Criança com catapora em casa – O que fazer?

O que você sabe sobre a catapora, aquela doença que atinge principalmente as crianças? Saiba mais sobre ela.

A catapora, também conhecida como varicela, é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus herpes zoster. Para as crianças, é uma coceira sem fim. Para os pais, uma preocupação. Mas como cuidar da criança que pega catapora de um amiguinho na escola?

Entre o primeiro aninho e os dez anos das crianças, a catapora é mais frequente. Não que seu público seja apenas de pequenos, mas adultos suscetíveis também podem pegar a varicela.

O “coça-coça” que incomoda pode trazer como consequência marcas na pele. Alguns adultos hoje carregam cicatrizes da catapora que contraíram anos atrás. É importante não deixar a criança mexer nessas infecções da pele e que resultam em casquinhas, especialmente sem as mãos estarem higienizadas. Ela deve ser orientada de que pode se machucar. Mas, como sabemos como são os pequenos, o melhor mesmo é ficar de olho.

E, junto com a catapora, vem a febre, falta de apetite e dor de cabeça, o que deixa a mamãe com os cabelos em pé. Para cuidar da saúde do seu filho e da sua família durante esse momento, tenho algumas informações muito importantes e úteis para você. Confira.

Como se pega a catapora?

A catapora é contagiosa e passa de pessoa para pessoa através de:

  • Bolhas que se formam
  • Tosse
  • Espirro
  • Saliva
  • Objetos contaminados

Portanto, para não contrair a catapora, a prevenção é se manter longe de pessoas que já tenham manifestado os sintomas.

Como cuidar da criança com catapora?

Não existe um tratamento específico voltado para a catapora. O que pode ser feito é aliviar os sintomas. Para a febre, paracetamol e dipirona são indicados, porém o pediatra da criança deve ser consultado. Para amenizar a coceira, loções e géis refrescantes oferecem mais conforto.

Meu filho pegou catapora: como não contrair também?

Tome vacine. Você e quem mais em casa não tenha pego ainda a doença. Embora para as crianças a catapora possa ser apenas uma lembrança desagradável, quando contraída por adultos, ela pode ser grave. Então leve a doença a sério.

No mais, o uso de luvas para evitar pegar em objetos compartilhados contaminados é importante. Sob o mesmo teto com outras pessoas, é melhor que os outros integrantes da família que nunca tiveram deixem a casa até a doença ir embora.

Manter as mãos limpas é outro cuidado fundamental. Higienize sempre. Se possível, use máscara também, a fim de evitar contaminação pelos fluidos.

Catapora na gravidez

Para a gestante que contrai catapora, a preocupação deve vir se o fato acontecer no primeiro ou no segundo semestre de gestação. O perigo volta se a catapora se manifestar cinco dias antes do parto.

O maior risco de ter catapora nesses períodos é que o bebê pode nascer com sequelas, como baixo peso ou malformações nos membros superiores, inferiores ou até mesmo no cérebro.

Isso não quer dizer que o bebê em qualquer fase gestacional que a mulher esteja não possa ter algum problema em função da doença.

A mulher com catapora durante a gestação pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, vômito, diarreia e coceira na pele. E não há como se garantir, uma vez que já está grávida: gestantes não podem tomar vacina contra catapora.

O que pode e deve ser feito é que, assim que desconfiar dos sintomas, procure o seu obstetra em busca de informações e para que ele possa, se for o caso, administrar alguma medicação que evite que o bebê possa ter complicações.

As informações foram úteis para você? Já enfrentou o problema da catapora em casa? Como se saiu?

Quer mais dicas? Saiba como prevenir acidentes domésticos com crianças.