Como fazer areia colorida? Separei duas receitas para você!

Receitas fáceis para você fazer a alegria das crianças com areia colorida!

Brincar com areia, é uma brincadeira que estimula os sentidos da criança, a imaginação, a criatividade, a coordenação motora, além de ser muito divertido é claro! E quando é areia colorida então?! Isso se chama DIVERSÃO!

Vamos aprender a fazer areia colorida para alegrar o dia da criançada?!

Receita 1

Ingredientes:

  • Areia clara;
  • Corante alimentício;
  • Peneira;
  • Sacos com fecho.

Modo de Preparo:

A areia pode ser adquirida em lojas de materiais de construção, ou caso você tenha acesso a areia, só precisa estar atenta para que a areia seja bem clara, pois quanto mais clara for a areia, melhor irá aparecer as cores nela.

Agora com o auxílio de uma peneira (pra retirar sujeiras e resíduos que possam estar presentes na areia), adicione um pouco de areia em sacos separados com fecho, você precisa deixar um espaço dentro do saco para que se possa agitar a areia lá dentro.

Molhe um pouco a areia com água, pois isso irá facilitar na hora de adicionar o corante.

Adicione algumas gotas de corante alimentício das cores já escolhidas dentro dos sacos, em torno de três a quatro gotas já serão o suficiente. O corante também pode ser substituído por aquarela líquida se preferir.

Agora feche os sacos de forma que estejam bem vedados e agite a mistura lá dentro até que a cor fique uniforme.

Detalhe, se a cor estiver muito clara, você pode adicionar mais gotas de corante, no entanto a cor da areia depois de seca tende a sempre ficar mais clara.

Agora ponha a mistura do saco em uma assadeira (uma assadeira para cada cor de areia),espalhe bem de forma a ficar com uma camada bem fina.

Deixe a areia secar de um dia para o outro, caso não queira esperar um período tão longo, você tem a opção de aquecer a areia no forno a 95ºC de cinco a dez minutos.

Após retire do forno e deixe secar ao vento por mais algumas horas. Não deixe a areia secar totalmente no forno, pois a cor pode desbotar. E não “asse” a areia colorida tingida com aquarela líquida.

OBs: Também dá para tingir a areia da praia com essa receita.

OBs2: Não deixe a areia molhar, pois como ela foi tingida ela pode soltar corante caso fique molhada e acabar “tingindo” suas mãos ou outros materiais.

como fazer areia colorida
Imagem: Delta – Artigos escolares

Receita 2

Ingredientes:

  • Areia clara;
  • Tinta em pó ou Giz Colorido;
  • Peneira;
  • Sacos com fecho.

Aproveite e confira:


Modo de Preparo:

Lembrando que a areia pode ser adquirida em lojas de materiais de construção, ou caso você já tenha acesso a areia ótimo, só precisa estar atenta para que a areia seja bem clara, pois quanto mais clara for a areia melhor irá aparecer as cores nela.

Coloque cinco colheres de sopa (120g) de areia em um saco plástico com fecho (se quiser mais de uma cor de areia, repita esse processo em outros sacos), lembrando de usar a peneira para colocar a areia no saco de forma a retirar todo e qualquer resíduo ou sujeira que ela contenha.

Com o auxílio de um borrifador, coloque um pouco de água na areia, para umedecer ela e assim ajudar com que a tinta em pó se prenda melhor a areia.

Agora adicione uma colher de sopa de tinta em pó na areia, a tinta em pó nada mais é que a tinta desidratada.

Se você preferir usar giz, rale primeiro o giz usando um estilete, ou um ralador de queijo (escolha giz pastel não oleoso ou giz para quadro negros).

Feche os sacos e agite-os bem para distribuir o pó de maneira uniforme. Após misturar bem, espalhe a areia colorida sobre uma assadeira ou bandeja para secar, sempre uma cor por bandeja separadamente.

Deixe descansar por algumas horas ao vento para areia secar. Antes de usar a areia certifique-se que ela esteja bem seca, pois caso ainda esteja molhada ela irá soltar a tinta em pó em suas mãos.

OBs: Esta receita não é segura para usar na praia, pois a tinta e o giz possuem ingredientes em sua composição que podem prejudicar a vida marinha. Não deixe a areia ficar molhada, ou a cor pode sair nas suas mãos.

(Receitas: Wikihow)

DICAS:

  • A areia colorida feita com corante alimentício desbota mais rápido. A cor dura mais usando tinta em pó ou giz;
  • Misture glitter extrafino na areia colorida para conferir mais brilho;
  • Aproveite as misturas de cores para criar várias tonalidades de areia colorida;
  • Não abuse do corante, vá adicionando aos poucos até obter a cor desejada;
  • Após seca a areia colorida tingida por corante alimentício pode ficar mais clara quando secar;
  • É importante para a conservação da areia colorida, armazenar ela em sacos de fecho ou potes bem vedados;
  • Lembre-se de sempre peneirar a areia (principalmente a areia da praia) para retirar resíduos e impurezas.