6 jogos que ajudam a desenvolver boas habilidades 

Já faz algum tempo que o mercado de trabalho aceitou que jogos digitais podem ser úteis em um contexto profissional. O fenômeno, chamado de “gamificação”, é uma realidade dentro das maiores empresas do mundo, o que significa que há o que se aprender com os games.

Apesar de jogos digitais ainda estarem muito associados com o público infantil, algumas das lições ensinadas por eles podem ajudar no desenvolvimento profissional de adultos.

Nesse ponto, as maiores estrelas são os jogos de gerenciamento, sobre os quais eu vou falar hoje!

1 – Frostpunk

Lançado em 2018 para as mais variadas plataformas (entre consoles, computadores e smartphones), Frostpunk coloca o jogador no papel de administrador de uma cidade que está passando por tempos difíceis, durante um inverno causado pela erupção de um vulcão.

Por conta da premissa, Frostpunk tem um apelo um pouco mais adulto. Para pré-adolescentes, adolescentes e adultos, ele oferece um gameplay rico, em que a boa gestão de recursos é a chave para a sobrevivência da sociedade administrada pelo jogador.

2 – Jogo da velha online

Brincadeira infantil clássica, o jogo da velha ganhou espaço também dentro do ambiente online. Embora o jogo pareça “infantil” sob um primeiro olhar, ele ajuda no desenvolvimento de habilidades como pensamento estratégico e memorização, úteis no contexto profissional.

O aspecto “competitivo” atribuído ao jogo também traz benefícios, tanto jogado em dupla (de maneira local ou remota) quanto disputando contra uma inteligência artificial. O aperfeiçoamento das capacidades visuais, espaciais e motoras não tem idade!

3 – Stardew Valley

Fenômeno de vendas e críticas, Stardew Valley foi criado inteiramente por um único sujeito, o desenvolvedor, designer e músico estadunidense Eric Barone (mais conhecido pelo apelido de “ConcernedApe”). O jogo se baseia na exploração e administração de uma fazenda.

Apesar dos gráficos que passam a impressão de um jogo infantil, Stardew Valley possui uma mecânica capaz de entreter adultos. O segredo aqui é a boa administração do tempo do jogador, com o objetivo final de alocar o maior número de atividades de maneira eficiente.

4 – Two Point Hospital

Jogos de gerenciamento costumam andar de mãos dadas com aqueles de simulação. Esse é exatamente o caso de Two Point Hospital, um jogo disponível para consoles e computadores que coloca os jogadores no papel de administrador de um hospital.

Através do gameplay, é possível obter lições valiosas a respeito da priorização de tarefas, gerenciamento de tempo e administração de finanças. Naturalmente, todas essas qualidades são inestimáveis para profissionais em um mercado de trabalho competitivo.


Aproveite e confira:


5 – Factorio

Alguns jogos atraem olhares imediatos através de uma aparência chamativa. Esse definitivamente não é o caso de Factorio! Dotado de gráficos modestos (mas charmosos), o grande trunfo do jogo está na maneira como seu gameplay se torna viciante.

O objetivo principal é aumentar a produção de uma fábrica. Embora existam nuances na jogabilidade, esse é um bom resumo. O Factorio contribui para o aprimoramento de características úteis na vida profissional, como o foco e a atenção a tarefas simultâneas.

6 – Game Dev Tycoon

Embora todos os jogos dessa lista contribuam para a vida profissional, Game Dev Tycoon possui o adendo de que ele também existe em um contexto profissional. Nele, o jogador é colocado no lugar de um desenvolvedor de games, com o objetivo de alavancar a carreira.

A busca pelo sucesso profissional não é fácil, e Game Dev Tycoon demonstra bem isso. Mais do que um olhar divertido sobre o mercado financeiro, ele incentiva a proatividade do jogador e a busca pela inovação nas criações, qualidades indispensáveis em qualquer carreira.

Poucas uniões são mais agradáveis do que o entretenimento e o trabalho. Ao contrário do que se pensava em décadas passadas, é possível obter conhecimentos profissionais valiosos com jogos, fazendo com o que um passatempo se torne uma ferramenta de aprendizado.