Papo de mãe

Empreender e maternar: como você pode fazer os dois ao mesmo tempo com mais leveza?

A maternidade traz muitas mudanças na vida de uma mulher. Conciliar este momento de mãe com a etapa de empreender, pode não ser tão fácil, mas é possível. Daremos algumas dicas neste texto.

Imagem de Wren Meinberg no Unsplash

Muitas mulheres, principalmente, depois que tiveram filhos partiram para um outro lado da sua profissional para ter mais tempo com os seus pequenos. Porém, conciliar a maternidade com uma vida empreendedora pode ser um desafio. Por esta razão, falaremos um pouco como deixar as duas partes mais leves. 

De acordo com dados do Sebrae, um pouco mais dos 10 milhões de negócios, no Brasil, tem à frente mulheres, sendo, deste número, 52% delas são mães

Conseguir conciliar a sua empresa com a vida de mãe pode ser um pouco cansativo, mas é legal olharmos para o lado positivo. Afinal de contas, você terá mais tempo para ficar com os seus pequenos, acompanhando, inclusive, o crescimento. Então, os momentos “pesados” podem se tornar leves quando paramos para pensar nos benefícios de empreender. 

Os dois pontos precisam de muita atenção e, por isso, é importante você aprender a fazer a divisão correta para não dar mais foco em para um lado do que para outro. Então, quer saber como fazer isso? Te ajudaremos. 

Conciliar maternidade com empreendedorismo pode ser um desafio, mas é possível

Independente do segmento escolhido para empreender, seja ter uma franquia de cosméticos lucrativa ou até mesmo investir em produtos consignados para revenda, o esforço necessário será o mesmo. 

Mas para que tudo dê certo, o indicado é ter bastante equilíbrio, já que muitos obstáculos podem aparecer, principalmente, na maternidade e se for o primeiro filho. Bora saber como conciliar as duas coisas?

1 – Seja flexível  

A flexibilidade pode deixar os dois lados mais leves. Então, por exemplo, se você teve que, por algum motivo, se dedicar com o seu filho um pouco mais. Tente, depois, compensar este tempo com os assuntos que precisam ser resolvidos pela empresa. 

Esta oportunidade de ser a única responsável pelos seus horários é uma das grandes vantagens de ser uma mãe empreendedora. 

Só tome cuidado para não deixar o tempo maior, sempre, de um lado. O ideal é saber dar equilíbrio ao seu tempo. 

2 – Aproveite o tempo de descanso das crianças  

Se o seu filho acabou de nascer ou ainda é bem pequeno, o tempo de descanso ainda é mais disciplinado. Então, aproveite este momento para dar um “gás” nas pendências que precisam ser resolvidas. Assim, quando a criança acordar, você poderá dar a atenção necessária. 

Porém, é importante tentar estabelecer horários de trabalho. Assim, tanto a sua empresa como os seus filhos serão bem cuidados. 

3 – Tenha paciência  

A dupla rotina, por muitas vezes, vai se tornar pesada. Mas é essencial para ter sucesso dos dois lados que você seja perseverante. A chegada de uma criança, mexe muito com a vida de uma mulher. Por esta razão, se ela ainda é uma empreendedora, vai precisar de equilíbrio nos momentos difíceis. 

Se achar necessário, conte até 10, respire, saia um pouco do ambiente para dar um tempo de o “estresse” dar uma acalmada. Não aja com impulso para não se arrepender depois. 

Paciência e perseverança podem ser a chave do sucesso da sua empresa e da sua vida como mãe. Se o seu sonho é ser empreendedora, é este desejo que precisa te mover no dia em que as coisas não parecem estar muito bem. 

4 – Separe um espaço na sua casa para o escritório  

Não dá para deixar tudo bagunçado ou até mesmo trabalhar com um notebook na cama. Para você gerir, da forma correta, a sua empresa de cosméticos, por exemplo, é essencial que tenha um espaço na sua casa em que será dedicado para o seu momento “empreendedora”. 

Se a sua casa não for muito grande, uma mesa no seu quarto para colocar o computador já resolve. O ideal é que a sua cabeça esteja condicionada que aquele lugar é para trabalhar. Desta forma, as coisas irão fluir melhor. 

O que você achou destas dicas para conciliar a maternidade e a vida de mãe empreendedora? Aproveite as vantagens de poder empreender e cuidar do seu filho, sem precisar terceirizar o seu papel como mãe. 

Nos momentos mais difíceis, pense nos benefícios para não desistir. Como empreendedora, além de gerir seu próprio negócio, com o lucro financeiro você também pode investir em itens que melhoram a qualidade de vida da família, como viagens, passeios, plano de saúde, educação, entre muitos outros.

Então, você já começou a empreender?  Escreva nos comentários como é a sua rotina. 

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás