Mochila escolar: quais os tipos? O que considerar na compra?

Escolher uma mochila escolar nem sempre é uma tarefa fácil. Você sabe o que é importante considerar na hora de escolher uma? Ou quais são os tipos de mochila disponíveis para compra?

O acessório é bem importante para carregar e transportar itens e materiais escolares. No entanto, existem alguns cuidados importantes que devem ser considerados na hora da compra.

Sendo assim, para te ajudar, separamos algumas dicas neste artigo e recomendações para você ficar de olhar antes da compra. Continue a leitura e saiba mais!

Mochila escolar: quais os tipos

Antes de mais nada, para te ajudar na compra da mochila escolar, é importante saber quais são os tipos existentes. Em resumo, é comum encontrarmos três modelos disponíveis para compra:

  • mochila de costas,
  • com rodinhas,
  • mochila transversal.

Confira a seguir um pouco mais sobre cada um deles!

Mochila escolar de costas

Mais comum, a mochila escolar de costas é a versão tradicional. Assim, é possível encontrá-la em diferentes modelos, formatos e tamanhos.

Ela traz um compartimento para carregar materiais e objetos, além de duas alças para serem colocadas nos ombros e costas.

Versátil, muitos modelos dessa mochila também trazem o ajuste nas alças e um acolchoamento para garantir um transporte mais confortável. O recomendado é que ela seja utilizada sempre com as duas alças para evitar lesões.

Mochila escolar de rodinhas

Outro modelo que pode ser encontrado para compra é a mochila escolar de rodinhas. Dessa forma, além das alças, ela também conta com um par de rodas para transporte de materiais com mais facilidade.

Para isso, ele traz uma alça retrátil na parte de cima, o que garante mais conforto e comodidade. No entanto, para o uso nas costas, é importante que as rodinhas sejam posicionadas de modo a não machucar as costas.

Por fim, há também o modelo transversal. Em resumo, ele possui uma única alça que transpassa o corpo para ser carregada.

Contudo, o modelo não é recomendado para crianças menores, especialmente por não possuir uma distribuição igual do peso nas costas.

Assim, o ideal é que a mochila transversal seja utilizada apenas para carregar um peso mais leve. Da mesma forma, é importante trocar o ombro onde a mochila é posicionada para evitar a sobrecarga em apenas um lado.


Aproveite e confira:


Mochila escolar: qual o tamanho ideal?

dicas para escolher a mochila escolar ideal

Um detalhe importante na hora de comprar uma mochila escolar é considerar o tamanho adequado para quem utilizará o acessório. Mas qual é o tamanho ideal?

Em resumo, o tamanho da mochila ideal deve, basicamente, cobrir as costas quase por completo. Ela deve permanecer abaixo do pescoço, com a parte inferior alinhada com a coluna.

Assim, você garante que haverá uma distribuição proporcional do peso, o que também colabora para evitar lesões na coluna ou dores crônicas devido ao excesso.

Além disso, é recomendado que a mochila seja utilizada sempre com as duas alças para evitar que o peso dos materiais permaneça em apenas um ponto.

como escolher a mochila escolar
Mochila escolar, como escolher? Imagem: br.depositphotos.com

Mochila escolar: o que considerar antes da compra?

Agora que você já sabe quais são os tipos de mochila escolar e qual o tamanho ideal, resta saber o que considerar na hora da compra.

Isto é, ao escolher uma mochila escolar adequada é importante para garantir o conforto, praticidade e a segurança para o transporte de material escolar.

Sendo assim, para te ajudar, separamos algumas dicas do que considerar na hora escolher a melhor mochila. Confira!

Tamanho

Primeiramente, tenha certeza de que o tamanho da mochila seja grande o suficiente para armazenar todos os itens que você precisa.

No entanto, também é importante que ela não seja tão grande a ponto de ser pesada e desconfortável de carregar. Dessa maneira, encontre um equilíbrio entre o espaço que você precisa e um tamanho adequado. 0

Alças e costas

Antes de comprar uma mochila escolar, teste e confira a qualidade das alças da mochila. Isto é, as alças devem ser largas e acolchoadas para evitar pressão nos ombros e dor nas costas.

Além disso, as costas da mochila devem ser acolchoadas e ventiladas para garantir conforto durante o uso prolongado. Assim é possível garantir todo conforto e comodidade para carregar o que você precisa, sem dores ou problemas crônicos na coluna.

Compartimentos

Mais um detalhe importante do que considerar antes de comprar uma mochila escolar são os compartimentos. Em resumo, escolha uma mochila com vários compartimentos para facilitar a organização dos itens.

Com isso, você também evita que os livros e outros itens sejam danificados ao serem colocados uns sobre os outros.

O ideal é evitar que garrafas d’água ou outros itens que possam estragar ou danificar seus materiais fiquem no mesmo bolso. Sendo assim, a quantidade de compartimentos também deve ser considerada.

Material

Outro detalhe que não deve ser ignorado na hora de encontrar a melhor mochila para suas necessidades é o material com o qual ela é feita.

Isto é, dê preferência para uma mochila produzida com materiais duráveis, como nylon ou poliéster. Além disso, esses são materiais fáceis de limpar e resistentes à água.

Assim como a qualidade, você também pode escolher uma mochila escolar com um estilo que você goste. Desse modo, é possível filtrar suas escolhas pelo modelo com estilo que mais te agrade.

Preço e custo-benefício

Por fim, mas não menos importante, lembre-se que as mochilas escolares podem variar em preço, desde modelos básicos a opções mais caras com recursos adicionais.

Escolha uma mochila que seja acessível e ofereça boa qualidade em relação ao preço. Preze sempre pela qualidade, mas tenha em mente que o custo-benefício da mochila também é importante.

Isto é, modelos mais baratos, e de baixa qualidade, possuem uma durabilidade menor. Com isso, é bem provável que você tenha de comprar outra mochila pouco tempo depois.

Por outro lado, modelos de melhor qualidade, mas com preços maiores, duram mais tempo. Assim, você não terá de comprar outra mochila por um período maior.

Conclusão

É importante sempre lembrar que uma boa mochila escolar deve ser confortável, durável e oferecer espaço suficiente para armazenar todos os itens necessários. Seguindo essas dicas, você poderá escolher a mochila perfeita para as suas necessidades e começar o ano escolar com conforto e estilo.