Como saber se estou grávida?

O momento de gravidez é especial para o casal que planeja aumentar a família e ter um filho em casa.

Depois de planejamento, o casal se prepara para receber o novo membro da família, e daí surgem vários indícios que podem fazer com que a mulher tenha possibilidade de estar grávida.

Mas antes é importante que a futura mamãe fique calma para que o estresse e nervosismo intenso não interfira no desenvolvimento dos sintomas que podem confundir com a gravidez, como enjoo, cólicas e dores de cabeça.

Por isso, muitas mães pensam: como saber se estou grávida?

Primeiros sintomas de gravidez

As primeiras semanas após a relação sexual e fecundação do espermatozoide pelo óvulo praticamente não têm sinal algum. Por tanto se você teve algum sinal de gravidez no dia seguinte após o ato sexual desprotegido é pouco provável que isso seja um sintoma de gravidez, mas não impede que você esteja grávida.

A primeira coisa a aparecer é um pequeno sangramento vaginal que algumas pessoas podem entender como aparecimento da menstruação. O zigoto só começa a se formar a partir da terceira ou quarta semana após a relação sexual que teve o espermatozoide fecundado. Ou seja, os sintomas da gravidez só aparecem após um mês do sexo aproximadamente. É claro que podem ser diferentes de mulher para mulher.

Algumas mulheres sentem os sintomas de gravidez antes mesmo da menstruação atrasada, que é um dos sinais mais comuns. A partir do primeiro mês após a relação sexual alguns dos sintomas são:

  • Pequeno sangramento vaginal:

quando o ovulo é fecundado pode ocorrer um pequeno sangramento vaginal e acontece de ser confundido com a menstruação. Cuidado!

  • Cólicas:

sensações de inchaço e dores abdominais são cada vez mais comuns conforme a gravidez avança.

  • Aumento dos seios e dores nas mamas:

o inchaço das mamas costuma surgir a partir da segunda semana de gestação.

  • Náuseas e vômitos:

75% das mulheres sentem enjoos ou azia desde as primeiras semanas até os três primeiros meses de gravidez.

  • Cansaço e sono excessivo:

sensações de fadiga podem aparecer desde a primeira semana de gestação, é um sinal do corpo de que precisa descansar com mais frequência.

  • Tonturas:

os hormônios da gravidez alteram drasticamente o organismo da mulher podendo provocar reduções de açúcar no sangue, anemia e aumento da frequência respiratória.

Às vezes é possível que o próprio psicológico da mulher sinta alguns dos sintomas, acontece por uma questão puramente emocional, assim como na gravidez psicológica. É como se a culpa fosse tanta que o organismo passa a ter reações semelhantes.

Como saber se estou grávida?

Existem duas formas de a mulher saber se está grávida. O teste pode ser feito com aqueles produtos de farmácia ou por meio do exame de sangue. Conheça um pouco de cada um dos testes de gravidez:

Teste de farmácia

Para fazer o teste de farmácia, a mulher deve escolher uma das diversas opções que estão no mercado. Com o produto em mãos, a mulher pode fazer de três formas:

– Urinar diretamente na fita;

– Coletar a urina em um copo e em seguida mergulhar a fita no recipiente

– Coletar urina em um copo e usar um conta-gotas para depositar a urina na fita.

Para ter certeza de qual procedimento é o correto para o teste de gravidez que você comprou, leia com atenção e siga as instruções da bula do produto.

Em todos os casos é necessário aguardar alguns minutos antes de obter os resultados. Eles podem se apresentar como uma linha, uma cor ou um símbolo. Já os Testes digitais podem mostrar a palavra “grávida” ou “não-grávida”.

Com os testes de gravidez de farmácia, os resultados podem surgir:

– Duas riscas: teste positivo, ou seja, confirma a gravidez;

– Uma risca: teste negativa, ou você não está grávida ou ainda é muito cedo para que esta gravidez seja detectada;

Exame de sangue

O exame de beta HCG de sangue é mais sensível do que o teste de gravidez de farmácia, por isso ele pode detectar a gravidez antes mesmo do atraso menstrual.

No entanto, se a mulher está desconfiada de gravidez, mas fez o teste antes da menstruação atrasar, o teste pode não conseguir detectar o beta HCG no organismo e dar falso negativo. Nesses casos, o ideal é repetir o teste mais uma vez, se a menstruação realmente atrasar.

O resultado do exame beta HCG de sangue vem expresso em forma quantitativa, ou seja, com as medidas da concentração do hormônio no sangue.

Normalmente os valores são muito variáveis e mudam de mulher para mulher e de laboratório para laboratório, conforme o método de medição que eles usam. Ou seja, duas mulheres com o mesmo tempo de gestação podem fazer o exame no mesmo lugar e terem resultado diferentes. Ou uma mesma mulher pode fazer o teste em dois laboratórios e ter concentrações do hormônio diferentes.

No entanto, na maior parte dos laboratórios, quando o resultado dá acima de 5 UI/L significa que o exame deu positivo e a mulher está grávida. As quantidades do hormônio são mais importantes para avaliação do médico.

Independente da forma que irá descobrir se está grávida ou não, sempre consulte um ginecologista que dará as orientações corretas e um diagnóstico preciso sobre a gravidez.

Um filho é sempre bem-vindo na vida do casal, e por isso o período da gravidez deve receber todos os cuidados necessários para que a gestação possa ser tranquila tanto para a mamãe como para o bebê.

Texto por Raquel Luciano

2 comentários em “Como saber se estou grávida?”

Os comentários estão encerrado.

close