Importante! Dicas para os primeiros três meses do bebê!

Os primeiros três meses do bebê e da mamãe são meses muito intensos, cheios de desafios, de mudanças, de adaptações…

E para ajudar a passar de uma forma mais tranquila por essa fase, vai algumas dicas que facilitam e ajudam o maternar com mais leveza.

Dicas para os primeiros três meses do bebê

Tenha comidas congeladas

Dicas para os primeiros três meses do bebê
Comida caseira congelada ajuda muito! Imagem: Liv Up

Uma das praticidades que a vida moderna nos permite e que a nossa geração precisa usufruir dos seus benefícios, é a comida congelada, e não estou me referindo aos itens prontos de comida industrializada que compramos no supermercado, mas as comidinhas que preparamos em casa e podemos congelar porções extras para os momentos de caos, para as horas difíceis e os dias corridos.

É realmente reconfortante para uma mãe em um dia exausto, saber que tem alguma comidinha pronta congelada e que não precisará lidar com as horas na cozinha de preparo e limpeza. Então na medida que puder, faça sempre porções à mais de comida na hora que estiver cozinhando, para sempre poder congelar um pouco para essas horas.

Não deixe de pedir ajuda

Dicas para os primeiros três meses do bebê
Tenha uma rede de apoio. Imagem: Portal Lunetas

Não é vergonha nenhuma pedir ajuda, ou admitir que sozinha você não dá conta. É isso mesmo, todas nós precisamos de ajuda, seja para ajudar com a limpeza da casa, com a comida, com os irmãos mais velhos, com nossa saúde mental, e por aí vai, o importante é você fazer uso da sua rede de apoio, ela irá lhe ajudar nos dias difíceis e nos dias bons também, não estamos sozinhas e não precisamos bancar a mulher maravilha, ok?!


Aproveite e confira:


Crie um ambiente para a hora do sono

Dicas para os primeiros três meses do bebê
Sono do bebê. Imagem: Casa Curumim

Uma casa agitada, que não para nunca, que não tem rotina, deixa o bebê consequentemente em estado de alerta e o reflexo disso é chorar, ficar inquieto, tirar cochilos rápidos, etc. Portanto principalmente na hora do sono da noite, é importante criar um ambiente na casa que dê ao bebê a noção clara de que a hora de dormir está chegando, que é noite e a casa vai ficando mais silenciosa, mais calma, mais escurinha, ou seja, vá desligado a TV, eletrônicos, cessam as conversas altas, diminui-se a luz na casa e no quarto do bebê, isso irá acalmando ele para a hora do soninho.

Rotina

Dicas para os primeiros três meses do bebê
Tenha rotina com seu bebê. Imagem: Cutim

A rotina salva mães, salva vidas, salva casamentos depois dos filhos. Ter rotina é benéfico para o ser humano, é benéfico principalmente para as crianças pois criar nelas uma sensação de previsibilidade e consequentemente uma sensação de segurança, que faz muito bem para a criança.

Portanto apesar de serem novinhos, vá aos poucos estabelecendo uma rotina, com o bebê, controlando as horas das sonecas, das mamadas, do banho, do sono da noite, etc.

Tenha um bouncer (ou use o bebê conforto como um):

Dicas para os primeiros três meses do bebê
Cadeiras de descanso são um ótimo investimento. Imagem: ReviewBox

Bouncer são aquelas cadeirinhas confortáveis que parecem uma poltroninha e que tocam música, tremem, embalam, mas na verdade nenhuma dessas opções são obrigatórias, o importante é ter a cadeirinha em si pois ela é segura, confortável e funcional, você pode carregar ela pela casa toda junto com você, por exemplo: você precisa estender uma roupa na lavanderia, você carrega o bebê no bouncer para que ele fique pertinho enquanto você estende a roupa, assim você consegue fazer suas tarefas e o bebê segue observando e tendo a mãe bem pertinho interagindo com ele.

Cólicas

Dicas para os primeiros três meses do bebê
Bebês e cólicas. Imagem: Sempre Materna

Grande parte dos bebês tem cólicas nos primeiros três meses de vida, elas geralmente surgem após os 15 dias de vida, e diminuem a partir do terceiro mês de vida. A principal causa das cólicas é o próprio amadurecimento do seu sistema digestivo, que não ainda não funciona plenamente. Quando a mãe faz aleitamento materno, a alimentação da mãe também pode influenciar o surgimento das cólicas. O ideal é que se evite nesses primeiros meses alimentos como café, chocolates, refrigerantes, etc.

Para atenuar o desconforto mantenha o abdômen do bebê quentinho e coloque-o de barriga para baixo ou junto ao peito.Você pode utilizar bolsa de sementes para cólicas ou bolsa de água quente para aliviar as dores abdominais.

E principalmente tenha paciência, esse período vai passar, dê muito colo, muito amor e muito carinho.

Sono

Durma quando o bebê dormir. Imagem: Juliana Goes

Em relação a mãe: durma sempre que possível! A privação do sono nos afeta e muito, rouba nossa qualidade de vida, nossa paz, nossa alegria, nos deixa mais irritadas, mais cansadas, afeta inclusive a amamentação.

Agora falando do bebê, a resposta é: durma também! O sono do bebê precisa de um tempo para amadurecer e é normal que ele acorde após uma ou duas horas no começo. Mais uma vez tenha paciência, que logo as coisas se ajustam, aos poucos vá acostumando o bebê a dormir no seu quartinho, no seu berço, nos primeiros dias pode parecer desafiador mas persevere que isso será bom para você e para seu bebê.

Lembrando que o bebê deve dormir SEM travesseiro, e com o colchão levemente levantando, para evitar que o bebê se engasgue com o refluxo. O bebê deve dormir de barriga para cima, que diminui os riscos de morte súbita.

Nos primeiros meses o bebê pode dormir no seu quarto, mas NUNCA na cama dos pais. Não durma com o bebê na cama, nem amamente ele deitada.