Gravidez semana a semana – Semana 1

Vou começar a trazer para vocês a coluna gravidez semana a semana, com várias dicas de cuidados, sintomas, formação do bebê e preparativos para sua chegada.

Agora a gente começa a contagem regressiva dos 280 dias!

Este é o primeiro dia da sua menstruação, não esqueça de anotar essa data do mês que você está tentando engravidar.

Embora a gravidez demore umas duas semanas para acontecer a data é contada a partir desse dia.

Mas você pode estar pensando, ‘como assim já na primeira tentativa eu vou engravidar?’ não. Mas você vai anotando todos os meses a data da sua menstruação, assim quando você ficar grávida você saberá contar o tempo da gestação a partir desse dia.

Tome ácido fólico, se ainda não está tomando, comece logo. Quando já se está pensando em engravidar o ideal é falar com seu médico, fazer os exames necessários e começar a tomar o ácido fólico antes de ficar grávida, ele é muito importante nas primeiras semanas de gravidez para o desenvolvimento do seu bebê.

Dica: Seja paciente! Você pode engravidar imediatamente ou pode levar alguns meses. Então relaxe!

Você vai ter bastante conteúdo para acompanhar em gravidez semana semana!

Alguns fatores que podem dificultar que você engravide.

  • Menstruação irregular ou falha pode significar que a ovulação não está ocorrendo, fale com seu médico.
  • Menstruação abundante pode ser problema causado por mioma e perda de muito sangue pode deixá-la anêmica, coisa que não é boa para o bebê, fale com seu médico.
  • Endometriose, problema que causa dor durante a menstruação, e desconforto durante as relações sexuais. Pode ser tratada, fale com seu médico.

Mas mesmo tendo algum problema com a menstruação você pode engravidar normalmente.

Monitore seu ciclo mentrual:

Isso pode ajudá-la a saber em que dia está ovulando e isso aumenta suas chances de engravidar.

Seu período mais fértil vai de  dias antes da ovulação até o dia em que a ovulação acontece. É possível engravidar até 24horas depois da ovulação.

Sabendo quando você vai ovular você pode se programar para ter relações sexuais nesse período.

A maneira mais fácil para se ter uma ideia de quando você vai ovular é contar os dias, mas isso só funciona para quem tem a menstruação bem regular.

  • Para começar marque o primeiro dia da sua menstruação. A maioria das mulheres têm sangramento de quatro a sete dias.

  • Usando o dia que você do primeiro dia de menstruação, conte 14 dias a partir desta data. Este é o dia estimado para a ovulação.

  • Para saber quando sua próxima menstruação deve começar, pegue o primeiro dia da sua última menstruação e conte 28 dias a frente. Essa será a data estimada da sua próxima menstruação.

gravidez-semana-a-semana-periodo-fertil

 

Outras formas de saber sobre sua ovulação:

  • Observar a temperatura, muco e colo do útero: método mais demorado, onde você deve manter um registro da sua temperatura basal,  do muco e das mudanças no colo do útero.  Sinais da ovulaçã0:
    Último ou penúltimo dia de temperatura do corpo baixa antes da elevação da temperatura por vários dias seguidos. Secreção vaginal parecida com clara de ovo. Colo do útero alto e macio

Como medir a temperatura basal?  Todos os dias, no mesmo horário, antes de sair cama pela manhã, comece a medição no primeiro dia do ciclo menstrual,  com o termômetro embaixo da língua. Antes de ovular sua temperatura basal provavelmente será entre 36,2 e 36,5 graus, mas dois ou três dias depois de ovular deve aumentar de 0,2 a 0,5 graus. Pois é, isso quer dizer que você só saberá da ovulação depois que ela ocorrer, mas se você manter o registro por alguns meses, poderá observação alguma variação sempre antes de ovular, e saberá quando é a hora certa.

Muco? Quando a ovulação se aproxima a secreção se torna mais transparente, viscosa e elástica, parecida com clara de ovo e mais abundante.

Colo do útero? A única forma é introduzir um dedo na vagina até sentir o fundo dela. Tente perceber qual a textura do colo do útero, antes da ovulação ele pode ter a mesma textura de seus lábios e depois da ovulação mais duro.

  • Teste de farmácia para medir hormônios: Existe um kit vendido em farmácias, tipo teste de gravidez, que reage a urina, para medir os hormônios. Esse teste da resultado positivo um dia antes da ovulação, assim você se preparar para o dia seguinte!

  • Ultrassonografias seriadas: São sequência de ultrassonografias transvaginais, que começam no período menstrual e são repetidas em intervalos de poucos dias. Assim o médico observa as alterações durante o ciclo, e assim é estimado quando a ovulação está prestes a acontecer.

Cuidando da saúde desde já:

Apesar de você ainda não estar grávida, já é bom pensar na sua saúde, para começar evite bebidas alcoólicas e pare de fumar.

Depois disso, juntando uma vida saudável com exercícios regulares, os dois juntos aumentam as chances de engravidar, lembrando que são atividades moderadas de exercícios físicos.

Mas então é isso, calcule a data provável da sua ovulação e bom trabalho! Agora é só esperar!

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

16 comentários em “Gravidez semana a semana – Semana 1”

  1. Adorei seu post, Gi!!! Sou tentante e sei o pesa das palavras “seja paciente”, ainda mais que nas duas primeiras gestações eu já descobri a gravidez com 8 semanas, não teve toda essa angustia e meses de tentativa ( já sou tentante há 7 meses).
    realmente tomar ácido fólico é importantíssimo!!!
    Beijos

  2. ótima informação para as tentantes! Na primeira semana acontece muitas coisas! Aqui descobri na 2 semana na minha primeira gestação! Bjos
    Tatty Nunes РṂe de Primeira Viagem

  3. Dicas super valiosas. Eu deveria ter me informado muito antes de engravidar, mas servir para a proxima.
    Eu sempre me esqueço de marcar o dia da mestruação, precisando mudar isso.
    Bjs
    Vivi e Isaac

Os comentários estão encerrado.

close