Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para dar ainda mais incentivo para as mulheres que têm um negócio próprio, separamos algumas histórias de sucesso e inspiração.

O empreendedorismo materno está totalmente ligado à prática de mães que criam e administram seus próprios negócios enquanto cuidam de seus filhos e ainda separam um tempo para fazer o gerenciamento das demandas do lar. 

Esta é uma tendência crescente em muitas partes do mundo, à medida que mais mulheres buscam equilibrar suas responsabilidades familiares com suas aspirações profissionais. Para termos ideia da grandiosidade deste assunto, segundo dados do Sebrae, mais de 10 milhões de negócios no Brasil tem à frente mulheres, sendo que um pouco mais da metade do número de mães.

Veja algumas histórias de inspiração e sucesso quando falamos sobre empreendedorismo materno:

Uma das principais razões pelas quais muitas mães optam pelo empreendedorismo é a flexibilidade que ele oferece. Ter um negócio próprio que seja, por exemplo, abrir uma loja on-line com marcas famosas ou outros tipos de negócios virtuais lucrativos, permite que elas definam seus próprios horários e priorizem suas responsabilidades familiares conforme necessário.

Além disso, o empreendedorismo materno é uma oportunidade de uma fonte de renda adicional para diversas famílias, ajudando as mães a contribuir financeiramente enquanto permanecem em casa para cuidar de seus filhos. Isso pode, também, proporcionar um senso de independência e realização pessoal. 

Se você quer entrar no segmento de empreendedorismo materno, não pode deixar de conhecer algumas histórias de pessoas famosas que deram certo.

 

empreendedorismo materno
Imagem de Adam Winger no Unsplash

1 – Ana Hickmann

A apresentadora do programa Hoje em Dia, na Record, é uma referência de mãe e mulher empreendedora. Afinal de contas, Ana Hickmann tem diversas empresas, inclusive, com marcas que levam o seu nome. 

Ela lançou sua própria marca de moda e acessórios, que inclui óculos, relógios, calçados e bolsas. Sua linha de produtos é comercializada em lojas físicas e online, e tem uma forte presença no mercado nacional e internacional. Além disso, ela possui o Instituto Ana Hickmann, que é uma escola profissionalizante no segmento de beleza.

Ana começou a sua carreira aos 15 anos e não parou mais. Ela é mãe do Alezinho, como é conhecido o filho da empresária. 

2 – Luiza Helena Trajano

Luiza é a fundadora de uma das maiores lojas de varejo do Brasil, o Magazine Luiza. Sua veia empreendedora é de família, já que todos começaram cedo neste segmento. Ela é mãe de Frederico Trajano, que é o diretor-executivo do Magazine Luiza.

Sua trajetória e contribuições para o mundo dos negócios a tornaram uma das figuras mais influentes e respeitadas no cenário empresarial brasileiro.

Luiza Helena Trajano faz parte da terceira geração da família fundadora do Magazine Luiza, que foi criado em 1957 em Franca, interior de São Paulo. Sob sua liderança, a rede de magazine passou por uma significativa expansão e modernização, tornando-se uma das maiores varejistas do Brasil, com uma grande presença em todo o território nacional e muito forte no comércio eletrônico.

3 – Cristina Junqueira

Ela é uma empreendedora brasileira conhecida por ser co-fundadora e vice-presidente do Nubank, uma das maiores fintechs da América Latina. Sua trajetória e contribuições para o desenvolvimento do “roxinho” a tornaram uma figura proeminente no cenário empreendedor brasileiro.

Cristina tem duas filhas e chegou a contar que, quando descobriu a primeira gravidez, ficou muito assustada. Afinal de contas, ficou com medo de não dar conta de todas as demandas. 

Porém, o vimos é o contrário, não é mesmo? Cristina é uma empreendedora visionária e líder inspiradora que desempenhou um papel fundamental no sucesso do Nubank e na transformação do setor bancário no Brasil. Por esta razão, é grande defensora do empreendedorismo feminino e da diversidade de gênero no ambiente de trabalho. 


Aproveite e confira:


Como dar o primeiro passo para o empreendedorismo materno

Saber que outras mães conseguiram se tornar grandes empreendedoras dá um ânimo, não é mesmo? Porém, dar o primeiro passo para o empreendedorismo pode parecer desafiador, mas com a abordagem certa e a preparação e o investimento em um bom planejamento de marketing digital de forma adequada, é possível começar com confiança.

A primeira coisa a ser feita é a identificação das suas paixões, interesses e habilidades. Anote em um papel todas as atividades que você goste de fazer e que possam ser transformadas em um negócio. Considere também suas habilidades profissionais e pessoais que podem ser aplicadas em um empreendimento.

Com isso em mente, será mais fácil começar a sua vida empreendedora materna. 

Deixe uma resposta

close