Livros de leitura em voz alta para crianças

Quando começar o hábito da leitura com seus filhos? Quais livros com capítulos escolher para ler? Veja aqui livros de leitura em voz alta para crianças!

O hábito da leitura em voz alta para seus filhos pode começar cedo, desde que seu bebê está na barriga, sim isso mesmo! Nunca é cedo de mais para começar a ler para seus filhos, e se seu filho não é mais um bebê, não tem problema, você pode começar agora mesmo com esse hábito, escolha um livro de um tema que ele goste e tenham momentos de leitura em voz alta, pode ser na hora do café da manha, a noite antes de dormir, no lanche da tarde, ou no momento que for mais adequado para vocês.

Além de todos os benefícios relacionados ao aprendizado da linguagem, ainda tem o benefício do tempo junto com seu filho, criando memórias, conversando sobre as histórias, explicando suas dúvidas, a leitura em voz alta traz benefícios para quem ouve e quem lê. Um momento de conexão entre pais e filhos!

Por isso hoje fizemos uma seleção de ótimos livros de capítulos para leitura em voz alta para crianças:

Urso Paddigton

Livros de leitura em voz alta para crianças
Urso Paddigton. Imagem: wattpad

É o personagem de um clássico escrito pelo inglês Michael Bond em 1958, que no Brasil já teve duas atualizações. Conta a história de um urso muito gentil e engraçado que sai do Peru em um bote salva-vidas e vai parar na Inglaterra como clandestino, levando consigo uma mala velha, um chapéu esquisito e um pote de geléia de laranjas do qual ele é extremamente apaixonado. Ele é abordado na estação de Paddington (daonde deriva seu nome), pelo casal Brown que está a espera de sua filha Judy. A Sra. Brown fica muito comovida com a situação do urso clandestino que convence o marido a dar abrigo ao urso. E assim a família Brown leva o pequenino Paddington para casa, e a partir daí a confusão e a diversão estão formadas. Muitas aventuras se seguem a partir da sua chegada na família Brown, que são registradas nos livros da coleção.

Ursinho Pooh

Livros de leitura em voz alta para crianças
Ursinho Pooh. Imagem: F5

Os livros do Ursinho Pooh são clássicos há décadas na literatura infantil. O primeiro livro “Winnie the Pooh” foi publicado originalmente na Inglaterra em 1926 pelo escritor inglês A.A. Milne (1856-1956). O livro é composto por 10 histórias independentes que trazem as aventuras do brinquedo de pelúcia, do menino Cristopher Robin, o ursinho Pooh e seus amigos: Leitão (porquinho), Ió (burro), Corujão, Coelho, Tigrão, Guru e Can. As ilustrações são lindas e as histórias cheias de ternura e docilidade. Uma leitura leve e cativante para as crianças.

Você encontra o livro Ursinho Pooh Constrói uma Casa aqui na Amazon

Beleza Negra

Livros de leitura em voz alta para crianças
Beleza Negra. Imagem: cinepop

O livro Beleza Negra é a autobiografia de um cavalo, escrito por Anna Sewell, ele foi publicado pela primeira vez em 1877 e a cada ano cativa mais e mais leitores, é um livro rico de informações sobre criação de cavalos ( pois a escritora originalmente escreveu para aqueles que trabalhavam com cavalos, como uma forma de induzir bondade, simpatia e um entendimento sobre como tratar os cavalos com dignidade), além de ser uma leitura gostosa e cativante narrando as aventuras do cavalo Beleza Negra, em todas as fases de sua vida, desde seu nascimento, infância, até sua fase adulta, ele descreve todos os donos que teve e como era tratado por cada um deles, as vezes muito bem tratado, as vezes mau tratado, afinal foi uma época em que se dependia muito da força dos cavalos, então era muito comum eles serem muito explorados.

Coleção Little House (Laura Ingalls)

Coleção Little House. Imagem: theguardian

A coleção Little House foi escrita por Laura Ingalls Wilder e conta a saga de sua família desbravando o país, como pioneiros nos Estados Unidos. O livro “Uma Casa na Floresta” foi o primeiro livro escrito por Laura Ingalls Wilder de uma coleção de 9 livros que descrevem com muita riqueza de detalhes os anos da vida de Laura junto com sua família, cujos membros tinham um espírito aventureiro e corajoso, ela conta como nasceu em 1867, numa pequena cabana feita de troncos de árvores na grande floresta do Wisconsin, EUA. Fala sobre as caçadas aos animais por alimento e sobrevivência, as comidas que eram preparadas, as roupas como eram feitas, a cultura daquela época, as casas como eram erguidas, as muitas mudanças que sua família viveu, os desafios que enfrentaram, seu amadurecimento como mulher, seu casamento e depois um pouco de sua vida de casada. Sem dúvida são livros repleto de valores e virtudes, muita coragem e altruísmo por parte de cada membro da família, pensando no bem comum. Com certeza uma leitura cativante para toda a família.

É mais difícil de encontrar, mas vale a pena colocar na sua lista de desejos da Amazon, clique a baixo:

A teia de Charlotte

A teia de Charlotte. Imagem: cinemaemcuritiba

A teia de Charlotte foi escrito por E.B.White (Elwyn Brooks White), um livro doce, simples e que mostra a prova de uma grande amizade. Conta a história de um porquinho Wilbur que nasceu na fazenda do senhor Arable, ele era raquítico e por esse motivo não cresceria muito e traria muitos gastos para criá-lo, portanto precisava ser sacrificado. A filha do Sr. Arable, Fern fica horrorizada e impede o pai de matar o porquinho, adotando-o então. No entanto Wilbur não pode permanecer na fazenda por muito tempo, portanto ele é vendido para o Tio de Fern que tem bastante espaço e assim Fern poderá visitá-lo sempre que quizesse, e assim o faz todos os dias, pega um banquinho e fica sentada fazendo companhia para Wilbur. Nessa fazenda Wilbur acaba fazendo muitos amigos, e uma das suas grandes amigas é Charlotte, uma aranha. Com a notícia de que Wilbur será morto, Charlotte começa a tecer palavras como “Belo Porco”, ” Incrível” para que as pessoas vejam o quanto Wilbur é especial e desistam assim de matá-lo. Então assim a fazenda se transforma, e todo mundo quer conhecer o tal porco incrível, assim Wilbur chega a participar de uma feira com a ajuda da sua amiga Charlotte. Um livro muito cativante, revelando a beleza de uma verdadeira amizade

Heidi 1 e 2

Heidi 1 e 2. Imagem: viajantedotemporeall

Órfã desde a mais tenra idade, Heidi vive com a sua tia. que após receber uma proposta de trabalho irrecusável, a tia é obrigada a entregar Heidi ao seu avô, um velho zangado com o mundo, vivendo isolado nos Alpes. Ao chegar ao novo lugar, Heidi com toda sua simplicidade apaixona-se de imediato pelas paisagens esplendorosas e pelos animais dos vales e das montanhas.  Com o passar do tempo conquista também  o coração do avô,  mostrando-lhe que é possível ser feliz e reencontrar a paz. Mas infelizmente essa alegria toda acaba quando a tia regressa aos Alpes e leva a menina para Frankfurt para que ela faça companhia para Clara, a filha paraplégica de um homem de negócios da época, viúvo e que vive viajando. Apesar da amizade que nasce entre as duas meninas, e de todas as coisas boas que aprende em Frankfurt, Heidi não consegue afastar as saudades do avô e dos dias felizes na montanha, assim depois de um episódio de sonambulismo, ela retorna aos Alpes para morar novamente com o avô, que a aguarda com muita alegria. Mais uma literatura, simples, doce e muito cativante, mostrando os valores e virtudes de seus personagens.

Gostou dessas dicas de Livros de leitura em voz alta para crianças?