Bebês e Crianças

Calendário do advento para escolher e baixar agora!

O calendário do advento é uma tradição cristã que marca os 24 dias antes do Natal. Ele começa no dia 1º de dezembro e vai até o dia 24, celebrando a temporada do advento, que é o período de preparação para a chegada do Natal, no dia 25 de dezembro.

Tradicionalmente, o calendário do advento é representado por uma peça decorativa com 24 janelinhas ou compartimentos, cada um escondendo uma surpresa, como chocolates, pequenos brinquedos, mensagens, atividades para serem realizadas em família etc… A ideia é abrir uma janela por dia, começando no dia 1º de dezembro, e assim marcar a contagem regressiva até o Natal.

Essa tradição tem suas origens no século XIX na Alemanha e se espalhou por várias regiões do mundo. Hoje em dia, existem diferentes modelos de calendários do advento, desde os tradicionais de papelão até os mais elaborados, como os feitos com tecido, madeira ou até mesmo digitais.

No Pinterest você pode pesquisar por “Calendário do Advento” e vai encontrar diversas ideias para montar o seu calendário:

Além dos calendários físicos, muitas pessoas também criam versões personalizadas, como calendários DIY (faça você mesmo), nos quais cada dia pode conter algo especial e significativo para quem está celebrando, como atividades em família, mensagens de gratidão ou pequenos gestos de solidariedade.

Independentemente da forma que assume, o calendário do advento é uma maneira encantadora de celebrar a temporada festiva, mantendo viva a expectativa e a alegria que antecedem o Natal.

E se você quer fazer um calendário do Advento centrado em Cristo. Vou deixar aqui a baixo algumas sugestões de materiais gratuitos e pagos, para você ensinar a seus filhos o verdadeiro sentido do Natal e criarem uma linda tradição de família:


Materiais cristãos de calendário do advento:

1. Calendário do Advento 2023 da @ensinointencional, cliquei aqui para ter acesso, os arquivos para download estão no grupo do telegram dela.

No decorrer do mês de dezembro, a cada dia leremos uma grande história da bíblia mostrando pontualmente em como ela aponta para Jesus.

Para cada história um pequeno ornamento será pendurado na “árvore genealógica”, contando assim desde a Criação do mundo, queda, etc, como todas as histórias já sussurravam o nome de Jesus, até enfim o seu nascimento!

Também veremos na Bíblia os nomes de Jesus e em como isso significa para nós. Só amamos o que conhecemos!

Imagem: @ensinointencional

2. Calendário do Advento – Personalizável da @crescendonolar (clique aqui para baixar, o link está na bio do instagram)

A ilustração da capa é justamente para dar essa sensação de lar, a ideia é focar a devoção no lar no mesmo passo do Advento.

As leituras bíblicas propostas focam na essência da estação do advento: relembrar a esperança e espera dos hebreus com as profecias da vinda do Messias, a concretização de tudo isso com o nascimento de Jesus. E a nossa esperança e espera atual pela segunda vinda do Messias.

Também tem sugestões de atividades para família (porque para mim a graça é achar atividades que vocês gostem e mantê-las todo ano).

Imagem: @crescendonolar

3. Celebrando o melhor presente, Jesus! da @devocionalinfantiloficial (clique aqui para comprar por R$ 7,00, o link está na bio)

O tema do nosso Advento é ensinar na prática virtudes, criar memórias afetivas e celebrar o verdadeiro significado do Natal.JESUS!

É um convite para desacelerar e retomar a conexão com quem realmente importa.

Imagem: devocionalinfantiloficial

4. A árvore de Jessé da @monagel (clique aqui para ver como receber o material gratuitamente)

A árvore de Jessé é um tipo de calendário do advento. Mas além de contar os dias até o Natal, ela narra a história da Salvação, da criação do Mundo até o nascimento de Cristo.

Esse devocional tem um símbolo para cada dia, percorrendo todos os acontecimentos bíblicos desde Adão até Jesus! Inicia dia 1/12 e vai até o dia 25/12 e a cada dia um símbolo é inserido na árvore, representando uma passagem bíblica.

Imagem: @monagel

5. Apreciação de Arte Advento de Natal da @familyhastools. Para comprar o material clique aqui.

Nesta apostila além de apreciarmos o belo te propomos duas atividades especiais para o período do advento, com tutorial e vídeo explicativo.

Versículos para o calendário de advento, além de sugestões de atividades manuais com tutorial em vídeos para fazer com a família toda.

Veja como grandes artistas retrataram o nascimento do nosso salvador e Senhor Jesus Cristo e as cenas da natividade desde o período bizantino até o período moderno, acompanhado de versículos que retratam o advento.

Todas as obras estão classificadas pelo período da Arte, são + de 9 períodos da história da Arte.

Imagem:familyhastools

6. Advento Ele está à porta da @jesusemnossolar para baixar esse material clique aqui.

Ele está à porta. Ele está perto. Ele está vivo. Ele está contigo. Ele entra, transforma, faz morada. Ele é Jesus ❤️🚪
.
Que estes poemas e cada texto bíblico nos levem a conhecer mais o Salvador. Que portas do coração se abram para o Evangelho.
.
Ele nasceu ❤️🎄
.
O material é gratuito e está disponível no site.

Imagem: @jesusemnossolar

7. Material de Natal Bíblico da @clubediscipular – para comprar o material clique aqui.

Em todo tempo, devemos aproveitar as oportunidades pra nos conectar ao coração dos nossos filhos, pra criar boas memórias em família e transmitir a eles a Palavra de Deus.

Nessa época de Natal, o clima é ainda mais propício pra criar tradições em família, não concorda?

Imagem: @clubediscipular

8. Os presentes de Deus para nós (material gratuito até 17/11) da @inglesemfamilia (clique aqui para ver como receber o material)

Material com as caixas para imprimir, recortar e montar, devocional e sugestão de atividades manuais.

Imagem: @inglesemfamilia

Ao longo deste artigo, exploramos diferentes recursos e materiais para a criação de um calendário do advento voltado a ensinar às crianças o verdadeiro significado do Natal. É fundamental lembrar que, além dos presentes e das decorações, o espírito natalino está enraizado na celebração do nascimento de Jesus Cristo.


Aproveite e confira:


Espero que tenham gostado das dicas de hoje!

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás