Papo de mãe

4 dicas para aumentar a produtividade home office quando se tem uma criança em casa

Ter que trabalhar e ainda cuidar dos filhos é um desafio, não é mesmo? Por este motivo, daremos algumas dicas de como melhorar a produtividade home office quando se tem uma criança em casa. 

O trabalho de home office é uma realidade para muitas mães brasileiras. E fazer uma reunião, por exemplo, e cuidar dos filhos, ao mesmo tempo, pode ser um grande desafio. Por isso, falaremos neste texto alguns pontos que te ajudarão neste desafio. 

Nos últimos anos, o home office cresceu e mudou um pouco a rotina de muitas pessoas. De acordo com um relatório elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), 33% das empresas ainda trabalham no esquema de home office

Porém, é essencial estabelecermos algumas regras para que tudo se encaixe e o home office não vire um grande problema para você. 

Separamos dicas para aumentar a produtividade home office quando tem uma criança em casa

Principalmente para quem é mãe, a dificuldade de trabalhar em casa pode ser ainda maior porque os pequenos acabam procurando mais e querendo atenção, não é mesmo?

Anote aí!

1. Separe um lugar da sua casa para trabalhar

Como o home office, dependendo do caso, aconteceu sem muito planejamento, muitas pessoas acabam tendo que se adaptar dentro de casa e passaram a utilizar a mesa de jantar, por exemplo, como escritório. 

Isso pode atrapalhar um pouco a sua rotina. Afinal, as crianças podem querer brincar na sala ou até mesmo assistir a uma televisão e isso pode atrapalhar a sua concentração. 

O ideal é ter um local separado, se possível, em um quarto que não seja aquele que você dorme para fazer de escritório. Porém, se você não tiver um local disponível, não tem problema. Só de ter uma mesa direcionada para trabalhar em lugar da casa que, se precisar ficar sozinha, dará certo, já vai ajudar muito na produtividade.   

2. Estabeleça horários de trabalho

Se a sua carga horária de trabalho não tem horário de entrada e saída, é essencial que você tenha o período que ficará dedicado ao trabalho. Claro, que uma das vantagens de estar em casa é a flexibilidade de horário. Porém, regras são essenciais para que a produtividade não seja afetada. 

Isso vale principalmente no caso de você ter um negócio online, onde é sua própria chefe, porque se ficar se descuidando da rotina, não poderá ter grandes ganhos.

Por exemplo, como pela manhã os pequenos estão dormindo, aproveite, se possível, para adiantar algumas pendências ou atividades. Afinal, uma casa em silêncio é mais fácil de se concentrar, não é mesmo?

Ah! Separe um horário para o almoço. E, se o seu filho ainda tira sonecas à tarde, opte por fazer reuniões neste período, pois será mais certo de que não será interrompida. 


Aproveite e confira:


3. Plano de atividade

Tenha em mente planos diários para que as crianças consigam se distrair no período em que você estiver trabalhando. Imprima desenhos para eles pintarem, tenha massinhas para que possam usar a criatividade, coloque um desenho para eles assistirem na TV, dentre outras opções que farão com que os pequenos não se sintam ociosos. 

Com as crianças “ocupadas” será mais fácil de se concentrar e executar o trabalho. Se você mora em condomínios, verifique se não tem atividade acontecendo para as crianças, principalmente, em períodos de férias escolares é comum ter brincadeiras diferenciadas em prédios. 

Caso no seu prédio não haja nada para as crianças, aproveite para dar a dica ao síndico. 

4. Pare um pouco para dar atenção

Se ficarmos o tempo todo no computador sem dar atenção para nossos filhos, podemos causar um grande stress. Por este motivo, para aumentar a produtividade home office quando se tem uma criança, em casa o ideal é dar algumas pausas, principalmente, quando eles solicitam. 

Desta forma, rapidamente podemos suprir a necessidade deles e podemos voltar ao trabalho sem nenhum problema. As crianças precisam da nossa atenção, principalmente, porque somos mães. 

Então, estabeleça momentos, sempre que possível, para dar uma pausa e até mesmo ir brincar um pouco com elas. Momentos rápidos já fazem toda a diferença para elas. 

Conte para gente nos comentários qual é o seu maior desafio no trabalho home office. 

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini
Tags: home office

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás