O “tapetinho da paz” ou “mesa da paz” é usado nas escolas do método Montessori e também pode ser usado em casa pelos pais, aqui na nossa casa eu criei um “cantinho da paz” para nossa filha.

Nas escolas do método, os alunos são estimulados a resolver seus próprios problemas expressando seus sentimentos, usando expressões como “eu me senti…” e se envolvendo em uma escuta respeitosa. O professor monitora a troca e orienta somente se for necessário.

Pode-se usar uma flor no centro da mesa, onde quem quiser falar pega a flor e se expressa, enquanto o outro ouve, e depois que terminar de falar o outro pega a flor e se expressa também.

Qual o objetivo do cantinho da paz?

Não é um cantinho da disciplina ou de castigo, é uma forma de ajudar a criança a expressar seus sentimentos e resolver seus problemas.

Como montar um cantinho da paz?

Você pode usar uma mesa, um tapete, uma prateleira da estante… Deixe um local fixo para esse cantinho da paz, pode também ser um cesto.

O que colocar nesse cantinho da paz?

Objetos que ajudem a criança a relaxar. Como:

  • Pote da calma
  • Planta
  • Livro
  • Sino
  • Elementos da natureza
  • Uma caixa pequena de areia da praia e conchas
  • Papel e lápis de cor
  • Espelho
  • Foto da família
  • Ampulheta
  • Instrumento musical relaxante, como o pau de chuva

O nosso cantinho da paz:

cantinho-da-paz

Cada família pode criar seu cantinho, seu espaço da forma que desejar. O cantinho da Isabela eu fiz uma prateleira baixa da estante. Itens que coloquei: uma luminária LED em formato de coração, uma flor, desenho das expressões feliz, triste e brava, 2 livros (um sobre o amor e outro sobre abraço) e a garrafa da calma.

Como tem funcionado para nós?

Resolvi criar o cantinho da paz, pois Isabela tem dificuldades em expressar o que está sentindo, ela fica brava “sem motivo”, por isso senti necessidade de ajudá-la para resolvermos melhor seus conflitos.

Então… quando ela fica triste ou brava eu tento saber o que aconteceu, se ela me diz que não sabe, eu peço para ela ir para o seu cantinho da paz, lá peço para ela me mostrar como está se sentindo, e ela me fala se é triste ou brava, explico para ela ficar ali um pouquinho pesando no que está sentindo e que quando quiser conversar ou se sentir melhor, pode chamar a mamãe para conversar sobre seus sentimentos.

E assim ela faz, ela fica ali um pouco depois vem pra mim com a flor e me fala o que está sentindo. Posso afirmar que isso trouxe uma enorme melhora em relação a Isabela expressar o que está sentindo e resolver o conflito mais facilmente.

Agora vou deixar 7 (cantinhos) mesa da paz para vocês se inspirarem:

mesa-da-paz-montessori

Imagem: tigriteando

canto-da-paz

Imagem: countingcoconuts

montessori-mesa-da-paz

Imagem: montessoriencasa

mesa-da-paz

Imagem: creciendofelicescampanar

espaco-da-paz-montessori

Imagem: mcguffeymontessori

montessori-mesa-da-paz

Imagem: sugarspiceandglitter

canto-da-paz-montessori

Imagem: Montessori & Família