5 Brincadeiras ANIMADÍSSIMAS para o “amigo oculto” no Natal

Existem alguns bons motivos para organizar um amigo oculto (ou amigo secreto) no Natal, mas três se destacam:

  • É uma forma de todos serem presenteados no natal
  • É econômico, já que você só precisa comprar um presente de natal, mas fica feliz por todos terem ganhado
  • É uma dinâmica muito divertida e animada para o natal

E as crianças entram na brincadeira e se divertem à valer!

Muitas mães nesse final de ano começam a organizar a decoração de natal (você já decidiu se fará árvore de natal ou somente uma decoração natalina? Então vai aqui boas idéias para você!), festas de despedida e de natal da turma da escola, da turma do futebol, da turma do balé, da aula de inglês, dos vizinhos, dos familiares e de todos os outro ciclos de amizade possíveis. Aí o que acontece? Acontece que falta dias em dezembro (e dinheiro no bolso) para tanta festa e presente. Com o amigo oculto, esses eventos ficam reduzidos à poucas horas de muita alegria, e pode ser organizado nas próprias escolas.

Para animar ainda mais, reuni aqui algumas brincadeiras que vão deixar tudo mais divertido! E o melhor, vale para os adultos também!

“Bebê secreto” de natal

A idéia deste amigo oculto para o natal casa bem com grupos de colegas da escola e que não se conheçam desde a pequena infância.

Os participantes levam no dia determinado para o sorteio uma foto de quando era recém-nascido ou um bebê de poucos meses, e ao invés de sortear os nomes, sorteiam-se as fotos em envelopes com ou sem sugestão de presentes!

É pura diversão ver as fotos de bebês, no dia da revelação todos tentam imaginar quem é!

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

Amigo oculto: adivinhe em três perguntas

Esse é super divertido, e funciona ao contrário. Ao invés da pessoa revelar quem ela tirou no sorteio de natal, ela precisa adivinhar quem tirou ela com três perguntas.

Para isso, ela sai da sala e a pessoa que a tirou levanta a mão para os demais saberem quem é. Quando o participante voltar a sala, deverá fazer perguntas eliminatórias para descobrir quem é, como “É mulher?”, “Está usando óculos” e “Está usando laço no cabelo?”. Após as três perguntas, o participante deve dizer quem ele acha que é, e se não acertar, aguarda a próxima rodada.

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

Amigo oculto “vale a pena ver de novo”

Essa brincadeira tem também um aprendizado, de que aquilo que não gostamos mais pode agradar e muito outra pessoa, e que não existe brinquedo “de meninas” e “de meninos”, existem “brinquedos de criança”.

Cada criança escolhe em casa um brinquedo, livro, DVD ou similares de que não gosta mais, mas que esteja em bom estado. No dia da brincadeira, um responsável dispõe todos os itens numerados e escondidos. As crianças serão sorteadas para escolherem seus números, e na ordem crescente, cada uma buscará seu brinquedo e sentará na roda.

Depois de uma reflexão, eles poderão fazer uma nova troca, fazendo argumentações construtivas.

Amigo oculto pedagógico

Na linha dos “amigo ocultos” temáticos, escolher um estilo para todos os presentes. Presentes Montessori, presentes pedagógicos, presentes que auxiliam no letramento, somente livros, quebra-cabeças e por aí vai.

Esse vale fazer o sorteio tradicional, e ao invés de sugerir o que quer ganhar, informar qual já possui.

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

Amigo oculto animal

Cada participante escolhe um animal que se identifica e se inscreve por este nome. No dia da revelação, o participante deverá tentar adivinhar quem seria a pessoa referente ao bicho que ele escolheu, e porque.

Exemplo: Eu acho que o Carlos escolheu o leão porque ele tem um cabelo bem grande e loiro. Ele também é forte e corajoso.

No final das contas, a mensagem que os presentes devem representar para o Natal é de carinho, de amor ao próximo, de querer e fazer o bem. E reforçar esses comportamentos com as crianças é muito importante nos dias de hoje, e o natal é uma data perfeita para isso!

 

 

close