Natal: Ensinando o verdadeiro significado e ideias de calendário do advento

Comércio bombando, todos dizendo que o espírito natalino está no ar, mas longe dos holofotes das mídias e propagandas dessa época se encontra o verdadeiro sentido do Natal, que não tem nada haver com papai noel, renas voando, neve caindo, milhões de presentes em volta de uma árvore, e gastos exorbitantes.

Há mais de 2000 anos atrás nascia o Salvador, Jesus Cristo, o Messias. O Natal nada mais é que o “aniversário de Jesus”, embora os historiadores e pesquisadores não consigam precisar a data exata do seu nascimento, instituiu-se ao longo da história que esse é o dia do nascimento de Jesus, uma data simbólica, sim.

A data pode ser simbólica, mas o significado que ela carrega em nada tem de simbólico, o nascimento de Jesus marca a história da humanidade, de uma era sem esperança, sem perdão, sem vida eterna, e somos transportados para uma nova esperança, para a vida e para o perdão, o sacrifício de Jesus, ao deixar de lado a eternidade e toda a sua soberania para se tornar um menino, um bebê frágil, uma criatura, um homem com todas as fragilidades humanas, mas que carregava em si mesmo a reconciliação da humanidade, então o nascimento de Jesus é o marco do amor do Pai ao dar ao mundo seu único filho, para que tivéssemos a vida eterna através da morte dele.

A simbologia passa longe, porque quando comemoramos o nascimento de Jesus, ou seja, seu aniversário nos lembramos do seu grande e imenso amor por nós. E esse significado real e vivo, deve ser ensinado, lembrado, vivenciado por todas as gerações, e isso cabe a nós pais, transmitirmos esse legado, esse ensino para os nossos filhos.

Não creio que isolar nossos filhos do mundo nessa época colabore, ou fugir de enfeitar a casa, ou comemorar um jantar/almoço em família com a narrativa de que isso seria hiprocrisia, ou que não é assim que se deve comemorar o nascimento de Jesus, etc.

As crianças não entendem dessa forma, elas terão muitos anos para formar seus pensamentos de forma mais concreta e entenderão a cada ano um pouco mais sobre a grandiosidade escondida nessa época, mas a nossa parte é tornar esse ensino leve, agradável, prazeroso, porque é assim que devemos comemorar um aniversário, com festa, com alegria, com amigos e familiares ao redor da mesa, celebrando juntos a vida, e portanto fazemos da mesma forma o aniversário de Jesus: enfeitamos a casa, fazemos comidinhas gostosas, convidamos amigos e familiares para se juntarem conosco nessa celebração de vida e amor, do nosso amado Jesus.

Crianças são lúdicas, e como tais elas amam brincadeiras, atividades, enfeites, presentes, elas amam festa e alegria, então uma boa dica para marcar a vida dos nossos pequenos nessa época tão importante e ao mesmo tempo tão bombardeada de mentiras e enganos, é transformarmos esse dia numa grande celebração.

Uma idéia muito bacana, que ajuda as crianças a entenderem ponto a ponto, o significado real do Natal é o que chamamos de ADVENTO de NATAL. Um calendário aonde fazemos uma contagem regressiva dos dias, desde o dia 01 de Dezembro até o dia 25 de Dezembro, que seria o nascimento de Jesus. Então dia a dia, começando pelo dia 01 de Dezembro, vamos contando a história de como foi o nascimento de Jesus, fazemos atividades voltadas para a memorização e fixação da história, abordamos todos os elementos envolvidos (estrela, animais, pastores, estábulo, etc.) e finalizamos com o grande dia do nascimento de Jesus.

Algumas ideias de confecção para Calendário do Advento de Natal:

  • rolinhos de papel higiênico com a numeração de 1 a 25, dentro de cada rolinho tem uma atividade proposta para aquele dia;
  • forma de cupcakes com papéis decorativos em cada espacinho de bolo, dentro de cada espacinho uma atividade proposta para ser realizada naquele dia;
  • prendedores de roupa, com numeração, cada prendedor corresponde a uma atividade a ser realizada para cada dia;
  • um varal com cartões enfeitados, atrás de cada cartão ou dentro de cada envelope uma atividade proposta;
  • um pote de vidro com envelopes dentro com a numeração de 1 a 25 correspondendo a cada atividade diária.

Algumas dicas de atividades para serem feitas durante o Advento de Natal:

  • Montar a árvore de Natal;
  • Preparar/ Montar um presépio ;
  • Enfeitar a casa;
  • Fazer uma guirlanda para colocar na porta de entrada da casa;
  • Prepararem bolachinhas de Natal para presentear amigos e familiares;
  • Fazer cartões de Natal;
  • Verem um filme sobre o nascimento de Jesus;
  • Lerem livros que contem sobre o nascimento de Jesus;
  • Pintarem desenhos sobre o nascimento de Jesus;
  • Criarem enfeites para a árvore de Natal;
  • Recriarem uma manjedoura;
  • Aprender uma música natalina de Jesus;
  • Separar itens para doação;
  • Fazer algum passeio na sua cidade que tenha decoração natalina;
  • Jogos em família;
  • Fazer cartões para os familiares/amigos;
  • Incentivar as crianças a ensaiarem um teatro de Natal;
  • Decorar um versículo, referente ao nascimento de Jesus.

Trabalhar cada elemento do nascimento de Jesus em um dia, ajuda a memorizar melhor a história e carrega ela com mais significado também.

Por exemplo: trabalhar o elemento “Estrela de Belém” explicar o significado da estrela na história do nascimento de Jesus e depois confeccionarem uma estrela juntos.

E assim pode ser feito com cada elemento separadamente da história: presentes levados a Jesus, os pastores, a manjedoura, Maria, José, etc.

E claro também pode ser trabalhado a história como um todo a cada dia. Fica a critério da criatividade, disposição e interação das crianças. O mais importante é que elas aprendam desde cedo o real significado do Natal, e certamente elas carregarão isso para a vida, marcando suas histórias e a forma como enxergarão e lidarão com essa época ao longo de suas vidas.


Aproveite e confira:


Algumas ideias de como você pode montar o calendário do advento:

Calendário do Advento com envelopes. Imagem: criandocomapego.com
decoração de natal
Calendário do advento em varal. Imagem: dicaspaisefilhos.com.br
Ideia de calendário de advento. Imagem: namoradacriativa.com
ideias de calendário do advento
Ideia de calendário do advento com caixas de fósforo. Imagem: dicasmiudas.com.br
Usando sacolas de papel para o advento de Natal. Imagem: revistacrescer.globo.com
decoração de natal
Ideia de decoração usando o calendário de advento.
Imagem: casatreschic.blogspot.com
Linda ideia de calendário do advento. Imagem: somelhora.com.br
natal: ideias de calendário do advento
Usando imagens para fazer o advento.
Imagem: paiscriativos.blogspot.com.br
ideias de calendário do advento de natal
Inovando na criação do calendário do advento. Imagem: themerrythought.com
livros de presente no natal
Livros de presente no calendário do advento. Imagem: hometalk.com
reciclando caixinhas para decoração de natal
Caixinhas para colocar itens. Imagem: prosademae.blog.br

close