Miopia: Meu Filho Precisa de Óculos?

A miopia tem aparecido cada vez mais nos últimos anos, não é impressão sua. E, ainda, é muito comum em crianças e bebês também. A dificuldade em ver o que está longe é um problema sério. Saiba como identificar o problema.

Não é somente a miopia que figura entre os problemas de saúde ocular mais frequentes na fase escolar. O astigmatismo e a hipermetropia, entre outros, dividem espaço com ela. Mas o que fazer se meu filho tem dificuldades para enxergar? Vamos esclarecer as dúvidas sobre miopia agora.

Como Identificar a Miopia?

1 – Dor de Cabeça

Seu filho se queixa de dores de cabeça quando retorna da escola? Pode ser que ele esteja fazendo um esforço exagerado para enxergar o conteúdo que a professora escreveu no quadro negro.

Ou, ainda, ele pode ter dificuldades para se socializar com outras crianças no recreio por estar vendo mal. Isso o deixa inseguro.

2 – Olhos Avermelhados

Ele parece estar com os olhos irritados sempre após alguma atividade que exija muito da sua visão?

3 – Expressões Estranhas Durante a Leitura

Se o seu filho está fazendo expressões diferentes para ler, franze a testa com frequência, pode ser sinal de que ele está forçando a sua visão para conseguir ler melhor.

Esse é outro sinal de que algo não vai bem.

4 – Troca Letras

Se a miopia não permite que o seu filho consiga ler o que está escrito na lousa lá na frente, ele provavelmente irá escrever errado no seu caderno.

Isso porque irá confundir palavras e letras. Observe o seu material em busca desses erros.

Ele Tem Miopia, e Agora?  

Você só conseguirá ter certeza depois que um médico oftalmologista examine o seu filho minuciosamente. O profissional tem equipamentos precisos que podem diagnosticar com segurança a doença.

Uma vez diagnosticada a miopia, o especialista irá indicar o melhor tratamento para o seu filho.

Na maioria das vezes, a criança deve usar óculos para longe, para a correção do problema de visão. Bebês também contam com uma versão apropriada.

O médico deve avaliar cada caso e, se identificar que a criança deve fazer uma cirurgia a laser para corrigir a miopia, ele irá informar a família juntamente com todo o procedimento que será feito.

É fundamental que a criança com miopia passe por uma consulta periódica com o oftalmologista. Dessa forma, ele poderá ser avaliado em caso de progressão ou regressão do problema.

Quanto Mais Cedo Buscar Ajuda, Melhor.

Além do desconforto causado pela miopia, as crianças estão em fase de um aprendizado que é primordial para a sua vida adulta, o desenvolvimento de suas habilidades e superação das dificuldades.

Um problema que impede a sua visão pode significar menor apreensão do conteúdo, e uma vida escolar mais fraca.

Os potenciais do seu filho podem não ser revelados como deveriam. Tudo por causa da dificuldade em enxergar de longe.

Além disso, as dores de cabeça podem se tornar frequentes, e esse mal-estar implica ainda mais na capacidade de concentração do seu filho e vontade de estudar. Não poder enxergar como os amigos o desestimula a continuar.

 

As informações foram úteis para que você possa lidar melhor com a possibilidade de miopia no seu filho?

O que acha das crianças em frente à TV e ao computador? E a visão, como fica? Leia este artigo.