Tema Dentes – Dicas de Atividades Infantis e Material Utilizado

Semana passada trabalhamos o tema Família e agora lá vamos nós para mais uma semana temática aqui em casa!! ?

Se você não viu o post com o planejamento para o novo ano acesse o post Ideias para 52 semanas de atividades com crianças pequenas e veja tudo que vamos trabalhar nesse ano e acompanhe as nossas semanas conforme formos realizando as atividades. Isabela está com 3 anos e meio, no final do ano vai estar com 4 e meio!

Você também pode ir acompanhando nossas atividades e outras dicas pelo Instagram Sou Mãe.

E agora as nossas atividades infantis da semana sobre Dentes:

Minha filha Isabela teve consulta com dentista semana passada, por isso resolvi aproveitar a semana para falarmos sobre os cuidados com os dentes, além de lembrar como a dentista iria examinar os dentes dela e tal…

Essa foi a nossa estante da semana para esse tema.

atividades-infantis-dentes

  • Jacaré de EVA

Viram o meu jacaré?? Eu que fiz… ? Não levo muito jeito para trabalhos manuais, mas a Isabela adorou meu jacaré, escovou os dentes do jacaré um monte vezes (todo de EVA).

atividades-infantis-jacare-eva

  • E o dente ainda doía

Esse livro é bem legal, a Isabela gosta bastante. É sobre um jacaré que estava com uma baita dor de dente… coitado do jacaré! Para tentar ajudar o jacaré apareceram muitos animais, coelhos, sapos, ratos, tatus, toupeiras, patinhos e outros bichos, cada um dava uma dica do que o jacaré deveria fazer para acabar com aquela dor de dente. O jacaré seguiu todos os conselhos… mas, e o dente? O dente ainda doía… Como será que vai acabar essa história??

Ótimo livro de Ana Terra, autora e ilustradora, além da história ser cativante para os pequenos, ela brinca com os números, a história tem ritmo e diverte as crianças.

Esse livro foi lançado pela editora DCL e você pode comprar “E o dente ainda doía” na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-e-o-dente-ainda-doia

  • Leão Com Dor de Dente, Não Há Quem Aguente

Esse livro até tem bastante texto para a idade da minha filha, mas ela ficou prestando atenção em toda a história enquanto eu lia, realmente gostou de conhecer o leão com dor de dente.

Nesse livro o leão está com muita dor de dente, e os animais da floresta nem se importam com o leão, pois assim o leão não sairia mais da toca para fazer suas refeições e as noites seriam mais tranquilas… Mas não é isso que acontece, chega a noite e ninguém consegue dormir pois o leão está  urrando de dor de dente.

O macaco desde o começo da história, tenta fazer com que os animais ajudem o leão, mas eta povinho difícil… até que o macaquinho consegue mudar a atitude dos outros animais, quando consegue fazer eles se lembrarem das dores que já tiveram e que todos precisam de ajuda.

Será que alguém vai ajudar o leão com essa dor de dente? E o que ele deverá fazer para cuidar melhor dos dentes?

Esse livro foi lançado pela editora Boa Nova e você pode comprar “Leão Com Dor de Dente” na Saraiva clicando aqui.

livro-infantil-leao-com-dor-de-dente

  • Trolls, os fura-dentes

Esse livro foi um tremendo sucesso aqui em casa, Isabela adorou saber sobre esses trolls que destroem os dentes. Uma maneira divertida de explicar o que as cáries fazem nos dentes.

Na escola, os trolls são chamados de cáries, para não assustar as crianças. Mas essas criaturas, na verdade, são pequenos animais peludos que vivem na boca das pessoas, especialmente naquelas cheias de açúcar. O trabalho deles é escavar buracos nos dentes. Para isso, enfrentam muitos inimigos: a escova de dentes, o fio dental, o antisséptico, os dentistas…

Esse livro foi lançado pela editora Cosaf Naify e você pode comprar “Trolls, os fura-dentes” na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-troll-fura-dentes

  • Comendo e aprendendo

Se estamos falando sobre dentes, também temos que falar sobre alimentação. O livro fala sobre as refeições do dia a dia, café da manhã, almoço e janta, e sobre os alimentos, como arroz, feijão, macarrão, frutas, verduras, legumes…

Além disso ele também fala da rotina da criança, sobre lavar as mãos, escovar os dentes, fazer as tarefas, brincar, descansar, tomar banho.

Tudo é abordado com uma linguagem muito simples para as crianças e cheio de ilustrações fofas e bem coloridas! E no final tem uma página para colorir os personagens do livro.

Esse livro foi lançado pela editora Multifoco e você pode comprar “Comendo e Aprendendo” diretamente no site da editora.

livro-infantil-alimentacao

  • Festa da Rebeca (livro de receitas, para escolhermos uma receita saudável para fazer essa semana)

Festa da Rebeca é escrito pela chef mirim Rebeca Chamma, ela estreou na cozinha aos 4 anos, ajudando o pai a enrolar charutinhos de uva. O livro tem várias receitas salgadas e doces para festas temáticas, como Piquenique, Festa do pijama, Sessão de cinema, Chá de bonecas, Halloween e Festa Junina. Para cada festa, Rebeca elaborou seis receitas, simples para as crianças poderem fazer. E ainda tem receitas com ajuda de uma nutricionista para deixar tudo mais saudável (que é o nosso foco nessa semana).

Esse livro foi lançado pela editora Alaúde e você pode comprar “Festa da Rebeca” na Amazon clicando aqui.

receitas-para-criancas-festa-da-rebeca

  • Contagem de dentes

Imprimi gratuitamente do site bitsycreations essa folha com várias boquinhas com dentes. A criança tem que contar os dentes e relacionar com as escovas de dentes que possuem números.

jogo-contagem-dentes

  • Pintar o dente com pasta de dente

Desenhei um dente em uma folha e deixe ela pintar/escovar o dente com pasta de dente. Simples, mas ela ficou tempão escovando, pra cima e baixo, de um lado para o outro…

atividades-infantis

  • Separação de alimentos

Colagem e separação dos alimentos que deixam os dentes alegres ou tristes. Ótima atividade para conversar sobre doces e alimentos saudáveis. Imprimi do site prekfun.

atividades-infantis-separacao-de-alimentos

  • Jogo sobre refeições

Esse jogo que imprimi gratuitamente do site sugarspiceandglitter ensina as crianças sobre cada um dos grupos de alimentos e como comer uma dieta equilibrada o seu dia. É uma ótima maneira de envolver as crianças em uma conversa sobre alimentação.

atividades-infantis-jogo-alimentação

  • Aprendendo a passar fio dental

Para ensinar a passar fio dental eu utilizei blocos de encaixe, massinha de modelar e limpador de cachimbo (usei os blocos como se fossem dentes, coloquei massinha nos espaços e o limpador de cachimbo era o fio dental).

atividades-infantis-dentes

Isabela adorou as atividades da semana. E sua visita ao dentista foi um sucesso!!!