Confira as dúvidas sobre gravidez que toda mulher tem!

A gravidez é rodeada por muitos questionamentos, seja mãe de primeira, segunda, terceira e até mesmo quarta viagem. Como cada gestação é única, os medos e anseios sempre permeiam as nossas mentes de mulher.

E quando se trata de gravidez e filhos as dúvidas crescem consideravelmente, as vezes até temos vergonha de admitir mas quase todas nós, já tivemos as dúvidas mais bobas em relação a gestação, isso porque na verdade somos muito cautelosas, e quando se trata no cuidado com as crias, nosso cuidado redobra, fazemos o que for preciso para o bem de nossos filhos, nossa vida se volta para o bem estar deles, e desde a gestação isso se evidencia, pois nós mudamos completamente nossos hábitos sejam alimentares, de sono, rotina, para que o bebê cresça dentro de nós com muita saúde e vida. Aquilo que muitas vezes não fazemos por nós, fazemos por eles.

Então, sim, é muito comum termos milhões de dúvidas do que pode e o que não pode na gravidez, sem vergonha nenhuma precisamos esclarecer esses questionamentos, por mais “bobos” que possam parecer, pois alguns deles nos fazem até perder o sono (coisa que quase não acontece na gravidez né?!).

Quando devo iniciar o meu pré-natal?

Assim que você confirmar a gravidez, seja pelo teste de farmácia ou exame de sangue, procure um médico ginecologista obstétrico para fazer o acompanhamento da sua gestação.

Claro que o recomendado mesmo é que você procure um médico antes mesmo de iniciar a gravidez, pois assim ele pode lhe pedir com antecedência uma série de exames necessários, pode avaliar sua condição física, fazer a indicação de algum tratamento ou medicação caso seja necessário resolver alguma questão de saúde, antes de você ficar grávida.

Porque contamos a gravidez por semanas e não por meses?

Pergunta essa da maioria das mulheres que engravida pela primeira vez ou das que querem engravidar. Porque contamos por semanas a gestação?

Esse é um padrão estabelecido entre os médicos mundialmente para poder precisar a data da gestação, eles começam a contagem a partir do primeiro dia da última menstruação, sendo assim não fechariam os 9 meses na verdade, a contagem de semanas vai à 40 semanas que em meses fechariam 10 meses, justamente pela contagem desse “primeiro mês” que não há como precisar exatamente o dia da fecundação.


Aproveite e confira:


Qual a diferença entre Ginecologista e Ginecologista Obstetra?

O ginecologista é o médico que cuida da saúde da mulher. É importante antes de iniciar a vida sexual ativa procurar um ginecologista para tirar dúvidas e fazer os exames necessários.

Enquanto o ginecologista obstétrico é quem fará o acompanhamento da mulher ao longo da gestação, ele é especialista em cuidar da mulher durante a gestação, realizar o parto e cuidar da sua saúde após a gestação.

Portanto cuidado para não se confundir na hora de marcar uma consulta.

Posso praticar esportes durante a gravidez?

Atividades físicas são ótimas para o bom andamento da gestação, ajudam na respiração, a controlar a pressão arterial, a melhorar a disposição física e emocional, reduzir os inchaços e incômodos da gestação, mas é preciso ter cuidado!

Para quem já praticava uma atividade física de alto impacto é importante verificar com o seu médico se pode manter o ritmo ou se a indicação é reduzir um pouco o ritmo e carga.

Já para as que não praticavam atividade física, o primeiro trimestre não é o mais recomendado para se começar, provavelmente seu médico irá indicar alguma atividade física de baixo impacto à partir do segundo trimestre.

Quando vou sentir o bebê mexer?

Geralmente por volta da 16º semana em diante, claro que isso varia de mulher para mulher, mas na primeira gestação é comum começar a sentir o bebê por volta do quarto mês em diante. Já quando é a segunda gestação é comum sentir um pouco mais cedo.

A sensação dos primeiros movimentos do bebê é como se fossem “bolhas de ar” dentro da barriga, algumas mulheres podem até confundir com gases ou fome.

Posso dormir de bruços?

Pode sim! No primeiro trimestre é mais tranquilo, mas conforme a gestação for avançando, a barriga vai aumentando e dormir de bruços passa a ser incômodo, portanto é natural adotar a posição de lado.

Opte por deitar virada para o lado esquerdo, que é a posição que melhor oxigena a placenta. Para reduzir um pouco os incômodos na hora de dormir, opte por usar travesseiros entre as pernas.

Posso ter relações sexuais?

Claro! Pode sim! A menos que você tenha alguma indicação médica para não ter relações sexuais durante a gestação (isso pode ocorrer quando há algum risco de aborto), mas no geral está super liberado, por sinal o sexo na gestação traz muitos benefícios, desde a sintonia do casal, melhorar a auto-estima, se sentir mais relaxada, até ajudar como mecanismo de defesa para o seu organismo. Geralmente na gestação os orgasmos sãos mais frequentes e mais intensos, então aproveite!

Como funciona o pré-natal?

Você será acompanhada por um médico obstetra de sua escolha ao longo de toda sua gestação, e isso lhe trará segurança para a hora do parto. Seu médico fará exames regularmente para verificar a sua saúde e a saúde do bebê. Com ele você pode fazer todas as suas perguntas e ele irá lhe orientar em cada uma delas.

O que não posso comer durante a gravidez?

De fato, algumas mudanças alimentares são necessárias, justamente para que seu organismo posso oferecer os nutrientes necessários para o bebê se desenvolver. A pessoa mais indicada para lhe orientar é seu médico obstetra e uma nutricionista, pois cada mulher precisa de cuidados únicos, voltados para suas necessidades e as do bebê.

Mas no geral o recomendado expressamente para todas as gestantes é que NÃO consumam bebidas alcóolicas durante a gravidez. Os alimentos ricos em cafeína também deve ser evitados ou consumidos com muita moderação como: café, chocolate, chá preto, chimarrão e outros.

Posso continuar dirigindo?

No geral sim, mas como há muitas controvérsias entre os médicos é importante que você receba essa orientação do seu médico obstetra.

Pois há médicos que não vêem problema da gestante dirigir até o fim da gestação, outros já não recomendam que as gestantes dirijam em nenhum período pois ela tem seus reflexos e concentrações alterados podendo acarretar em algum acidente.

Como calcular a data provável do parto?

Para isso é necessário saber a sua idade gestacional, lembra que a gestação se contam por semanas e não meses?! Então com a data do primeiro dia da sua última menstruação é possível precisar sua idade gestacional e portanto ter a data provável do parto (DPP).

Após as primeiras ecografias pode haver algum ajuste na idade gestacional, pois a idade gestacional é aferida pelo tamanho do embrião.

tabela de converter semanas em meses gravidez

E você? Tem mais dúvidas sobre gravidez?

close