11 Brincadeiras ao ar livre – diversão garantida!

Veja aqui os benefícios das brincadeiras ao ar livre para as crianças e também 11 super ideias de brincadeiras!

” … é indesculpável viver num mundo tão cheio de maravilhas da vida das plantas e dos animais e não atentar para nenhuma delas.”. (Charlotte Mason), como podemos criar nossos filhos em um mundo tão vasto de detalhes e de beleza e ainda assim não atentarmos para isso diariamente com nossos filhos, certamente será uma grande perda pois a criança precisa se conectar com a natureza, para fazer suas próprias descobertas, seus próprios julgamentos e assim poderem tomar suas próprias conclusões do mundo que os rodeia.

Para isso a criança precisa ter acesso a vida ao ar livre, ela precisa correr na grama, subir em árvores, observar os insetos, ouvir o canto dos pássaros, sentir o calor do sol, a brisa do vento, tocar as flores, essas muitas conexões são extremamente benéficas tanto fisicamente quanto emocionalmente para a criança. Elas precisam de tempo sem horário marcado com a natureza, para que corram e vivam intensamente esse momento.

Esse tempo ao ar livre, também pode ser direcionado através de brincadeiras para interação com as outras crianças. As atividades ao ar livre, estimulam o cérebro, pois quanto mais a criança se movimenta e aciona seus músculos das pernas e braços, mais o cérebro é ativado e quanto mais estimulado ele é, mais ele desenvolve habilidades como organização espacial e equilíbrio qua são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Outro ganho com as brincadeiras ao ar livre, é o sistema imunológico que é fortalecido pelo contato com as bactérias do ambiente e os machucados ocasionais, além dos benefícios de tomar sol e de realizar exercícios físicos através das brincadeiras de movimento.

Além de que as brincadeiras ao ar livre proporcionam para as crianças trocas de experiências entre si, pois crianças amam interagir com outras crianças e há com certeza um ganho de aprendizado nessa interação.

Vejamos algumas idéias de brincadeiras para fazer ao ar livre:

1.Pega-pega

Brincadeiras ao ar livre
https://www.rosaazulkids.com.br/blog/

Vamos começar com uma das brincadeiras mais tradicionais e populares entre as crianças brasileiras, o Pega-Pega que consiste em um integrante do grupo ser escolhido para “pegar” os demais. Existem variações dessa brincadeira, mas em todas a diversão e o gasto de energia é garantido.

2. Esconde-Esconde

Brincadeiras ao ar livre
https://www.rosaazulkids.com.br/blog/

Mais uma brincadeira tradicionalíssima, é o Esconde-Esconde, aonde em um grupo de amigos um é escolhido para ser o que “conta”, a contagem é feita com os olhos fechados até 50 enquanto os demais irão se esconder, após a contagem deve-se procurar todos os integrantes da brincadeira que estarão escondidos. Perde quem for pego antes de conseguir voltar ao ponto inicial da brincadeira.

3. Cabra-cega

Brincadeiras ao ar livre
https://www.guiadasemana.com.br/filhos/galeria/

Neste jogo, um dos participantes deve ficar vendado, enquanto os outros correm e fazem movimentos ao seu redor. O objetivo é que ele toque em algum dos outros jogadores. Quem for tocado primeiro se torna a próxima cabra-cega.

4. Cabo de guerra

Brincadeiras ao ar livre
https://br.guiainfantil.com/

Uma brincadeira competitiva e que exige força e perseverança, divida o grupo em dois times iguais, depois peça que os times segurem as pontas das corda. Faça um marcador no chão, que seria o meio da corda (pode se amarrar uma fita na corda para representar o meio dela), marque o tempo e quem não soltar ou puxá-la mais para si ( o marcador irá ajudar nessa hora, para saber quem puxou mais a corda para si), nesse meio tempo ganha o jogo.

5. Caça ao tesouro

Brincadeiras ao ar livre
https://www.ehow.com.br/

A caça ao tesouro é uma brincadeira muito divertida, aonde crianças de várias idades e até mesmo os adultos podem participar junto. Além de trabalhar o raciocínio lógico, memória e conhecimentos gerais. Portanto prepare um prêmio legal que motive a galera, faça um mapa de tesouro e boa caçada!!!

6. Siga o mestre

https://modobrincar.rihappy.com.br/

Essa brincadeira além de divertida, promove o aprendizado e o raciocínio rápido das crianças. Primeiro é feita a escolha do mestre, que será quem dará as ordens para os outros integrantes da brincadeira, começanco com a frase ” o mestre mandou…” e a partir daí todos devem fazer o que o mestre mandou (pular em um pé só, subir em uma pedra, correr, pular, fazer uma careta, colocar as mãos no chão, etc.) quem não fizer o que o mestre mandou sai da brincadeira.

7. Amarelinha

https://cangurunews.com.br/

A brincadeira da amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular. Para brincar, desenhe as casas da amarelinha na areia, ou com um giz em uma superfície de cimento ou no asfalto. Depois é só encontrar uma pedrinha e começar a pular com a criançada até chegar ao céu.


Aproveite e confira:


9. Bolhas de Sabão

https://bebe.abril.com.br/

Principalmente os pequenos se encantam muito com as bolhas de sabão. Então quando forem brincar ao ar livre, leve consigo as bolhas de sabão para brincarem juntos, de fazer, de estourar, de se molhar…eles amam!

10. Bexiga d’água

https://www.rosaazulkids.com.br

Se o dia estiver quente, essa é uma brincadeira para ser feita ao ar livre que rende muita diversão, basta encher os balões de festinha de aniversário com água, colocar tudo em um balde e distribuir para a criançada. Cuidado para não encher demais os balões para eles não estourarem antes da hora.

11. Jogos de bola

https://www.guiadebemestar.com.br/

A bola é um brinquedos muito versátil, de várias cores e tamanhos, é um ótimo recurso para as brincadeiras ao ar livre. Estimula o desenvolvimento motor, a lateralidade, a interação entre crianças, o gasto energético e muita diversão. Desde os bebês até os adultos aproveitam os benefícios de se jogar bola, seja de futebol, de basquete, de vôlei, etc. Pode se organizar uma rodinha e jogar a bola entre os amigos, ou chutando ou com as mãos, ou dividir as crianças em times e rolar uma partida na grama mesmo.

As brincadeiras ao ar livre são ótimas para tirar a criançada de dentro de casa ou da frente dos aparelhos eletrônicos e das redes sociais que estão cada vez mais em alta entre as crianças. Atividades simples como correr, pular, dançar, subir em árvore e se sentir livre faz parte da infância e tudo isso deve ser incentivado e promovido pelos pais. Além do que também é uma oportunidade de criar memórias afetivas e estreitando vínculos com os seus filhos, pois as crianças se conectam pelo brincar.