Por que se preocupar com o sono do bebê? E como estabelecer uma rotina?

dicas-sono-do-bebe

Especialista explica que uma noite tranquila de sono do bebê auxilia o desenvolvimento da criança, prevenindo doenças.

O sono dos bebês é um desafio para a maioria dos pais, muitos passam noites em claro, e não conseguem estabelecer uma rotina para o seu bebê. Uma noite de sono de qualidade é essencial para qualquer idade, mas para os bebês a importância é ainda maior.

A falta de rotina e as noites mal dormidas, geram muitas dúvidas e conflitos em relação a solução desse obstáculo. A consultoria do sono materno-infantil é uma profissão especializada no sono infantil e vem auxiliando os pais nesse desafio.

A consultora em sono infantil, Ana Paula Franz, alerta que uma noite tranquila proporciona muitos benefícios para a saúde dos bebês, pois durante esse período o organismo realiza algumas funções muito importantes, que afetam diretamente a saúde.

“Um bom sono é essencial para fortalecer o sistema imunológico, isso porque o sono estimula o hormônio do crescimento, ajudando no desenvolvimento dos mecanismos de defesa do corpo. Logo, a cada noite bem dormida para o bebê, doenças são prevenidas e a saúde é fortalecida”, explica a especialista.

O desenvolvimento da criança também é um fator importante do sono, pois é através dele que funções de crescimento e a memória dos fatos ocorridos durante o dia são resgatados, auxiliando no desenvolvimento de suas funções físicas, comportamentais, emocionais e intelectuais. Um sono saudável reflete em todas as áreas da nossa vida.

Um sono agradável e tranquilo é o desafio que muito pais enfrentam, e resolver esse impasse pode ser simples, mas é preciso estabelecer uma rotina adequada tanto para o dia quanto para a hora de dormir, logo as noites serão mais tranquilas para toda a família.

Muitos pais têm recorrido a consultoria do sono materno-infantil, um serviço especializado no sono infantil, que auxilia na construção e adaptação de uma rotina de sono de qualidade para o bebê e para toda a família. Em Santa Catarina, uma das únicas profissionais nesta área é a consultora Ana Paula Franz.

A especialista alerta que a partir dos seis meses já é possível estabelecer uma rotina com bons hábitos de sono para os bebês, e o segredo para obter sucesso, é a repetição da rotina todos os dias.

De acordo com a consultora, uma rotina ao contrário do que muitos pais pensam, não pode ser engessada. Precisa haver flexibilidade. A rotina não tem regra, ela deve ser construída juntamente com a família, de acordo com as necessidades e dinâmica de cada um.

“Tanto para as sonecas quanto para o sono noturno, é importante que a mãe crie um ritual para o bebê entender que chegou a hora de dormir. Isso causa além de previsibilidade, calma e tranquilidade na criança”, explica Ana.

Muitos pais pensam que as sonecas durante o dia são prejudiciais para o sono noturno, mas a especialista alerta que quanto mais descansado o bebê estiver, melhor será a noite de sono dele. As horas de sono variam de acordo com a idade, quando um bebê é recém-nascido, ele dorme cerca de 16 a 18hs por dia, sendo dividas entre dia e noite. Conforme vai crescendo as necessidades do dia diminuem e da noite aumentam, chegando por volta de 11 a 12hs noturnas com 1 ano de idade e 2 a 3hs de soneca no dia.

“A Sociedade Brasileira do Sono recomenda que crianças até 7 anos de idade estejam dormindo até as 20hs. Isso respeita o ciclo natural do organismo de um bebê, não o deixando extremamente exausto”, finaliza a consultora.

Quer mais informações sobre universo materno?

Mandamos conteúdos exclusivos sobre educação infantil, chá de bebê, enxoval, e muito mais!

Comente com o Facebook

comentários