Fraldas de pano – vantagens e desvantagens das Fraldas ecológicas

As fraldas já passaram por algumas mudanças, primeiro elas eram de panos, depois por volta da década de 80 as fraldas descartáveis chegaram ao Brasil e revolucionaram o mercado, no entanto hoje após décadas de seu consumo, as fraldas de pano repaginadas estão voltando ao mercado e aderindo cada vez mais adeptos desse estilo de vida mais natural. Mas quais os motivos que tem levado a tantos pais abrirem mão da praticidade das fraldas descartáveis e optarem pelas fraldas de pano?!

Vantagens e desvantagens das Fraldas de Pano. Imagem pt.depositphotos.com

Um dos principais motivos é a questão econômica, pois estima-se que uma criança use em torno de 5.000 fraldas descartáveis ao longo da sua vida, como a idade do desfralde varia de criança para criança essa contagem também pode variar para mais ou para menos.

Mas o fato é que o investimento é realmente muito alto, e as fraldas com melhor absorção e conforto também são as mais caras e isso faz com que o investimento fique cada vez mais alto.

Outro motivo é referente ao conforto do bebê, pois a composição das fraldas descartáveis tem como principal matéria-prima o petróleo, rico em carbono que é utilizado para a produção de plásticos como o polietileno e o poliacrilato de sódio, ambos compostos químicos são os principais utilizados na fabricação das fraldas descartáveis. Esses compostos por sua vez ficam em contato direto com a pele do bebê que podem ocasionar alergias e assaduras.

Ao contrário das fraldas de pano que são confeccionadas a base de algodão, diminuindo as chances de alergias tópicas na pele sensível do bebê.

E na mesma linha do motivo citado acima, ambos compostos que são utilizados na fabricação das fraldas descartáveis ( polietileno e o poliacrilato de sódio ) demoram em torno de 250 a 500 anos para se decompor na natureza. Então estima-se que uma quantidade absurda de fraldas, em torno de 18 mil milhões são descartadas e depositadas em lixões e aterros sanitários no mundo inteiro. Além da poluição que o seu descarte ocasiona, ainda temos a questão ambiental de consumo de matéria-prima, traduz-se que 3,4 milhões de galões de petróleo e mais de 250.000 árvores anualmente e isso falando apenas da Europa são necessárias para produção das fraldas descartáveis. I

Esses motivos citados acima, estão entre os principais a levarem os pais a optarem pela escolha de fraldas de pano ao invés das fraldas descartáveis.


Aproveite e confira:


Quais as opções que temos disponíveis de fraldas de pano:

Fraldas de pano. Imagem: pt.depositphotos.com

Os modelos de pano de antigamente com alfinetes e capas plásticas, foram substituídos por modelos mais confortáveis, biodegradáveis e também mais práticos tanto para os ajustes de tamanho, quanto conforto e absorção.

A maior parte das fraldas de pano ou ecológicas (como também são conhecidas) possuem duas partes:

Fraldas de pano ou ecológicas. Imagem: pt.depositphotos.com

Uma capa protetora e um pano absorvente que são faixas costuradas em camadas de tecidos tecnológicos e com super capacidade de absorção utilizados por dentro das fraldas ecológicas para manterem o bebê longe do contato com o xixi por várias horas. Geralmente os absorventes são de fibra natural, mas podem ser também de fibra de café, carvão de bambu, cânhamo, etc.

Para as trocas, apenas o item interno, absorvente, precisa ser lavado (podendo ser lavado na máquina) e colocado um limpo e seco no bebê. Já a capa pode ser limpa apenas com um pano úmido ou lavar na lavadora de roupa mesmo!

Assim como as fraldas descartáveis as fraldas ecológicas possuem numeração, mas também há a opção de comprar o tamanho ÚNICO. Os ajustes de tamanho podem ser feitos tanto por um elástico que fica dentro da fralda, quanto por um sistema externo de botões. Os fechos também podem variar, podendo ser de velcro ou de botões.

Detalhe importante: alguns fabricantes recomendam que a fralda seja lavada algumas vezes antes da utilização para que o pano atinja a sua máxima absorção. Antes disso, podem acontecer alguns vazamentos.

Tipos de Absorvente de fraldas de pano:

  • Microfibra: É uma faixa com 3 camadas de tecido atoalhado para colocar dentro do bolso da fralda. Tem pouco volume, alto poder de absorção e secagem super rápida após a lavagem. Ideal para uso diurno ou em combinação com o reforço noturno.
  • Fibra de café: É uma faixa com 4 camadas de tecido para colocar dentro do bolso da fralda. Tem pouco volume, alto poder de absorção, controle de odores, é antibacteriano e tem secagem super rápida após a lavagem. Ideal para uso diurno ou em combinação com o reforço noturno.
  • Carvão de bambu: É uma faixa com 4 ou 5 camadas de tecido, para colocar dentro do bolso da fralda. Tem médio volume, alto poder de absorção, é antibacteriano e tem secagem super rápida após a lavagem. Ideal para uso diurno ou em combinação com o reforço noturno.
  • Cânhamo: É uma faixa com 3 camadas de tecido para colocar dentro do bolso da fralda. Tem pouquíssimo volume, super poder de absorção e secagem um pouco lenta após a lavagem. Ideal para uso noturno, como reforço para que não seja necessário fazer troca de fraldas à noite.

(www. meubabyshop.com.br)

Vantagens das fraldas ecológicas

  • É uma opção mais ecologicamente sustentável pois não gera lixo, apenas gastos de água para as lavagens;
  • É uma opção que agride menos a pele sensível do bebê, gerando menos alergias e assaduras pois o contato com materiais sintéticos e substâncias químicas é menor;
  • Apesar do investimento inicial ser alto, o custo-benefício a longo prazo é muito maior que as fraldas descartáveis pois elas seriam 45% mais baratas que as descartáveis, já incluso nessa conta os gastos com água, energia elétrica e sabão.

Desvantagens das fraldas ecológicas

  • O investimento inicial é alto, pois é necessário adquirir sempre o dobro do que foi calculado de trocas de fraldas para um dia inteiro ou um período.
  • Não é tão prático quanto as fraldas descartáveis, que após sua utilização elas simplesmente são descartadas no lixo. É necessário lavar e as de cocô precisam ser enxaguadas prontamente.

Quantidade necessária de fraldas ecológicas

A quantidade necessária de fraldas ecológicas irá depender se a sua opção de uso for parcial ou total. Se for total, ou seja, não irá utilizar fraldas descartáveis em nenhum turno do dia, considerando que um recém nascido utiliza em torno de 12 fraldas por dia, serão necessárias 24 fraldas ecológicas (o dobro), pois assim é possível armazenar fraldas por até dois dias antes de lavar, facilitando a rotina.

Agora se você irá utilizar as fraldas ecológicas apenas em uma parte do dia (por exemplo apenas durante o dia), pensando que um bebê recém nascido faça em torno de 6 trocas de fraldas durante o dia, você precisará ter essa quantidade em dobro, nesse caso 12 fraldas ecológicas. O ideal é que se tenha sempre a quantidade dobrada do que se utilizaria de fraldas descartáveis para o período em questão. Além das fraldas também é recomendado que se tenha absorventes extras, pois estes são mais demorados para secar.

close