Panela de Pressão Elétrica

A panela de pressão elétrica é um daqueles eletrodomésticos que toda família deveria ter, com múltiplas funções ele é um coringa na cozinha, um verdadeiro aliado. Apesar de o nome ser panela de pressão, ela também funciona sem pressão para refogar e fritar alimentos. Tendo funções programadas, ela faz tudo sozinha, enquanto isso você pode realizar outras atividades com muita segurança, liberando você de ficar “cuidando” a panela de pressão elétrica, pois inclusive ela desliga automaticamente quando todo o processo estiver pronto.

Com a panela de pressão elétrica você pode realizar diversos tipos de alimentos, tanto salgados quanto doces (ela assa bolos e faz sobremesas), ela cozinha alimentos 70% mais rápido do que as panelas tradicionais pois a sua temperatura interna alcança 120ºC. Ela também conta com a função de manter a comida aquecida, que ajuda muito no dia a dia, pois apesar do alimento já estar pronto, ela fica aquecendo enquanto você não desligá-lo. Alguns modelos ainda contam com a opção de programar o cozimento, ou seja, você programa quando que ela deve iniciar o preparo do alimento.

Uma das grandes diferenças e também das grandes vantagens entre a panela de pressão elétrica e a panela de pressão convencional é a segurança, pois elas são capazes de cancelar o funcionamento caso detectem algum problema, como tampa mal fechada, falta de líquidos, etc. , ou seja, você não precisa ficar vigiando mais sua panela com medo que ela exploda.

Acompanhe algumas das vantagens de ter uma panela de pressão elétrica:

Panela de Pressão Elétrica
Panela de Pressão Elétrica. Imagem Midea

1- Primeira grande vantagem como já mencionado acima é a segurança, imprescindível em se tratando de uma panela de pressão, afinal panelas de pressão geralmente deixam as pessoas em pânico. A panela de pressão elétrica conta com vários dispositivos de segurança, como controle de pressão, tampa com travamento automático ou mecânico, coletor de vapor, válvula de alívio de pressão, dispositivo antientupimento, aviso sonoro na tampa, desligamento automático, termostato, ajuste de intensidade de pressão, etc. Ou seja, existem diversos mecanismos para garantir a segurança e tranquilidade na hora de usar sua panela de pressão elétrica.

2- Ainda falando sobre segurança, na panela de pressão convencional, tem a questão da “água secar” caso você esqueça a panela no fogo, ou passe do tempo, na panela de pressão elétrica essa situação não ocorre, pois a água não é liberada em forma de vapor, toda a água que foi colocada será retirada no fim do processo, inclusive por esse motivo que se coloca menos quantidade de água no preparo dos alimentos do que em uma panela de pressão convencional.

3- A borracha de vedação da panela de pressão elétrica é feita com uma espécie de silicone que garante mais durabilidade e segurança, além da facilidade de limpeza podendo ir até mesmo na máquina de lavar louças.

4- Ela é toda programável, ou seja, você programa a panela de pressão elétrica para executar as funções que deseja com o preparo dos alimentos. Essa praticidade de programação também promove segurança, pois uma vez feito os ajustes de programação para o funcionamento dela, não precisa mais de supervisão…ela irá emitir um sinal sonoro quando o alimento estiver pronto. Enquanto ela funciona, você pode dedicar tempo para fazer outras atividades, liberando a mente de preocupações como : “será que vai pegar pressão?”, ” será que a água secou?” , ” tá fazendo um barulho estranho, será que vai explodir?”, etc…quando ela finalizar o processo, caso o alimento não seja retirado, ela entra no modo aquecimento, mantendo o alimento aquecido até ser consumido ou até a função ser cancelada. Ela também vem com manual de instrução que informa exatamente o tempo de preparo e a função para programar o preparo de cada tipo de alimento, além de contar com um painel auto explicativo.

5- Ela é silenciosa, não fica emitindo aquele ” chiado” enquanto está cozinhando os alimentos. Isso ótimo para preparar os alimentos a noite, ou quando se tem bebê em casa, você não precisa esperar o bebê acordar para utilizar sua panela de pressão elétrica por causa do barulho por exemplo.

6- Não deixa aquele cheiro forte pela casa de alimentos sendo preparados, pois ela praticamente não libera vapor. Portanto precisa de menos líquidos ou até mesmo nenhum líquido para fazer o preparo dos alimentos.

7-  A limpeza dela é muito simples, pois sua panela interna é removível o que facilita a lavagem, e a tampa e a válvula podem ir direto na lava-louças. DICA: utiliza uma esponja anti-riscos para fornecer uma vida útil maior para a sua panela de pressão elétrica, pois uma boa esponja mantém a integridade do material que reveste a parte interna da panela, garantindo maior durabilidade.

8- Quanto aos nutrientes dos alimentos, a panela de pressão elétrica, conserva mais os nutrientes por não expeli-los junto com o vapor para fora da panela durante o cozimento, como uma panela de pressão convencional.

9- A maioria das panelas de pressão elétrica vem com timer que permite programar o horário para o alimento estar pronto, ou seja você pode colocar os ingredientes dentro da panela e deixar ela programada para que a receita esteja pronta, em um horário específico.

10 –Ela também é mais econômica que as panelas de pressão convencionais pois como ela é quase hermética e isolada, segura o calor no interior e só ativa o aquecimento, sendo assim quase não consome energia para aquecimento constante.

11- Seu design moderno não distoa na decoração da cozinha, podendo ficar encima da bancada, ao invés de escondida dentro do armário.

12- A panela de pressão elétrica é tão versátil que ela pode ser usada como panela comum, sem a utilização da tampa ela pode refogar e fritar alimentos como uma panela comum.

Eu tenho uma panela de pressão elétrica, é essa: Panela de Pressão Elétrica 6L Digital da marca Midea

  • Capacidade de 6L. 9 dispositivos de segurança para vedar a panela. Timer e Display Digital. 4 Funções Exclusivas: Assar, fritar refogar e cozimento lento. Baixa emissão de odores durante o cozimento. Função Timer: Várias opções entre 1 a 24 horas. Cabo de alimentação destacável. Acessórios Coloridos: Colher, concha e copo medidor.

Funcionamento da panela de pressão elétrica

A panela de pressão elétrica é movida a eletricidade portanto é a sua resistência elétrica que aquece a cuba onde estão os alimentos. Quando a tampa é fechada, a pressão começa a se formar dentro da panela. Isso levanta a válvula para manter o nível de pressão adequado no interior, de acordo com o tipo de alimento que será cozinhado. Quando o tempo programado é finalizado, a panela desliga automaticamente, a pressão se reduz naturalmente dentro da panela, então a tampa é destravada.

Ela apresenta o interior selado por uma tampa de vedação. sendo assim, os líquidos no seu interior conseguem atingir temperaturas superiores a 100ºC (ponto de ebulição da água). O vapor que fica preso (ou saindo aos poucos pela válvula) força o alimento no interior da panela a atingir temperaturas maiores. Por isso, o cozimento é mais rápido e mais uniforme.

Como preparar os alimentos em sua panela de pressão elétrica:

  • Coloque os alimentos dentro da panela de pressão elétrica, tampe, escolha uma das funções pré-programadas, ajuste o tempo caso seja desejado, posicione a válvula para a posição de pressão e ligue. Quando a panela começar a “pegar” pressão a tampa trava automaticamente impossibilitando que seja aberta. Ela só irá destravar quando não tiver mais pressão dentro dela, ou seja, quando o alimento estiver pronto. Quando a panela emitir o aviso sonoro de que o alimento está pronto, basta mudar a posição da válvula para retirar a pressão e destravar a tampa.

Dicas de uso

Algumas dicas para uma boa utilização de sua panela elétrica de pressão.

  • A panela de pressão elétrica praticamente não perde vapor no cozimento dos alimentos, portanto ela utiliza menos líquidos ou nenhum líquido para seu funcionamento. Então coloque menos água que em uma panela convencional, no geral a quantidade usada é 1/2 ou 1 xícara de água;
  • Observe a capacidade máxima de sua panela, e nunca extrapole esse limite;
  • Dê preferência utilize as programações já existentes na sua panela para preparar os alimentos. Caso não tenha, busque uma opção semelhante.
  • Para refogar ou fritar alimentos, utilize a panela SEM tampa;
  • Para o preparo de alimentos delicados (ovos, frutos do mar, frutas ou legumes macios) que cozinham rápido, use a pressão média ou baixa.

close