Bebês e Crianças

Livros para ajudar nos estudos

A leitura é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento educacional das crianças. Neste artigo, apresentaremos uma seleção de livros para quem está no ensino fundamental que podem ajudar nos estudos. Com histórias cativantes e conteúdos educativos, essas obras despertam o interesse pela aprendizagem e auxiliam no desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso.

Não separei os livros para ajudar nos estudos por idade, depende do assunto que você procura e do nível em que seu filho está, vale conferir essa lista:

Livros para ajudar nos estudos:

Mapas: Uma viagem deslumbrante pelas terras, mares e culturas do mundo

Livro Mapas. Imagem Amazon

Uma incrível viagem ao redor do mundo. Você verá as múmias do Egito, as cidades maias do México e os pinguins da Antártida. Na Inglaterra poderá jogar críquete e, na China, experimentar os ovos centenários. Na Austrália vai conhecer o ornitorrinco; na Finlândia, a noite polar; e em Fiji poderá nadar em alguma de suas 200 ilhas. Descubra os lugares mais surpreendentes da Terra e desfrute toda a sua diversidade. São 55 mapas em página dupla de 46 países e 6 continentes. Mais de 4 mil ilustrações minuciosas, das mais altas montanhas aos minúsculos insetos. Um maravilhoso livro ilustrado para leitores curiosos e inquietos, com mais de 10 prêmios internacionais.


História do Brasil para crianças – Volume 1 e volume 2

História do Brasil para crianças.

Que tal ouvir sobre a história do Brasil por um avô contando? Ótima ideia né? Esse é um ótimo livro para os momentos de leitura em voz alta ou para aquelas crianças que já tem o hábito da leitura lerem sozinhas.

Viriato é narrador por excelência, vivo, ágil, atraente, sabendo distrair ensinando. Muita gente aprendeu a amar o Brasil na leitura de seus livros.


O grande livro de ciências do Manual do Mundo:

O Grande Livro de Ciências. Imagem Amazon

Super colorido, rabiscado de marca-texto e com ilustrações engraçadas, este livro é garantia de informação – e diversão – de qualidade. Tem macetes de memória, definições simples, tabelas práticas e testes de conhecimento.

Neste volume, revisto e atualizado pelo Manual do Mundo, você vai encontrar: universo e sistema solar, reações químicas, investigação científica, Leis de Newton, eletricidade e magnetismo, estrutura da terra, sistemas corpóreos, teoria celular, clima, evolução e fósseis, ecossistemas e muito mais.


Mundo Animal: Animais Brasileiros

Animais Brasileiros. Imagem Amazon

O livro Mundo Animal – Animais Brasileiros é um guia de referência e consulta sobre a fauna do Brasil. Fique por dentro de tudo o que acontece na natureza! Descubra a grande variedade de peixes tropicais; mergulhe no incrível mundo dos anfíbios; conheça os répteis, animais dominantes durante milhões de anos; confira as nossas aves majestosas e saiba mais sobre os mamíferos e o sucesso evolutivo que eles representam entre a grande variedade de espécies.


Aproveite e confira:


Geografia Pítoresca Para Crianças

Geografia para crianças. Imagem: Editora Livros Vivos

Um livro clássico, vivo e atrativo para o ensino de geografia voltado às crianças, agora de volta ao Brasil em uma edição revista e atualizada. O livro estrutura-se em um formato de diálogo com o leitor. O narrador vai nos contando, de forma viva e apaixonante, sua viagem pelo mundo. O viajante, passando por vários países e continentes, nos narra os aspectos geográficos, culturais e populacionais de cada região. Observações curiosas, pequenos fatos históricos, produções agrícolas e industriais, monumentos, habitações e formações geológicas – todo tipo de conhecimento geral passa pelo olhar atento do autor, que de forma cativante nos apresenta as maravilhas do mundo. A presente edição foi revisada para atualizar os dados geográficos que não mais condizem com a realidade da época atual.


O grande livro de história do Manual do Mundo:

O Grande Livro de História. Imagem Amazon.

Neste volume revisto e ampliado pelo Manual do Mundo, você vai encontrar: Primeiros Humanos, Idade Média, Renascimento, Brasil Colonial, Imperialismo, Primeira República, Primeira Guerra Mundial, Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Ditadura Militar, Transformações globais no mundo moderno e muito mais.


Série Biomas Do Brasil

Biomas do Brasil. Imagem Editora Pé da Letra

A Coleção Biomas do Brasil apresenta as características de cada bioma brasileiro, localização, fauna, flora, clima, solo, hidrografia, relevo, principais ameaças e a importância de sua conservação.
Ricamente ilustrado com mapa e fotografias coloridas de cada área específica do bioma, cada livro apresenta diante de um qr code e uma forma didática as informações mais importantes. .

Usando uma abordagem acessível, esta coleção vai ajudar a conscientizar sobre a importância de preservarmos cada bioma e a natureza como um todo, além de enfatizar os impactos de sua exploração desordenada.


O grande livro de matemática do Manual do Mundo:

Imagem Amazon

Mais um livro do Manual do Mundo, super colorido para ajudar nos estudos!

Neste volume, revisto e atualizado pelo Manual do Mundo, você vai encontrar: tipos de números, máximo divisor comum, frações, números decimais, razões, porcentagens, equações, geometria, probabilidade, plano cartesiano e muito mais.


A eleição dos bichos

A eleição dos bichos. Imagem Lunetas

Cansados dos abusos do Leão, os bichos farão uma eleição para decidir quem será o novo soberano da floresta. Mas, para que tudo aconteça da forma mais democrática possível, terão que aprender tudo sobre esse processo tão importante.A bicharada já estava mais do que cansada dos mandos e desmandos do Leão. Ainda mais quando descobrem que ele desviou água do rio para construir uma piscina na própria toca ― onde já se viu? É aí que surge a ideia de fazer uma eleição para escolher um novo governante para a floresta.No páreo estão a Macaca, a Preguiça, a Cobra e o próprio Leão. Mas o que exatamente acontece em uma eleição? Quais são as regras? Como o vencedor é eleito? Este livro explica o funcionamento das eleições de forma divertida e dinâmica para crianças. Prepare-se para descobrir tudo isso junto com os bichos e escolher o seu candidato preferido. Só não conte a ninguém: o voto deve ser secreto!


Como? Onde? Por quê?

Imagem Amazon

Como os peixes respiram? Onde as tartarugas põem seus ovos? Quando o assunto é o mundo animal, as crianças têm muitas dúvidas. Cheio de testes, figuras coloridas e informações interessantes, este livro envolvente vai satisfazer as cabecinhas mais curiosas.

Como? Onde? Por quê?  abrange uma riqueza de assuntos populares de história natural que estimularão a curiosidade das crianças. Os tópicos são explorados em grande detalhe com texto envolvente e apoiados por ilustrações coloridas e convidativas que dão vida ao mundo natural. As seções para reforçar o conteúdo de cada capítulo e a divertida brincadeira de procurar os bichos escondidos vão prender a atenção dos leitores do começo ao fim!


A História do Mundo volume 1, 2, 3 e 4

A História do Mundo. Imagem Mercado Livre

Ideal para ser lida tanto em voz alta para crianças pequenas como por crianças maiores sozinhas, a série A História do Mundo proporciona um passeio único por todas as eras da humanidade. Neste primeiro volume, são narrados desde o início da prática da agricultura na região do Crescente Fértil, há milhares de anos, até o fim do Império Romano do Ocidente, com a queda de Rômulo Augusto em 476. A Antiguidade: dos primeiros nômades ao último imperador romano procede de maneira cativante, enfocando as grandes personalidades, introduzindo os episódios sob aspectos curiosos e se ocupando de caracterizar a religiosidade de cada povo. Sua autora, Susan Wise Bauer, é uma historiadora com sólida formação clássica e conhecida por sua escrita descomplicada. Por meio de capítulos curtos, ela abarca tanto a Europa como as Américas, a África e o Oriente, e em mais de um ponto presenteia o leitor com paráfrases dos principais mitos que moldaram a mente e moveram a história dos povos humanos.

Vocês encontra os livros dessa coleção aqui nos links a baixo:

2. A História do Mundo – A Idade Média


Gostou dessas dicas de livros para ajudar nos estudos?

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás