Ano novo – Dicas para um faxinão na casa!

Se você não fez uma seleção de itens da sua casa e de brinquedos que poderiam ser doados no natal, antes do ano novo é a hora certa! Eu sei que o intervalo entre as duas festas é bem apertadinho, mas com um pouco de organização, você vai começar 2016 com a casa linda e pronta para mais um ano!

Lembre-se também que o mês de férias escolares passa rápido e com as crianças em casa, é preciso ter uma atividade para cada dia com todos os preparativos que férias de verão pedem, até mesmo as roupas desta época do ano tão gostosa!

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

Então, não perca tempo! Fazer esse faxinão vai fazer um bem enorme até para sua mente! Acredite!

Dicas para o faxinão do ano novo

1 – Hora de separar o que realmente é necessário

Muitas pessoas tem apego sentimental com alguns objetos, possuem mania de acumular, são consumistas ou sei lá mais o que. “Vai que eu preciso disso um dia…”

Não é fácil mudar nossas manias, eu sei, mas é preciso entender que a vida deve fluir, que o que você tem em dobro, outros podem não ter nenhum, e que enquanto você espera o dia em que vai precisar de algo, tem alguém precisando naquele exato momento. O exercício, e eu sei que trata-se de um exercício difícil, é um exercício de desapego, de olhar para o próximo e ajudar.

Além disso, no lar, o principal são as pessoas, não os objetos que o cercam. Se sua casa tiver mais espaço para coisas do que para a convivência, é preciso mudar. E para saber se você está pensando mais nas coisas do que nas pessoas, se pergunte quantos objetos estão guardados para “uma ocasião especial”? Você já ouviu ou falou coisas como “não senta nesse sofá que ele é para as visitas”? Isso não parece errado? Não existe coisa mais especial do que estar em família!

Coisas que se acumulam na nossa casa deixam o ambiente mais pesado, acumula poeira e podem ser úteis para outras pessoas.

Essa lição inclusive deve ser ensinada para nossos filhos, e desapegar é um excelente exemplo!

2 – Hora de limpar os detalhes para o ano novo

Depois que você separou tudo que não precisa, é hora de limpar, pois com certeza o espaço ficou maior e a sujeira que acumulou ali ficou aparente.

Recomendo uma limpeza profunda. Não daquelas que você pega a vassoura e faz como todas as outras. Recomendo uma empresa especializada em limpezas, que levam seus equipamentos e equipe especializada. Aproveite para trocar móveis de lugar e ver sua casa em uma perspectiva diferente.

Se o volume for muito grande, separe a casa por setores ou por itens como sugere o método KonMari, que diz para você juntar todas as roupas da casa (rouparia, enxoval dos quartos e banheiro, roupa de todos os moradores e etc) e separar ali o que vai e o que fica, por exemplo. Seja minuciosa nessa limpeza, cada mínimo detalhe é importante.

3 – Mantendo a limpeza do ano novo o ano todo

OK, então você desapegou, limpou e festejou o ano novo com clareza dos pensamentos, leveza do corpo, e um controle absurdo da sua casa, sabendo o que tem e aonde está cada coisinha da sua casa. Essa sensação não é simplesmente maravilhosa?

Então você precisa mantê-la! Estabeleça algumas rotinas de limpeza em uma planilha.

Quando temos o ambiente organizado, nossa vida flui mais levemente, e para uma casa com crianças, isso é muito importante. Por isso, dá próxima vez que estiver pensando em comprar algo, se pergunte se aquilo é realmente necessário ou se você não tem um substituto. Se a compra for necessária, compre e realmente use. Se não for, não compre. Poupe seu dinheiro e depois faça o bom uso dele, uma viagem em família cairia bem, não é mesmo?

Não se trata de mesquinharia, que fique claro, se trata do bom uso do seu tempo, trabalho e dinheiro. Se trata também de filtrar os impulsos e lembrar que “ter coisas” não te faz feliz, e sim os “ter momentos”. Feliz ano novo para todos!

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

close