito bem o vapor;

Sintéticos: excesso de calor também danifica muito este tipo de tecido;

Veludo: assim como a seda, o veludo deve ser passado pelo avesso, idealmente com a peça ligeiramente molhada;

Poliéster: por ser mais resistente, aceita muito bem temperatura um pouco mais alta, sendo assim, o vapor também facilita bastante o processo.

Vaporizadores verticais x portáteis

Existem dois tipos principais de vaporizadores de roupas: vertical ou portátil. Ambos têm a mesma finalidade, mas existem algumas diferenças importantes.

Os vaporizadores verticais são potentes e mais adequados para trabalhos mais pesados. Eles costumam ter maiores reservatórios de água em sua base, permitindo que mais roupas sejam desamassadas sem a reposição, além de também serem mais eficazes para vários tecidos mais resistentes. No entanto, eles tendem a ocupar mais espaço, menos portáteis e, por fim, mais caros.

Já os vaporizadores portáteis são muito mais leves e compactos, tornando-os muito mais fáceis de carregar com você. Eles têm tanques de água menores, mas tendem a ser mais acessíveis.

Se estiver interessado(a) em um modelo, o site Uma Dica por Dia indica que o melhor vaporizador de roupas portátil vendido no Brasil atualmente a um preço bastante convidativo é o BDV2000V, da marca Black & Decker, que lida de forma satisfatória com tecidos finos e roupas delicadas que queimam com certa facilidade com o ferro de passar.

Potência e consumo

Quanto à potência e eficiência, um vaporizador tem em média de 600W a 1.800W. Os modelos profissionais têm mais voltagens que os modelos convencionais voltados para uso doméstico. E sobre o consumo de energia, escolha modelos que possuam nota “A”, pois assim você consegue ter um vaporizador de qualidade sem gastar demais com energia.

close