7 dicas para ensinar o verdadeiro significado do Natal para as crianças

Natal é muito mais do que ganhar presentes e fazer uma festa, aqui em casa queremos passar para nossa filha que Natal é muito mais que esse comércio.

Ela ainda é pequena (1 ano e meio) mas já conseguimos fazer algumas coisas, como ir explicando sobre o nascimento de Jesus através de livros pop-up, que chamam bastante a atenção da criança, ou também através de bonequinhos tipo lego, playmobil e outros. Além disso temos um presépio junto da árvore, onde também aproveitamos para contar a história, assistimos um vídeo curto (que está bem em baixo no post) e sempre que vamos a algum shopping com as mega decorações de Natal também aproveitamos para conversar sobre esse momento.

Mas já me preparando para os anos seguintes, quando poderemos fazer mais atividades, preparei esse post para compartilhar algumas ideias!

Veja agora as 7 dicas para ensinar as crianças sobre o verdadeiro significado do natal:

  • Aproveite os momentos

    A época do Natal começa a chegar e as lojas ficam cheias de enfeites de Natal, aproveite esses momentos para conversar sobre o Natal, explique sobre a decoração, sobre a troca de presentes e principalmente sobre o verdadeiro significado do Natal, não deixe isso só para o dia, ou para a ceia de Natal, prepare a criança para chegada desse dia especial.

  • Calendário do Advento

    Você pode preparar um Calendário do Advento, que é um calendário que vai contando os dias que faltam para o Natal a partir do primeiro dia de dezembro. As crianças menores não tem muita noção da passagem de tempo, então visualizando através do calendário se torna mais fácil entender quando tempo falta para a chegada do Natal. E para cada dia do calendário você pode colocar uma atividade, como fazer um enfeite para a árvore, criar um presépio, separar objetos para doação, ouvir música de natal e etc…

  • Atividades preparatórias

    Durante o ano mesmo você pode ter vários momentos para ensinar a criança sobre o significado do Natal. Dependendo da idade dela você pode fazer isso aos poucos, trabalhar um tópico diferente por mês ou ano, como por exemplo, trabalhar sobre a história do bebê Jesus, depois sobre Jesus quando criança, depois sobre seu ministério e enfim sobre a morte e ressurreição (tema da páscoa).

  • Feedback

    Para saber o que a criança está entendo sobre o Natal peça que ela faça desenhos ou escreva um texto sobre um episódio da vida de Jesus ou o significado do seu nascimento, se tiverem irmãos eles podem fazer um teatrinho também. Essas atividades servem para você saber se ela está com alguma dúvida em algum aspecto do Natal ou não.

  • Cinema em casa

    Todo mundo adora um cineminha né? Escolha uma data para a sessão de cinema em casa, escolha um filme que fale sobre o Natal mas que esteja de acordo com os princípios que você quer que a criança assimile. Cuide para que o filme seja de linguagem adequada à faixa etária da criança. Faça um cartaz sobre a sessão de cinema e sugira que a criança convide seus amigos para essa a atividade. Faça muita pipoca, suco e docinhos para esse momento. Depois do filme você pode conversar com as crianças sobre o que entenderam, como e o que podem aplicar em suas vidas e a relação com o verdadeiro significado do Natal.

  • Seja exemplo

    Nessa época que todo mundo fala em mais amor, demonstre mais amor, mas não só no Natal, comece agora no Natal e vá pelo ano todo demonstrando amor, não só pela sua família (mas claro, principalmente para sua família), mas também para as pessoas ao seu redor. Ajude quem precisa, não precisa ser financeiramente, pode ser ajudando alguém a carregar as compras, a atravessar a rua, dando um abraço em quem precisa, pequenos gestos também demonstram amor.

    E algum tempo antes da chegada do Natal, planeje um tempo com as crianças para prepararem juntos uma lista de pessoas em necessidade, famílias conhecidas ou não. Envolva as crianças nas ações e preparativos, podem separar roupas e brinquedos para doação.

    Leve em consideração a faixa etária das crianças para preparar essas atividades.

  • Vídeo curto

E agora essa última dica é sobre esse video: O Primeiro Natal, contado pelas crianças. Lindo, ótimo para você assistir com seus filhos pequenos!

Gostaram das dicas de hoje? Para mais dicas sobre Natal acesse:

Para mais dicas sobre educação infantil acesse: