Amamentação – Tenho mamilos planos ou invertidos. O que fazer?

Vou ser sincera. Nunca pensava muito na importante função que meus seios desempenhariam quando tivesse meus filhos antes de estar exatamente grávida deles. Talvez por isso não sabia que o meu bico do seio plano “E” auréola grande (isso mesmo que você leu, e para tornar a jornada ainda mais difícil, também já havia feito uma redução de mama!) seria um obstáculo para a amamentação.

Obstáculo esse que, assim como vários outros durante a gravidez e a maternidade, nós mães conseguimos vencer sem pensar que eles foram obstáculos. É tão natural que parece ser um fato simples. Mas afinal de contas, como saber se você tem mamilos planos e/ou invertidos e o que fazer para que isso não atrapalhe a amamentação?

Bico do seio e a amamentação

O bico do seio normal é destacado do restante da auréola quando estimulado ou naturalmente e 90% das mulheres possuem o bico do seio assim, o que favorece muito a amamentação.

Já o bico do seio plano é aquele que acompanha a curva do seio, não se destaca para fora nem para dentro. E ainda tem o bico do seio semi-invertido ou invertido, que é destacado para dentro do seio, como se fosse um bico do seio normal, mas empurrado para dentro da mama. Esses dois tipos de bico podem dificultar a amamentação, mas não a inviabiliza, pois é possível estimular o bico.

Outro aspecto que deve ser observado é o tamanho da auréola, que quanto maior, mais difícil será para que o bebê abocanhe toda a auréola e cause fissuras nos seios.

Como já comentei antes, isso nunca me chamou atenção porque a aparência não é estranha, as vezes o próprio sutiãn podia contribuir para que o bico ficasse plano. E é isso que pode confundir algumas mulheres ao se olharem no espelho.

Imagem: breastfeedindmamas
Imagem: breastfeedindmamas

Como estimular o bico do seio invertido ou plano

Em suas consultas de pré-natal você poderá perguntar ao médico como você deverá preparar a sua mama para a amamentação (nas primeiras semanas de gestação o seio costuma ficar dolorido e a última coisa que você vai querer é que o médico faça qualquer exame de toque, não é mesmo? Nem abraçar as pessoas conseguimos direito! Mas é preciso, viu!), e ele analisará qual seu tipo de bico e também passará algumas orientações para que não ocorram fissuras ou rachaduras no bico do seio. Veja algumas delas:

  • Uso de conchas durante a gestação: A concha tem um buraco aonde o bico do seio fica para dentro e pinga o leite para não molhar a roupa e mantê-lo seco depois que o bebê já mamou. Mas usá-lo durante a gestação vai fazer com que o bico fique destacado.
  • Girar o bico do seio com leves apertadas durante a gestação e antes da amamentação também é uma forma de firmá-lo.
  • Se a auréola for muito grande, é preciso fazer a pega corretamente para que a boca pegue toda a auréola e o bico do seio encoste no céu da boca do bebê para estimular a produção de leite.
  • Tomar sol no bico do seio é uma maneira de torná-lo mais resistente. Mesmo que não seja uma solução direta para o bico do seio plano ou invertido, é uma maneira de previnir fissuras por causa deles.

Essas informações também são faladas em cursos de gestante e cursos para amamentação, mas nada melhor do que trocar vivências como a minha e a de outras mães ou grávidas desse momento. Além daquele famoso “eu sei o que você está sentindo”, o apoio de outras grávidas e mães pode te trazer grandes amizades e oportunidades, que nessa fase é tão importante. Com quem você divide suas preocupações? Conte pra gente!

 

close