Dicas para ensinar gratidão às crianças (árvore, livro, jogo e mais)

Tema esse que parece complicado nesse mundo onde sempre “queremos mais”, parece que nunca estamos gratos pelo que temos ou pelo que somos. Com isso como vamos ensinar gratidão aos nossos filhos?

Algumas dicas básicas de como ensinar gratidão às crianças:

  • Para começar nós somos exemplo para nossos filhos, então quem tem que começar a demonstrar gratidão somos nós.
  • Devemos nós agradecer a elas quando ajudam nas suas pequenas tarefas de casa.
  • Conversar sobre o dia da família, tirar um tempinho juntos, sem tv, sem nada, e apenas conversar, saber o que aconteceu no dia que foi bom e também o que não foi.
  • A noite, naquele momento de oração antes de dormir, acostumar a criança a sempre pensar em algo que aconteceu no seu dia para ela agradecer e também a orar pedindo por alguém que não seja ela ou para ela.

Atividades para ajudar a ensinar gratidão às crianças:

Em breve novo ano estará chegando e esse é um ótimo momento para ensinar gratidão às crianças, momento para relembrarmos os acontecimento do ano e sermos grato. Que tal tirar a última semana do ano para focar em agradecer?

  • Árvore de agradecimento do ano

Você pode montar uma árvore com galhos de verdade, pode montar uma árvore de papel, pode nem montar uma árvore, pode fazer um simples pote e fazer folhas para pendurar ou colocar no pote contendo os agradecimentos do ano.

  • Livro infantil: O livro da gratidão – Todd Parr

livro-da-gratidao

Aproveitando para incentivar a leitura nos pequenos e também ensinar sobre gratidão. Que tal usar um livro infantil que fale sobre o assunto?

Aqui em casa usamos O livro da gratidão de Todd Parr, o livro tem desenhos bem coloridos que as crianças adoram, além de muito bom humor.

O livro nos faz pensar nas coisas simples do nosso dia a dia, mas que fazem a diferença, para sermos gratos por tudo, não só por coisas grandes que acontecem como viagens ou presentes que recebemos, mas sim pelo nosso cabelo que nos faz únicos, pela comida que nos deixa forte, pela roupa que serve, pelo jardim onde podemos ver animais e plantas e por muito mais.

Você pode comprar esse livro pela Amazon: O Livro da Gratidão

Rever o álbum do ano da família

ensinando-gratidao

Aqui em casa nós temos álbum físico, daqueles bem grandes, um álbum por ano. Mas se você não tem álbum físico tudo bem, tire um tempo em família para reverem as fotos do ano no computador, no celular, nas redes sociais, em algum lugar que você deixa as fotos. Conversem sobre as fotos, sobre acontecimento, as coisas que aconteceram, divirtam-se relembrando.

  • Jogo da gratidão

Que tal aproveitar um tempo com a crianças e jogar o jogo da gratidão? Você precisar ter um clássico jogo de Pega Varetas e começar a jogar da forma normal, segura todas as varetas na sua mão e deixa elas caírem, cada jogador tem que tirar uma vareta da pilha sem mexer nas outras, quem tiver mais varetas no final ganha o jogo.

A diferença fica na parte das cores da vareta, cada vareta que for tirada tem que se falar algo pelo que é grato, cada cor significa alguma coisa (tem essa lista básica, mas você pode mudar):

  • Vermelho: Pessoas que você é grato por
  • Laranja: Você é grato por qual lugar
  • Verde: Por qual comida você é grato
  • Azul: Por qual “coisa” (material) você é grato
  • Roxo: Você é grato por

As crianças são muito criativas na hora de dizer as coisas pelo que são gratas, e vocês podem passar momentos muito divertidos com esse jogo! Adorei essa ideia do jogo do teachbesideme!

jogo-gratidao
imagem: teachbesideme
  • Eu sou grato por você – Presente

Uma ideia que vi no preschoolpowolpackets é a criança fazer presentes de ” Eu sou grato por você” para a família e a família pode fazer um presente para ela também.

Você vai precisar de:

  • papelão cortado em formato de coração
  • uma fita para colar na ponta e ser a alcinha para poder pendurar o coração depois
  • pedaços de tecido ou papel e cola para cobrir todo o coração

Com seus filhos vão adorar fazer esse presente!

presentes-de-gratidao
imagem: preschoolpowolpackets

Decorando a casa

Que tal aproveitar e fazer um quadro novo par sua casa? Você pode deixar o quadro nessa semana perto da árvore/pote da gratidão. Esses 3 modelos a baixo são gratuitos, é só baixar e imprimir!

  1. Thank You God
  2. Aprecie as pequenas coisas
  3. Be Thankful

Você pode arrumar um cantinho na sua casa, nessa semana especial, para deixar a árvore, o livro, o álbum, o quadro e também um porta retrato da família. Assim seu pequeno vai estar sempre visualizando o cantinho da gratidão, e pode ir ali sozinho pegar o livro, o álbum. etc…

E depois pode deixar o quadro enfeitando alguma parte da sua casa para lembrarem sempre de serem gratos!

E agora um pouquinho da nossa semana da gratidão:

  • Na estante da semana tem: – Um quadro de árvore, com folhas para escrevermos os motivos pelo que somos gratos e colarmos na árvore.
    – Uma foto da família.
    – O livro da gratidão (que já falei dele mais a cima)
    – O brinquedo que a Isa mais gosta (no momento) Polly.
    – O jogo da gratidão com o clássico pega vareta (falei dele a cima também)
    – Álbum do ano da família, ele não está completo (ainda estou fazendo), mas tem muita coisa boa ali para relembrarmos em família.
    – Uma cruz e aquarela para ela pintar, lembrando que devemos ser gratos em tudo ao Deus que nos ama.
    – Folha para a Isabela desenhar algo pelo qual ela é grata.
    – Rolos de papel higiênico para criar a nossa família.
  • Essa árvore da gratidão para baixar você encontra aqui em landeeseelandeedo
  • E a criação da família em rolo de papel higiênico.
    Algo tão simples, que minha filha adora… adora fazer e adora depois ficar brincando com esses bonecos. ??  Da esquerda para a direita: Isabela, a irmãzinha Elisa que vai chegar em breve, o papai, a mamãe e o nosso gato.??? Ela recortou, colou, desenhou, fez tudo, adorei nossa família.

Para comprar O livro da Gratidão acesse: