Aromaterapia – Benefícios, como utilizar e tipos de óleos essenciais

Você sabia que além de proporcionar uma sensação agradável através dos aromas, eles também podem beneficiar a saúde quando aplicados na aromaterapia. 

aromaterapia
Aromaterapia. Imagm: pt.depositphotos.com

O que é a Aromaterapia?

Aromaterapia é uma pseudociência baseada na utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Esta prática pode ser realizada como terapia complementar ou, de forma controversa, como medicina alternativa.

Wikipédia

O que são os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são compostos naturais, voláteis, extraídos de flores, frutas, folhas e raízes das plantas aromáticas.

No corpo, por apresentarem funções terapêuticas, farmacológicas e cosméticas, os óleos essenciais têm como principais benefícios:

Benefícios da aromaterapia:

  • Alivia sintomas de ansiedade, depressão, asma ou resfriado;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o humor;
  • Ajuda na saúde do sono;
  • Contribui para manter a pressão sanguínea sob controle;
  • Melhora o foco e a concentração;
  • Estimular as defesas naturais do corpo;

Como usar óleos essenciais?

Aromaterapia. Imagem da loja www.animusbemestar.com.br

Os óleos essenciais podem ser utilizados de diversas formas. Contudo as formas mais comuns são:

  • inalação, onde as moléculas aromáticas são imediatamente enviadas ao cérebro, fazendo suas trocas mágicas e trazendo o bem estar a todos os corpos.
  • massagem, tratamento clássico, que possibilita o efeito terapêutico através da inalação dos aromas e também pela absorção cutânea.
  • difusores de ambiente, onde as moléculas dos óleos essenciais são propagadas no ar através do calor do aparelho, criando um espaço de calma, relaxamento ou aquietação da mente.
  • banhos terapêuticos,
  • pomadas,
  • velas

Existem muitas formas de utilizarmos os óleos essências no nosso dia a dia e que trarão inúmeros benefícios para toda a família.

Vou deixar aqui uma lista com alguns óleos essenciais e seus benefícios.

Os óleos que escolhi para essa da lista você pode encontrar no site www.animusbemestar.com.br, além dos óleos a loja também trabalha com diversos difusores, essências, água perfumada e mais! Recomendo que você entre no site para ver todas as opções.

Óleos Essenciais. Imagem da loja animusbemestar

1. óleo essencial de Gerânio

O gerânio atenua os efeitos desagradáveis da Tensão Pré-Menstrual (TPM), trazendo estabilidade emocional, e da menopausa, combatendo as ondas de calor e os estados depressivos típicos desta fase da vida.

2. óleo essencial de Bergamot Italy

É antidepressivo e sedativo, auxiliando em casos de depressão e ansiedade. Restaura o equilíbrio mental e combate a insônia. Possui um delicioso aroma cítrico, é antisséptico e desodorante, muito utilizado em perfumes.

3. óleo essencial de Alecrim

É conhecido pelas suas propriedades antidepressivas. Sua ação é estimulante, tônica e ativa a sensibilidade e concentração. Seu cheiro remete a sensação de contato com a natureza devido ao seu aroma herbáceo.

4. óleo essencial de Lavanda

É um dos óleos essenciais mais usados, pois é extremamente versátil. Possui ação analgésica, antisséptica, antibiótica, antidepressiva e bactericida. Auxilia na menopausa, enxaqueca e estresse, também é bom para o sistema respiratório, para bronquites e resfriados em geral.

5. óleo essencial do Eucaliptus

Possui propriedades relaxantes para os nervos. Revigorante, é indicado para problemas respiratórios, congestão nasal, asma e sinusite. Balsâmico, equilibra as energias, e é frequentemente usado em saunas para purificar o ar.

6. óleo essencial Ylang Ylang

É uma árvore perene de porte médio e de origem asiática. O óleo produzido por essa planta possui propriedades anti-inflamatórias e ação calmante sobre a mente e o corpo.

7. óleo essencial de Gengibre

Usado no difusor de ambiente ultrassônico ou de porcelana, é estimulante, reanimador, aguça os sentidos e ajuda na memória. Em cosméticos, auxilia na redução da acne, ajuda a ativar a circulação e pode ser usado em drenagens.

Suas principais propriedades farmacológicas são: Expectorante, antisséptico, anti-inflamatório, analgésico. Pode aliviar inflamação na garganta e baixar a febre. Ajuda a regular a menstruação, náusea, ressaca e trata o sistema digestivo.

8. óleo essencial de Lemongrass

Também conhecido por Erva-cidreira ou Capim Limão, é um dos óleos mais usados. O óleo essencial de Lemongrass é estimulante e refrescante, age como desinfetante de ambientes. Muito utilizado como repelente de insetos. Combate a insônia e ansiedade. Acalma o sistema nervoso central, alivia a fadiga mental e a falta de concentração. Quando inalado transmite a sensação de aconchego, calma e tranquilidade.

9. óleo essencial de Patchoulli

É antidepressivo e depurativo aéreo. Estimulante, pungente sobrepõe-se a cheiros desagradáveis. Estimula o raciocínio, é bom contra medo e agitação. Sensual, doce e almiscarado, o óleo é credenciado como afrodisíaco e exótico.

Gostou de saber mais sobre Aromaterapia? Pois então comece agora mesmo a usufruir de seus benefícios!

close