Descubra se as opções de teste de gravidez caseiro realmente funcionam

Menstruação atrasada e enjoos podem ser os primeiros sintomas de uma gravidez e, ao se deparar com elas, as mulheres ficam ansiosas para saber se realmente estão grávidas. Muitas procuram por teste de gravidez caseiro para comprovar se estão ou não esperando um bebê. Porém, muitos testes caseiros não funcionam.

O que comprova a gravidez é o aumento do hormônio beta HCG no sangue ou na urina. É um hormônio glicoproteico que a placenta produz durante a gestação. Então, os testes realizados através da urina que possuem fundamentos científicos têm base na pesquisa do hormônio HCG ou Gonadotrofina Coriônica.

Você quer saber se algum teste de gravidez caseiro funciona de verdade?

Acompanhe alguns deles e descubra se vale a pena.

  • Teste da pasta de dente

Como é feito? É preciso diluir a pasta de dente na urina. Caso essa mistura mude de cor, pode ser um sinal de gravidez.

O teste funciona? Você pode fazer esse teste em casa, mas é bem provável que o resultado não seja correto. A pasta de dente branca pode acabar mudando de cor por conta de diversas outras substâncias que compõe a urina ou a própria pasta. O que acontece após a diluição é uma reação química, então, a coloração da mistura acaba mudando devida a essas substâncias que compõe os dois itens. Portanto, as reações químicas que surgem a partir da mistura não podem ser avaliadas como presença ou não de HCG.


Aproveite e confira:


  • Teste da água sanitária

Como é feito? É preciso diluir a urina na água sanitária. Caso forme uma espuma devido à mistura, pode ser sinal de um bebê a caminho.

O teste funciona? Não tem nenhum problema em realizar esse teste em casa, mas não existe nenhuma confirmação de que esse teste funciona mesmo. Quer saber o motivo? Se você pegar a urina de qualquer outra pessoa e misturar com água sanitária fará espuma. É uma reação química entre todas as substâncias que compõe a urina e a água sanitária. Assim que é feito o contato ocorre uma formação de gases que não tem nenhuma ligação com o hormônio beta HCG, ou seja, não é possível confirmar se está ou não grávida.

  • Teste do vinagre

Como é feito? Basta diluir a urina no vinagre e aguardar se terá alteração de cor. Caso tenha, isso significa que o teste deu positivo.

O teste funciona? O vinagre e a urina são substâncias ácidas, então, elas não são reagentes. As mudanças de cor podem acontecer pelo tipo de vinagre que foi utilizado, por exemplo, já que pode ter algum tipo de coloração diferente da urina.

  • Teste do sal

Como é feito? É preciso diluir o sal na urina. Caso forme uma nata é indicação de gravidez.

O teste funciona? Mais um teste de gravidez caseiro que não pode afirmar se você está grávida ou não. A tal nata que o teste sugere nem sempre aparece na superfície do recipiente que contém a mistura, o que faz muitas mulheres acreditarem que ele realmente funciona.  Muitas das vezes quando ocorre a formação da nata é o resultado da interação de algum tipo de produto, como proteína, presente no organismo da mulher, mas isso não significa que seja gravidez.

  • Teste do pulso

Como é feito? É preciso medir a sua pulsação no umbigo ou no pescoço. Depois disso, você precisa comparar com a velocidade da pulsação de outras pessoas que você sabe que não estão grávidas. Caso a sua pulsação esteja mais rápida, vem bebê por aí.

O teste funciona? De cara já é preciso dizer que esse teste caseiro não funciona. Sim, muitas mulheres grávidas apresentam um aumento na frequência cardíaca. Isso acontece porque durante a gestação a quantidade de sangue que é bombeada por minuto pelo coração tem um aumento de até 50%. Então, qual o motivo para o teste não ser considerado verdadeiro? As pessoas apresentam batimentos cardíacos diferentes, independente de estarem ou não grávidas. Ou seja, é impossível utilizar desse teste para confirmar uma gestação.

  • Teste com urina fervida

Como é feito? É preciso adicionar a urina em um recipiente de alumínio e levá-lo ao fogo. Caso a fervura seja como da água, o resultado é negativo. Agora, se com a fervura ocorrer natas, como acontece com leite, o resultado é positivo.

O teste funciona? A urina pode gerar espuma ao ser fervida devida a diferentes substâncias presentes nela, mas isso não significa que você está ou não grávida. É preciso lembrar que a urina é composta de várias substâncias que podem gerar diferentes pontos de ebulição, ou seja, não ferverá de forma homogênea.

  • Teste do cotonete

Como é feito? O teste é para pessoas que possuem um ciclo menstrual regular. Quando estiver próximo de um novo ciclo menstrual, deve-se inserir com cuidado um cotonete na vagina para ter certeza que há sangramento. Caso não exista nenhum sangramento, significa que a menstruação não descerá e você pode estar grávida.

O teste funciona? Mesmo que a mulher tenha um ciclo menstrual regular, podem ocorrer atrasos por vários motivos, como estresse ou síndrome do ovário policístico. Além disso, o cotonete pode machucar o colo do útero, o que pode apresentar algum sangramento devido a isso e não por ser da menstruação.

  • Teste de farmácia
Teste de Gravidez!

Como é feito? Você precisa comprar um teste de gravidez na farmácia e urinar na fita que possui um reagente ao hormônio beta HCG. Caso apareçam dois risquinhos significa que existe gravidez. (O ideal é que leia as informações do produto).

O teste funciona? Teste que realmente funciona. Ele detecta a ausência ou a presença do hormônio na urina, que já é produzido assim que o óvulo é implantado, ou seja, a partir do momento que a gestação começa. Então, quando o teste dá positivo é que foi identificado a presença do hormônio beta HCG na urina da mulher.

Algumas opções de teste de gravidez caseiro até são bem populares, mas são apenas reações químicas que não sugerem nada. Já os testes de farmácia são bem confiáveis e acessíveis. Lembrando que para ter um resultado definitivo é preciso fazer o exame de sangue.

close