5 dicas para voltar ao mercado de trabalho após ter filhos

Depois do nascimento do filho, muitas mulheres têm dificuldade de voltar ao mercado de trabalho. Se este é o seu caso, fique de olho nas dicas que daremos neste artigo.

Imagem: unsplash.com

Uma das maiores dificuldades de uma mulher depois de ter filhos é voltar ao mercado de trabalho. Afinal de contas, além das responsabilidades aumentarem, dependendo do tempo que ficou afastada, a mulher já não tem mais os mesmos contatos. Por este motivo, daremos algumas dicas sobre este assunto. 

A primeira coisa que você deve fazer é identificar em qual local no mercado de trabalho você gostaria de estar. Desta forma, será mais fácil chegar ao objetivo. Uma das boas coisas dos últimos tempos, é que com o crescimento do trabalho em home office crescendo, a volta ao mercado de trabalho após ter filhos pode não ser tão difícil. 

Conheça as principais dicas para voltar ao mercado de trabalho após ter filhos

Depois que você conseguiu fazer a identificação em qual área gostaria de atuar, fica um pouco mais fácil de entender como será a sua volta ao mercado de trabalho. Porém, se você está com dificuldades, não precisa ficar insegura porque existem diversas opções que podem facilitar este processo. 

1 – Aposte na venda online

Já pensou em pegar as roupas, os brinquedos e os acessórios que os seus filhos não usam mais e ganhar dinheiro? Pois é! Então, que tal entender como montar um brechó online? Mesmo que você não tenha tanta experiência no assunto, não precisa ficar insegura porque existem, inclusive, diversas plataformas prontas que apenas pedem para você cadastrar os produtos que serão vendidos. 

Só uma dica importante! Se você optar por usar os marketplaces, só fique de olho nas taxas que deverão ser pagas. Afinal de contas, o seu negócio online precisa dar lucro. 

2 – Atualize o seu currículo e volte a fazer contatos

O famoso networking é um dos pontos-chave para voltar ao mercado de trabalho após ter filhos. Se chegou o seu momento, atualize o currículo e entre em contato com as pessoas que você teve contato na época em que estava trabalhando. 

Mesmo assim, faça o cadastro em plataformas especializadas em busca de vagas e use redes sociais como, por exemplo, o LinkedIn tanto para fazer contatos como para encontrar uma oportunidade. 

3 – Produza conteúdos na internet

Outra dica que pode te ajudar a voltar ao mercado de trabalho após ter filhos é a publicação de conteúdos na internet. Se você tiver aptidão para esta sugestão, poderá aproveitar este “momento de mãe” para ajudar outras mulheres que estão passando pelo desafio da maternidade. 

Os conteúdos podem ser publicados no YouTube, por exemplo, e o seu ganho pode acontecer via monetização realizada pela plataforma ou até mesmo você pode buscar por marcas que queiram patrocinar o seu vídeo tanto como uma permuta quanto no formato de branded content.

Porém, se gravar e editar é um problema para você, as redes sociais também têm um grande potencial para quem quer ganhar dinheiro produzindo conteúdo. Neste caso, não precisa ser um conteúdo muito elaborado. 

4 – Invista em alguns cursos para atualização

Dependendo do tempo que você ficou parada, a necessidade de fazer alguns cursos para se atualizar na área em que deseja voltar a trabalhar pode ser importante para que a sua recolocação aconteça de forma mais rápida. 

Por esta razão, para facilitar, busque por opções online e que irão agregar ao seu currículo. É normal ter que passar por uma atualização depois de um tempo parada. 

5 – Tenha proatividade

A nossa última dica é que você não deve ficar parada esperando a oportunidade cair no seu colo. Tenha atitudes em direção da decisão que você escolheu para voltar ao mercado de trabalho após ter filhos. 

Não fique desanimada caso receba alguns “nãos”. É bem normal e este é o momento de você buscar pelo “sim”. Portanto, seja também resiliente, se necessário. 


Aproveite e confira:


Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás