Jacarelvis e Amigos, um aliado na alimentação saudável das crianças

Embora a alimentação seletiva seja comum nas idades de 2 a 5 anos, esse também é um momento importante que molda os hábitos alimentares ao longo da vida. Para ter sucesso em ajudar seu filho a passar por essa fase temporária com atitudes saudáveis, muitas vezes será necessário bem mais do que regras ou um punhado de itens nutritivos na mesa. Se você adora ver os pequenos experimentando novos alimentos e aprendendo novas habilidades, pode contar com uma ajudinha extra do Jacarelvis, o protagonista da animação musical criada pelo Animar Estúdio.

Jacarelvis e Amigos, um aliado na alimentação saudável das crianças
Jacarelvis e Amigos, um aliado na alimentação saudável das crianças

“Jacarelvis e Amigos” é o desenho animado estrelado por um jacaré super estiloso e divertido que vem ajudar, de forma lúdica, mamães e papais em momentos importantes dos pequenos, como a hora de escovar os dentes, de tomar banho, de dormir, de tomar vacina, de ir à escola e claro, de se alimentar de maneira saudável.

Ainda que não seja possível prometer que seu filho pequeno nunca mais jogará seus pedaços de cenoura ou brócolis no chão, mas o Jacarelvis com toda a sua alegria contagiante certamente será uma opção primorosa que ajudará você a dar passos positivos para triunfar na hora das refeições.

Na playlist do canal Jacarelvis, no YouTube, você pode encontrar quatro desenhos animados para criar entusiasmo em torno da alimentação das crianças, sendo três videoclipes: “Papa-Tudo”, “Dá Aqui”, “Que Bom Que Eu”; e o “Curta-Fofinho”, um curta-metragem em live-action com os bonecos do personagem e seus amigos, intitulado “Vai, experimente! O bolinho da Vovó Jacarilda”.

Veja mais detalhes e curta com o seu pequenos cada um deles:

“Papa-Tudo”: Sobre os bons hábitos e alimentação saudável!

Com desenhos coloridos e musicais, Jacarelvis mostra que legumes, verduras, frutas e outros alimentos saudáveis podem deixar as crianças fortes e com muita energia para brincar, aprender e fazer com disposição todas as suas atividades. Sentados à mesa na hora certa, com seus pratinhos cheios de comida caseira, o simpático jacaré, seus amigos e outras crianças dão exemplo de bons hábitos alimentares, papando de tudo!

Veja o clipe “Papa-Tudo”:

“Dá Aqui”: Sobre como é bom o consumo de frutas!

Um clipe super divertido mostra Jacarelvis e seus amigos experimentando várias frutas. Seja em casa ou no lanche da escola, os pequenos aprendem sobre a importância das frutas na alimentação, quais as vitaminas e nutrientes elas oferecem e como são essenciais para a boa saúde. Mais ainda, os pequenos descobrem como uma sementinha pode ser plantada e se tornar uma enorme árvore frutífera. 

Clipe “Dá Aqui”:

“Que Bom Que Eu”: Uma música que ensina a agradecer, começando pela comida!

Neste clipe, Jacarelvis mostra às crianças como é importante agradecer tudo de bom que temos. Repetindo “obrigado!”, os personagens cantam agradecendo não só pela comida, mas também pela família, por ter uma casa para morar, pelos amiguinhos, pela escola, pelas brincadeiras no parquinho e até pelo tempo dedicado a elas.

Clipe “Que Bom Que Eu”:

Curta-Fofinho “Vai, Experimente! O Bolinho da Vovó Jacarilda”

Neste curta no formato live-action, Jacarelvis traz a mensagem sobre experimentar alimentos e respeitar o gosto de cada um. A historinha é ambientada em uma cozinha onde o personagem recebe seus amigos para provar o bolinho de legumes da vovó Jacarilda. Alguns gostam e outros não, mas o que importa mesmo é ser criativo e encontrar uma forma para que os pequenos experimentem um alimento antes de se recusar a comê-lo.

Curta-metragem “Vai, Experimente! O Bolinho da Vovó Jacarilda”:

O projeto Jacarelvis e Amigos

Lançado em 2014, ‘Jacarelvis e Amigos’ é um projeto de animação musical exclusivo do Animar Estúdio. A trilha sonora reúne músicas de autoria própria, com foco em temas educativos. Os videoclipes ajudam os pais na rotina diária das crianças, com atividades lúdicas que mostram que os hábitos de higiene, cuidados pessoais, alimentação, horário de dormir, entre outros, podem se tornar momentos divertidos, e que ficarão guardados na memória para sempre.

As histórias de Jacarelvis e Amigos também tratam da socialização dos pequenos no que se refere à escola, à importância de cultivar amizades, à chegada de um irmãozinho e ao carinho pelos animais. A série animada aborda, ainda, assuntos atuais como o descarte do lixo, reciclagem, consumo e sustentabilidade, podendo conscientizar as crianças, desde cedo, sobre temas ambientais.

Jacarelvis, o personagem principal, é um jacaré que usa uma peruca de topete ao melhor estilo de harmonias rítmicas como rock, blues, reggae e pop. Seus amigos coadjuvantes são a Abelhinha, o Mico-Tuco, o Hipopótamo, o Urso Polar, o Elefante, a Borboleta, entre outros.

Desde o lançamento, Jacarelvis e Amigos seguiu uma trajetória de sucesso no YouTube, tanto entre as crianças como entre mamães e papais. Em meados de 2022, o canal na plataforma já conta com mais de 500 mil visualizações e 648 mil inscritos. Face ao sucesso da animação, a produtora Animar transformou a proposta educativa em peça teatral, em parceria com a Companhia de Teatro SIA Santa, e os desenhos começaram a ser exibidos em outras mídias, como os canais pagos ZooMoo e TV Ra-Tim-Bum.

Além de Jacarelvis e Amigos, a Animar Estúdio, dos sócios Tiago Saad e André Pádua, também é responsável pela maioria dos famosos clipes da Galinha Pintadinha, em parceria com os criadores da série, e de vários outros projetos de música infantil. No ritmo de músicas do cancioneiro popular ou canções inéditas, os clipes são criados com o objetivo de apresentar a pais e filhos histórias com temas importantes para a primeira infância que, ao mesmo tempo que divertem, educam e conscientizam as crianças ajudando no seu desenvolvimento.