Saiba como funciona a calculadora gestacional

Foto: Vila Mulher
Foto: Vila Mulher

Ser mãe é um momento mágico na vida de uma mulher, então, saber quantas semanas de gravidez está e acompanhar o desenvolvimento do seu bebê de perto é o que todas querem. Para isso, é possível utilizar a calculadora gestacional.

O que é a calculadora gestacional?

Ela é uma ferramenta que proporciona a futura mamãe a acompanhar a sua gravidez até o nascimento do bebê, o que a deixa a gestante mais tranquila. Dessa forma, ela saberá quantas semanas ela está e qual a idade do seu bebê. Ela ainda consegue saber a data próxima do seu parto. A calculadora permite que a futura mamãe acompanhe mais de perto todo o desenvolvimento do seu bebê.

A calculadora gestacional é um aplicativo / site criado com objetivo de ajudar mulheres que querem acompanhar a evolução do seu bebê. Para conseguir usá-la, a gestante precisa saber o dia da última menstruação e conseguirá saber exatamente quantas semanas e meses tem o seu bebê, além de outras informações importantes. Mas é necessário dizer que mesmo a calculadora trazendo ótimos resultados referente à idade gestacional, existem casos em que o médico informa uma data diferente baseado no ultrassom e na altura uterina. Lembrando que é necessário fazer o pré-natal corretamente, mesmo que utilizando a calculadora gestacional.

Não sabe a data da última menstruação?

Quando isso acontece não é possível utilizar a calculadora. Neste caso, para saber de forma mais segura quantas semanas ela tem de gestação e a data provável para o parto, é preciso recorrer a ultrassonografia ou a altura uterina, é dessa forma que o médico consegue calcular os meses e as semanas de gestação. Para que isso ocorra, é considerada a quantidade de Beta HCG no sangue após 12ª semana e ultrassonografia.

A calculadora gestacional em meses e semanas

É possível utilizar a calculadora de semanas ou meses. Existem diversos aplicativos que disponibilizam opções diferentes e a futura mamãe pode escolher a que melhor se encaixar com os seus objetivos. Na maioria das vezes, o médico passa a quantidade de semanas da gravidez, então, pode ser mais fácil acompanhar através da calculadora em semanas.

Porém, muitas mulheres preferem a contagem em meses, pois acham mais fácil acompanhar o desenvolvimento do bebê. Ou seja, mesmo que o médico informe o tempo de gravidez em semanas é possível calcular os meses através da calculadora gestacional em meses.

Calendário Gestacional

1º Trimestre 1 mês até as 4 semanas e meia de gestação
1º Trimestre 2 meses 4 semanas e meia a 9 semanas
1º Trimestre 3 meses 10 a 13 semanas e meia de gestação
2º Trimestre 4 meses 13 semanas e meia de gestação a 18 semanas
2º Trimestre 5 meses 19 a 22 semanas e meia de gestação
2º Trimestre 6 meses 23 a 27 semanas de gestação
3º Trimestre 7 meses 28 a 31 semanas e meia de gestação
3º Trimestre 8 meses 32 a 36 semanas de gestação
3º Trimestre 9 meses 37 a 42 semanas de gestação

Aplicativos de calculadora gestacional

A calculadora gestacional é um aplicativo, então, as gestantes podem baixar e saber informações importantes sobre o seu filho. É possível, em alguns casos, que a futura mamãe consiga ver um feto em 3D que esteja com a mesma idade gestacional do seu bebê. Essa é uma forma de saber em detalhes todo o desenvolvimento do seu filho. A gestante fica mais tranquila em saber cada detalhe importante sobre o seu bebê, mesmo que a imagem em 3D não seja do seu filho.

Outra função interessante que alguns aplicativos oferecem, e as mulheres geralmente gostam bastante, é a notificação que informa quando os membros do corpo do bebê estão se formando. Essa é uma forma das futuras mamães acompanharem ainda melhor e com mais detalhes a sua gestação e o desenvolvimento do feto.

Imagem: Pixabay

A calculadora gestacional através do dpp

A calculadora gestacional através do ddp (data provável do parto) pode ser uma das formas mais simples e fáceis de saber quantas semanas tem de gestação. Ela mostrará quantas semanas faltam para o dia do parto e em qual semana de gravidez a futura mamãe se encontra. Essa é mais uma das formas de saber melhor sobre o que está acontecendo com o bebê em todas as fases da gravidez.

Descubra a data provável do seu parto clicando no link a baixo:

A calculadora gestacional da Fetalmed

Ela é ótima para as gestantes que querem saber a idade gestacional do seu bebê. Ela é muito simples de se mexer e nem precisa baixar o aplicativo, basta a gestante acessar o site da Fetalmend e seguir todas as instruções.

Assim que realizar o acesso na página da Fetalmend é possível perceber que existem três formas de descobrir a idade gestacional. Ela mostra a data provável do parto, a data da última menstruação e ainda pode descobrir a idade gestacional pela data de algum exame anterior.

A calculadora gestacional da Baby Center

Esse é um site bem completo que tem o objetivo de ajudar a gestante a descobrirem diversas informações sobre o seu filho. No site da Baby Center, existe a calculadora gestacional perfeita para descobrir exatamente a quantidade de semanas que ela tem de gravidez. Mais uma vez, a gestante não precisará baixar um aplicativo para ter acesso a todas as informações. Na aba gravidez, no site Baby Center, existe uma calculadora já prontinha para facilitar e muito a vida da gestante. Nesse caso, basta incluir a data da última menstruação e descobrirá o tempo de gravidez.

O tempo de gestação através do ultrassom

O ultrassom é um exame simples e todas as mulheres fazem mais de uma vez quando descobrem que estão grávidas. Ele permite um acompanhamento do bebê e, através dele, se descobre a idade gestacional. Isso é possível através de uma análise bem detalhada sobre o desenvolvimento do bebê. O ultrassom não é uma calculadora gestacional, mas pode ser uma opção para ter a certeza do tempo da gestação. Para realizar o ultrassom basta que o médico faça um pedido ou realize dentro do próprio consultório, quando possuem o aparelho.