Talvez a maioria das mães já pensou em ficar mais um pouquinho no hospital após o nascimento do baby para aproveitar os benefícios que ele oferece nos primeiros dias como, não precisar se preocupar em limpar a casa, fazer comida, se precisa de alguma ajuda com o recém-nascido é só chamar a enfermeira, enfim uma verdadeira maravilha de comodidade. Mas chega o momento em que a alta é eminente e você precisa ir para casa com aquele pacotinho lindo e nesse momento um mundo de dúvidas invadi sua mente: e agora o que fazer? como fazer? quando fazer? Calma, vai dar tudo certo, para ajudar os pais de primeira viagem seguem algumas dicas importantes de cuidados que você precisará ter em casa com seu bebê:

Chegando em casa com o recém-nascido

Primeiro, lembre-se que é absolutamente TUDO novo para o bebê, mais do que para os pais, acredite! Então quando chegarem em casa, comecem sempre apresentando a casa para o bebê, mostrando cada cômodo para que ele vá se familiarizando com seu novo ambiente. Para esse momento o ideal é que a casa esteja em harmonia, quem sabe coloque uma música suave no ambiente, seria bom estarem apenas os pais e o bebê nessa ocasião, sem a agitação de visitas para que seja um momento da família, lembrando que haverá muito tempo para as visitas curtirem o bebê.

Recebendo visitas

Peça as visitas que antes de tocar  ou pegar no recém-nascido que lavem as mãos, sei que pode parecer incoveniente e constrangedor mas NÃO É, é uma forma de proteger a saúde do seu bebê,  pois ele ainda não possui todos os anticorpos desenvolvidos. Afinal que mãe gostaria de ver seu bebê no hospital por conta de uma simples falta de cuidado?!

Troca de fraldas

Em todas as trocas de fralda, utilize água morna para limpar ou lavar. Nas meninas sempre limpe no sentido da vagina para o ânus para evitar a contaminação. No menino a pele do prepúcio deve ser tratada com delicadeza, não puxe ou force. Secar bem a região limpa com uma toalha fralda pois algodão deixa resíduos. Fazendo uma boa higienização e trocando as fraldas regularmente você estará prevenindo as terríveis assaduras que se manifestam na presença de sujeira e umidade.

 

Coto umbilical

O coto é geralmente um pavor para os pais, eles querem que ele caia de uma vez, de fato ele tem um aspecto feio mas precisa ser cuidado com muito carinho, e o sucesso para que a queda se dê o mais breve possível é manter ele sempre sempre limpo e SECO, principalmente em sua base, para isso deverá ser usado regularmente, pode ser em cada troca de fralda um cotonete com álcool (70%GL) geralmente o álcool a maioria dos hospitais fornece e portanto não há necessidade de comprar, a quantidade que o hospital fornece é o suficiente. Não tenha medo de mexer no coto umbilical, ele não dói. Quando colocar a fralda no bebê, dobrar a aba da frente de forma que o coto fique para o lado de fora da fralda, evitando o abafamento. Não se preocupe com o fato de molhar o coto no banho, é só “secar” com o álcool 70% após o banho.

Banho

Opte em dar o banho durante o dia em que a temperatura estará mais agradável; prepare o ambiente antes de retirar a roupa do bebê, desligue o ventilador e elimine qualquer corrente de ar, coloque tudo o que vai utilizar por perto (sabonete, toalha, fralda, etc…) É importante deixar a água em temperatura agradável (existem termômetros de banheira que indicam a temperatura ideal da água) mas também pode ser usado o bom e velho teste do cotovelo para verificar a temperatura da água. Procure utilizar sabonetes líquidos próprios para RN que são cabelo e corpo, dê preferência para as embalagens com pumps pois são mais práticas. Evite colônias, talcos e óleos pois eles podem propiciar alergias e irritar a pele do bebê.

Enrole o bebê vestido apenas com a fralda em um lençol ou mantinha leve de forma a deixar ele bem quentinho enquanto você lava a cabeça dele. Comece sempre lavando primeiro o rostinho do bebê depois o cabelo. Após lavar a cabeça do bebê, seque ele, retire as fraldas e então lave o corpinho.

Veja mais temas relacionados a cuidados com o recém-nascido:

Recém nascido mitos e verdades sobre os primeiros cuidados

Cuidados com recém nascidos, como aliviar as cólicas

10 mitos e verdades sobre cuidados com recém nascidos

 

 

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de quatro (2 meninas e 2 meninos) e Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI.

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Conteúdo Recente

Explore os Segredos com o livro infantojuvenil ‘O Mistério da Vila Um’!

Bem-vindos ao fascinante mundo da literatura infantojuvenil, onde cada página traz novas aventuras e aprendizados.…

% dias atrás

Ciência em casa: Crie um vulcão caseiro com seus filhos

Crianças amam experiências científicas, pois elas se deslumbram com os efeitos e reações inesperadas do…

% dias atrás

Livros Infantis sobre sentimentos (luto, medo, ciúmes, nojo, gratidão, amor…)

Existem alguns assuntos que são difíceis de explicar, de conversar ou de entender o que…

% dias atrás

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás