Receitas

Como montar uma tábua de frios

Momentos a dois, confraternização entre amigos, reunião com a família, para assistir um jogo de futebol ou ter um encontro romântico a tábua de frios é um coringa e também uma aliada para a boa mesa e a praticidade. Além de ter uma ótima apresentação, ela é versátil, prática e saborosíssima. Veja como montar uma linda e deliciosa tábua de frios:

Alguns tipos de tábuas de frios:

Tábuas de frios. Imagem: pt.depositphotos.com

Tábua tradicional:

Aqui vale de tudo um pouco! Queijos, frutas, conservas, patês, pães, torradinhas, frios e molhos (que podem ser desde o adocicado até o picante); a tábua tradicional é a mais democrática e você pode incluir aqui e ali um pouco de tudo que você ou seus convidados gostariam de saborear.

Tábua de queijo e frutas:

Uma tábua mais limitada, mas que proporciona uma experiência única pelo contraste de sabores e texturas.

Tábua vegetariana:

Se seus convidados não são fãs de incluir carnes ou laticínios, a tábua vegetariana é a ideal. Mas, não pense nisso como um fator limitante, pelo contrário, é uma oportunidade de ser criativo(a)! Em uma tábua vegetariana você pode incluir: frutas, antepastos, conservas, castanhas além de alguns ingredientes cremosos como o azeite de oliva, humos e geleias. Ah! E você pode surpreender a todos preparando seu próprio Patê de Feijão Branco com Alecrim para combinar com pães e torradinhas.

Tábua de pães e carnes:

Este é um clássico da charcutaria, a tábua de pães e carnes é majoritariamente salgada, incluindo elementos como queijos, salames, carnes curadas, calabresas, bacon, entre outros; porém, você pode quebrar essa predominância do sal com castanhas, oleaginosas ou se preferir pode incluir mel entre os molhos.

Como montar uma tábua de frios:

Ela tem a praticidade de ser servida em qualquer lugar que fique acessível aos convidados, tanto em uma mesa de jantar, quanto em uma mesa de apoio no meio da sala por exemplo, o ideal é que ela fique ao acesso dos convidados, para ficar evitando idas e vindas até a mesa para se servir. Claro que isso não dispensa uma decoraçãozinha no local aonde ela será servida, como um arranjo de flores, guardanapos decorativos, velas, etc.

Caso opte em servi-la na mesa de jantar, inclua na decoração pratos e talheres para quem quiser se servir individualmente.

Ingredientes da Tábua

Queijos

Os queridinhos das tábuas de frios, parte deles devem ser cortados em fatias e dispostos na tábua e parte deixar inteiro para ser cortado pelos convidados, para isso disponha facas de queijo na mesa. Se o queijo é o item principal da tábua, escolha um com sabor intenso como o Roquefort, caso queira dar atenção para outros itens, escolha um queijo mais suave.

Algumas opções de queijos: Parmessão, brie, camembert, roquefort, goudá, gruyére e gorgozola.

Embutidos

A escolha dos embutidos deve ser equilibrada com a dos queijos, ou seja, se você escolher um embutido mais salgado, opte por um queijo mais suave e assim vice-versa. Intercale as fatias de embutidos, ficará melhor apresentável na tábua. Algumas opções: calabresa, mortadela, salame, peito de peru, rosbife, copa, lombo, presunto, parma.

Patês

Para serem acompanhados junto com os pães, algumas boas opções como patê de atum, patê de tomates secos, patê de azeitonas, patê de ricota e nozes, etc.  Coloque os patês em ramequins com espátulas de servir.

Pães

Os pães servem como base para os demais ingredientes da tábua de frios, e também para “limpar” e equilibrar o paladar durante a degustação. Portanto não economize nas opções, coloque os cortados em pequenas fatias diretamente na tábua para facilitar a montagem. Algumas opções: pão sírio, pão italiano, broas, baguetes, focaccias, torradinhas, grissini, broas, bolachinhas água e sal, etc.

Oleaginosas e frutas secas

As oleaginosas e as frutas secas, podem ser dispostas de forma “desordenada” na tábua mas precisa ficar bonito. Algumas opções: amêndoa, castanha de caju, pistache, avelã, castanha da índia, nozes, pêssego, damasco, ameixa, uva passa, macadâmia, etc;

Geleias ou Mel

As geleias são acompanhamentos dos pães e também dos queijos, pois seu sabor adocicado neutraliza o sal e a pungência. Algumas opções de geleias: framboesa, morango, goiaba, uva, figo, pêssego. Coloque-as dentro de pequenos bowls ou ramequins, com espátulas para sevir.

Você pode utilizar mel ou melaço de cana, também.

Frutas

As frutas escolhidas para as tábuas costumam ter um sabor adocicado e um pouco de acidez para contrapor o paladar especialmente para carnes e queijos. Corte-as em pedaços pequenos e espete palitinhos nas frutas para facilitar na hora de servir. Algumas opções: uva, morango, figo, pera, goiaba, maçã, melão, etc.

Legumes cortados em tiras

Cenoura, pepino, aspargos.

Os legumes devem ser servidos dentro de bowls ou ramequins acompanhados de molhos densos como: ceaser, mostarde e mel, parmesão.

Conservas

Azeitonas, ovo de codorna, picles, cebolinha, aspargo, palmito.

Estes ingredientes precisam ser colocados na tábua dentro de bowls ou ramequins. Disponibilize mini garfos para os convidados se servirem.


Aproveite e confira:


Complementos

Aqui encontramos as mais variadas opções de itens que podem complementar sua tábua, é onde você dá vida a sua ideia para tábua de frios!

A dica é sempre pensar em itens de base e cremosos, por exemplo, se você possui um queijo parmesão, nada melhor que degustar com uma geleia artesanal de sabor mais acentuado.

Entre os complementos para tábua de frios você pode incluir:


Disposição dos ingredientes

Na hora de agrupar os itens de sua tábua, realize associações por similaridade. Queijos com frios, doces com frutas, molhos com cremes e assim por diante.

Para tornar mais interessante a decoração você pode intercalar com outros elementos como velas, cachepôs, arranjos e outros detalhes que escolheu para compor sua mesa.


Acompanhamentos

Não se esqueça que a tábua de frios não precisa ser o único atrativo de sua degustação! Além dos itens que irão incluir sua tábua, há acompanhamentos que podem ser servidos juntos ou após a tábua.

Nossa sugestão é dar preferência por lanchinhos leves, principalmente se você planeja servir um prato principal em algum momento do dia. Veja sugestões infalíveis que selecionamos para você:

Além dessas opções você encontra uma lista completa de entradinhas leves em nossa Foodlist de Petiscos para o Verão , ou se está planejando uma festa de Natal você pode conferir nosso artigo com mais de 20 ideias de petiscos de Natal .


Harmonizando sua mesa

Por fim, mas não menos importante, as bebidas! Se você for servir vinhos junto da tábua de frios a regra básica para uma boa harmonização é a escolha por similaridade, ou seja, um prato gorduroso pede um vinho mais intenso, já leves, um sabor suave.

Algumas combinações interessantes são os vinhos tintos como o Pinot Noir ou Dolcetto para acompanhar uma tábua mais salgada e gordurosa. Já uma mesa com sabores mais suaves, como uma tábua de frutas e queijos, a dica é apostar em um vinho rosé!

Agora é hora de mandar os convites para família e amigos e dar um pulinho ao supermercado para comprar os itens necessários! Você já está pronto(a) para oferecer um evento delicioso para todos. Aproveite e confira outras dicas em nosso blog e não deixe de conferir as opções disponíveis em Receitas Nestlé para ter um cardápio completo!

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de quatro (2 meninas e 2 meninos) e Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI.

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás