Veja como os pais podem ajudar a alfabetização em casa

Cuidar de uma criança traz para a vida de uma pessoa uma série de responsabilidades, tendo que cuidar da saúde, da alimentação, do lazer, da educação, da alfabetização, enfim, uma série de tópicos que precisam ser vistos com atenção por parte desses pais.

Uma tarefa que pode ser ainda mais difícil para quem é pai ou mãe de primeira viagem, diferente de quem já passou pelo processo de criar os irmãos mais velhos dessa vida que acaba de chegar na Terra e que em pouco tempo já exige uma atenção especial.

Se engana quem acha que com o passar do tempo essas responsabilidades diminuem. Pelo contrário, a cada ano que passa, maiores se tornam os assuntos que precisam ser considerados em relação ao processo de criar os seus filhos, existindo novas obrigações.

Isso em um cenário no qual até mesmo os brinquedos passam por um processo de modificação acerca dos interesses dos pequenos, com ursos de pelúcia sendo substituídos por blocos de montar e depois por brindes personalizados bloco de anotações.

Ou então qualquer tipo de caderno, ou agenda no qual essa criança possa expor a sua criatividade, através de desenhos diversos. Com o tempo até mesmo essas gravuras passam a contar com novos formatos, assumindo as formas de letras e números.

Principalmente durante a fase de alfabetização, no qual se mostra necessário auxiliar as crianças com qualquer tipo de dificuldade em relação ao processo de compreender o significado das palavras, as utilizando para contar suas mais diferentes histórias.

O primeiro passo até mesmo para que esse jovem possa se identificar. Não só por meio de um crachá de identificação pvc, mas também pela sua própria assinatura, sendo assim o primeiro passo para que uma criança possa ler e escrever, começando pelo seu nome.

Algo visto como simples, mas que pode ser um processo trabalhoso para um público que está no período de conhecer todas as letras do alfabeto.

Diante disso, é importante que um pai ajude seu filho durante toda essa fase de alfabetização, sendo também algo que faz parte das suas responsabilidades como alguém encarregado por tomar conta de outro indivíduo.


Aproveite e confira:


A importância do acompanhamento dos pais

Um dos maiores erros em relação ao comportamento de um progenitor é achar que entre as suas obrigações como uma pessoa responsável estão somente às questões de valores físicos e materiais, como alimentação, moradia e outros tópicos associados.

As responsabilidades de um pai estão voltadas também ao fornecimento de atividades de lazer e educação, além de outras características voltadas ao lado emocional dos pequenos, permitindo que no futuro eles possam tomar as suas próprias escolhas.

Seja como um profissional da área cultural ou então alguém de perfil mais técnico, lidando, por exemplo, com serviços de engenharia elétrica. Mas antes de se falar sobre a faculdade a ser cursada pelo seu filho, que tal começar por passos menores?

Como a atenção a ser dada durante o processo de alfabetização dos pequenos. Algo que não é responsabilidade apenas dos professores, mas cabendo também aos pais acompanharem os seus filhos durante uma das suas fases principais de instrução.

Contar com o apoio e incentivos dos seus pais pode fazer até mesmo com que uma criança aprenda a ler e escrever de maneira mais rápida, por ter acesso a um melhor desenvolvimento cognitivo. O mesmo processo necessário para quando se aprende a falar.

Um período de aprendizado que pode ser mais rápido de ser concluído, levando em conta as características de cada criança. Coisas que somente alguém que passa o dia ao lado do seu filho consegue compreender.

Quando se fala sobre os atributos de uma criança, existem também os seus desafios particulares. Questões que podem atrasar a sua capacidade de leitura, em relação, por exemplo, aos seus colegas de escola.

Uma situação que não mostra sinais de uma criança com problemas ou algo do tipo, tratando-se somente de alguém que precisa de uma atenção diferenciada.

Sendo importante ajudar seu filho durante esse processo, apoiando-se em métodos que levem até a uma alfabetização criativa.

Estimulando a alfabetização do seu filho

Da mesma forma que alguém pode comprar piso de borracha para proteger sua criança de possíveis quedas enquanto ela aprende a andar, é importante também ajudá-la com outras práticas enquanto ela cresce, principalmente em relação à sua educação.

Isso por meio de ações que possam levar esse pequeno a aprender rapidamente o significado por trás da combinação de letras, palavras e frases. Tudo por meio de um estímulo criativo, que pode ser mantido através das seguintes práticas:

Incentivar a leitura

Para garantir que uma criança dê valor ao significado das palavras, sabendo então como utilizá-las, é importante incentivar desde cedo o apreço pela leitura. Uma prática que pode ser estimulada a partir da leitura de contos infantis, além de outras histórias.

Uma ação capaz de não só incentivar uma criança a ter um melhor contato com as palavras, mas também de desenvolver o seu lado criativo, algo tão importante para o progresso a ser alcançado pelos pequenos.

Garantindo assim que uma criança tenha condições até mesmo de ler as sinalizações na rua, vindas de uma fábrica de placas de sinalização.

Atentar-se ao som das palavras

Além da construção gramática, outra parte importante de ser passada durante o processo de alfabetização é o som das palavras, ou seja, o lado fonético por trás desse período de instrução educativa.

Ler em voz alta pode ser uma solução nesse sentido, ajudando as crianças a compreenderem melhor a combinação de sons que podem ser feitas a partir de diferentes sílabas, a auxiliando a ter um melhor entendimento sobre a distinção das palavras.

Estimular a escrita

Ler é importante, mas colocar as palavras no papel é ainda mais, ajudando alguém em fase de alfabetização a praticar a sua escrita. Tanto acerca da sua caligrafia, como também a compreender melhor aquilo que está sendo redigido.

Um processo que pode ser colocado em prática de forma conjunta, ajudando seu filho a ditar uma história, por exemplo, pedindo que ele coloque no papel tudo que foi criado por ambos.

Nesse quesito é possível também recorrer ao uso de figuras, tal como uma história de quadrinhos, estimulando ao mesmo tempo a capacidade criativa dos seus filhos, sendo possível recorrer até mesmo a uma moldura de madeira, para emoldurar sua arte criada.

Conversar com as suas crianças

Abrir uma relação com os pequenos é uma forma de estimular eles a não só ter um contato mais natural com as palavras, mas ajuda também a criar uma maior confiança entre todos presentes em uma família, destacando a importância de se manter essa linha de diálogo.

Uma ação que pode ser importante também para fortalecer muitas outras relações, com um valor que começa durante a fase de aprendizado da fala e que continua a ser significativo no período de alfabetização.

Por meio, de respostas a serem dadas aos pequenos sobre qualquer tipo de pergunta, até mesmo sobre o que está escrito no tapete de decoração adquirido de uma fábrica de capachos personalizados.

Ações capazes de incentivar o processo de leitura da criança, tornando-se capaz de ler qualquer tipo de palavra que possa aparecer na frente, de livro a palavras que podem estar presentes na embalagem dos seus brinquedos favoritos.

E para facilitar esse processo de uma forma ampla existem algumas dicas que devem ser consideradas, tais como:

  • Ler para o seu filho;
  • Ter um quadro de escrita em casa;
  • Criar brincadeiras como sílabas e palavras;
  • Faça perguntas ao seu filho.

Ações que permitem com que uma criança possa ver a construção e significados das palavras como algo importante, mas também divertido. Sendo possível recorrer a uma fábrica de tela artística para comprar uma tela para ajudar nessa alfabetização.

Usando desse espaço para estimular brincadeiras, como forca ou caça-palavras, além de outras atividades recreativas que podem levar essa criança a ter um conhecimento maior sobre todas as palavras que surgem em sua frente, importantes para sua leitura.

É por meio desse tipo de auxílio que uma criança pode aprender a ler e escrever de forma mais rápida e eficaz, permitindo assim que ela possa contar a sua própria história no futuro, através da continuidade da sua jornada acadêmica e também profissional.

Um caminho que tem início a partir de algo simples, como aprender as operações matemáticas presentes em uma tabuada, assim como as diferentes combinações que podem ser feitas por meio de letras e sílabas, levando a uma amplitude de palavras.

Sendo importante celebrar quando uma criança aprende a escrever o seu nome, para que posteriormente ela possa escrever ainda mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.