Livros infantis que falam sobre amizade (diferenças, brigas, dividir…)

Crianças e seus amigos… sabemos que muitas vezes é complicado, a criança não quer dividir, quer brincar mas não quer, cada criança quer uma coisa diferente, as vezes as crianças são complicadas né… Por isso selecionei 8 livros onde podemos conversar sobre amizade com nossos filhos.

9 livros infantis sobre amizade e diferenças:

  • Tromba Tromba

Vamos falar sobre diferenças! Uma história simples sobre elefantes brancos e elefantes pretos que se odeiam e resolvem guerrear até se matarem. Os elefantes que não estavam de acordo com a guerra se abrigam.
Por muito tempo não se vê mais elefantes sobre a terra até que os netos daqueles elefantes que se abrigaram durante a guerra aparecem, e olha só, eles são cinzas!? E eles se dão bem… mas lógico que tem que aparecer algum motivo bobo pra começarem outra briga né? Agora é os de orelhas grandes se estranhando com os de orelhas pequenas…
Ótimo livro para conversar sobre preconceito, diferenças, tolerância e violência com as crianças.

Esse livro foi lançado pela editora Zahar e você pode comprar “Tromba Tromba”na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-preconceito

  • Não quero mais brincar

Esse livro é muito legal, tem uma história encantadora sobre amizade. Conhecemos um garoto que brigou com seu grande amigo Quentin, nisso ele começa a lembrar de seus outros vários amigos e do que cada um gosta, até que no final lembra do Quentin, nem lembra mais o motivo da briga e tudo volta ao normal.

Fala sobre ter vários amigos e que cada um é diferente do outro. Que nem sempre os amigos gostam das mesmas coisas e que as vezes até brigam, mas que logo fazem as pazes de novo e podem continuar curtindo a amizade e compartilhando ótimos momentos juntos.

Esse livro é da editora Fundamento e você pode comprar “Não quero mais brincar” na Amazon clicando aqui.

atividades-infantis-amizade

  • Dandara Seus Cachos e Caracóis

Minha filha, Isabela, prestou muita atenção nesse livro, ficou vidrada enquanto eu lia a história para ela.  Isabela tem cabelos ondulados, tem 4 anos e eu já tive que escutar ela dizer que gostaria de ter cabelo liso igual as princesas e igual o cabelo das amigas…   DETALHE… eu tenho cabelo cacheado, estou sempre com os cabelos soltos, sempre digo que o cabelo dela é lindo e ela adora usar o cabelo dela solto… mas vez ou outra vem com um papo desse, de cabelo liso e loiro.
Durante a leitura e depois rendeu várias conversas sobre o “cabelo”, sei que o “problema” não vai ser solucionado agora, mas é sempre bom conversarmos e incentivarmos as nossas filhas a se amarem do jeitinho que foram feitas por Deus, e que Deus fez as pessoas diferenças, cada uma é especial do jeito que é, e que são únicas!

Por isso achei esse livro uma ótima opção para conversar sobre as diferenças de cabelo, de cor da pele, de gostos e mais com crianças.

Os cabelos da Dandara são lindos, com muitos cachos e também caracóis, mas ela queria que seus cabelos fossem lisos, como os das princesas dos contos de fada. Quem disse que cabelos lisos são mais bonitos, Dandara? pergunta sua mãe. Os cachos e caracóis da Dandara contam a história de sua família, de seus avós e antepassados. Uma história narrada com sensibilidade e ilustrada com arte e imaginação. Um belo convite aos pequenos e grandes leitores para conhecerem sua própria história e darem valor a todas as pessoas em seus diferentes jeitos de ser e de viver!

Esse livro é da editora Mediação (ISBN: 9788577061068 2ª ed.  tem 40 páginas) e você pode comprar Dandara Seus Cachos e Caracóis direto no site da editora aqui.

livros-infantis-cabelos-cacheados

  • Raposa amiga

Arnoldo raposo amava galinhas, ao contrário de todas as outras raposas da terra que só pensam em caçar galinhas. Um dia Arnoldo raposo consegue um emprego de babá dos pintinhos da sra. galinácea, então logo ele estava cuidando de seis lindos e fofos pintinhos e estava muito feliz com seu novo emprego.

Até que… os parentes do Arnoldo raposo resolvem caçar na fazenda… E agora, o que irá acontecer? Será que o Arnoldo raposo vai conseguir proteger suas amigas galinhas e os pintinhos fofos? Mais um livro que fala sobre diferenças e que todos podem ser amigos mesmo assim.

Esse livro é da editora Fundamento e você pode comprar “Raposa amiga” na Amazon clicando aqui.

livros-infantis-amizades

  • É minha vez

Oscar e Tina estão em um parquinho, mas a amiga não está deixando o amigo brincar em nada, ela só diz que é a vez dela e nunca a vez dele de andar nos brinquedos.

Mas até que chega uma hora e Tina sente tontura no gira-gira e o amigo finalmente grita “É minha vez!” e aí agora a amiga que vai ter que esperar o Oscar andar em vários brinquedos sozinho.

Até que ele resolve ir brincar na gangorra, mas será que dá brincar na gangorra sozinho?

Esse livro é da editora Ciranda Cultural e você pode comprar ” É minha vez” na Amazon clicando aqui.

  • Mania de Rima

Guto é um menino com uma mania bem diferente. Até um dia chega uma menina nova na escola e ele fica encantado, mas também muito preocupado. Será que essa nova menina vai aceitar Guto do jeitinho que ele é, com sua mania e tudo?

Esse livro é uma graça, mais um livro para conversarmos com nossos filhos sobre as diferenças e que apesar das diferenças todos podemos ser amigos.

Esse livro foi lançado pela editora Franco e você pode saber como comprar diretamente com a autora do livro Maria Elaine Cambraia pelo instagram.

dicas-de-livros-infantis

  • É meu

Esse livro é da Coleção Toque e Sinta, então sempre onde aparece o tigre de pelúcia ele tem a textura de pelúcia, isso faz com que as crianças fiquem procurando o tigre para ficarem passando a mão.

Lulu e Nino são amigos e gostam de brincar juntos. Mas um dia o pequeno Nino não quer emprestar o seu tigre de pelúcia preferido para Lulu. (Isso quase nunca acontece na vida real né mamães?).

Mas depois eles descobrem que dividir os brinquedos com os amigos é muito mais gostoso que brincar sozinho.

Esse livro é da editora Ciranda Cultural e você pode comprar “É meu” na Amazon clicando aqui.

  • Jonnie

Jonnie, conta a história de uma aranha encantadora, mas todos os outros animais tem medo dela, acham ela nojenta, feia e perigosa. Ninguém sabe que a aranha Jonnie é apenas uma amiga, ninguém quer nem conhecer ela… e Jonnie não tem amigos…

A história é bem curta e as ilustrações bem coloridas. Isabela adorou. E foi ótimo para conversarmos sobre os novos coleguinhas que ela terá na aula.

Esse livro foi lançado pela editora Saber e Ler e você pode comprar “Jonnie” na Amazon clicando aqui.

livros-infantis-sobre-amizade

  • Será que eu divido meu sorvete?

A Isabela gosta bastante da história desse livro, ele até tem bastante páginas, são 64, mas cada página com uma ilustração fofa e com pouco texto. E a história deixa a criança curiosa para saber se o Elefante vai dividir o sorvete com sua amiga porquinha ou não.

Geraldo o elefante, está muito feliz com seu sorvete, ele adora sorvete, mas fica pensando se deve ou não dividir o sorvete com a Porquinha… será que ela gosta desse sabor, será que vai querer um pedaço, será que um sorvete a deixaria feliz? Geraldo fica pensando e tentando decidir se divide ou não o sorvete antes que ele derreta.

Livro muito divertido de ler, quero comprar os outros dessa série.

Esse livro foi lançado pela Companhia das Letrinhas e você pode comprar “Será que eu divido o meu sorvete?” na Amazon clicando aqui.

  • Eu e Você

Livro muito fofo, sensível e encantador.

O coelhinho fica falando sobre as coisas que mais gosta de fazer, como saltar, pular, dar cambalhotas, boiar, nadar, fazer castelos de areia, cavar buracos, subir a colina, descer rolando, subir em uma árvore, encher balões e muitas outras brincadeiras divertidas para fazer com seu grande e inseparável amigo, o ratinho.

Nesse livro vemos sobre a importância das coisas simples da vida e o valor de uma amizade.

Esse livro foi lançado pela editora Fundamento e você pode comprar “Eu e você” na Amazon clicando aqui.

Aproveite para comprar os livros indicados: