Alimentação Infantil: 10 motivos para seu filho ter acompanhamento nutricional

Vamos falar sobre alimentação infantil com quem sabe. Andreia Friques, especialista em nutrição materno infantil, mostra os principais motivos pelo qual seu filho pode, e deve, ir ao nutricionista!

A boa alimentação é a porta de entrada para uma vida mais saudável e longínqua. Incentivar os bons hábitos alimentares desde a infância é uma ótima forma de prevenir crianças e futuros adultos desenvolvam diversos quadros de doenças.

Porém, cada pessoa possui um organismo diferente e, assim, necessidades distintas,  por isso, Andreia Friques – profissional em nutrição materno infantil – mostrou os 10 porquês de vocês – papais, mamães e responsáveis – incentivarem o acompanhamento nutricional desde a infância. 

10 motivos do seu filho ter um acompanhamento nutricional:

1 – A nutrição da mãe será refletida no bebê:

A nutrição da criança se inicia cedo, lá mesmo durante a gravidez, por isso é muito importante as futuras mamães também desenvolverem um melhor hábito alimentar durante este período, assim como durante o aleitamento. Lembre-se: crianças se espelham nos pais, seja uma boa influência!

2- A introdução alimentar é o momento mais importante:

Este é o momento de ajudar a criança a criar bons hábitos alimentares para a vida. Apresentar comida de verdade, sem alterações de sabor e textura, ajudará o bebê a estimular seu paladar e se acostumar com o gosto natural dos alimentos. O acompanhamento nutricional é essencial durante este período, principalmente para bebês que venham a desenvolver qualquer tipo de reação alérgica a determinados alimentos. 


Aproveite e confira:


3- Obesidade infantil vem aumentando cada dia mais:

Uma boa alimentação previne a obesidade infantil e também pode auxiliar na doença, com a correção alimentar e reeducação. A condição vem crescendo muito entre os pequenos e pode causar inúmeros problemas de saúde, principalmente problemas cardiovasculares. Uma boa alimentação, mesmo que seja em grande quantidade, não torna ninguém obeso. 

4- Altos índices de colesterol devem ser controlados:

O colesterol é uma gordura produzida pelo próprio organismo, mas em excesso pode trazer inúmeros prejuízos para a saúde. Por isso, o acompanhamento nutricional é extremamente importante, principalmente para os pequenos que tendem a comer muitos alimentos industrializados, para encontrar formas alternativas mais saudáveis, gostosas e divertidas. 

5- Deficiência de nutrientes podem ser detectados:

O acompanhamento nutricional pode ajudar também a detectar problemas de digestão e absorção de nutrientes que, muitas vezes, possuem sintomas parecidos com de algumas doenças. Cabe ao nutricionista auxiliar na melhor alimentação e suplementação destes componentes para elevar a qualidade de vida, e rendimento escolar da criança. 

6- Sua comida é seu escudo:

Crianças tendem a ter maior vulnerabilidade a alguns tipos de doenças, como gripes e resfriados, e por isso evitar gorduras, industrializados, fast-foods e carboidratos pode ajudar na imunidade de seu filho, assim como consumir alimentos ricos em probióticos, vitaminas e garantir todos os grupos alimentares. 

7- Rendimento escolar e profissional pode melhorar com a alimentação:

O alimento que consumimos está diretamente ligado ao gasto de energia de nosso corpo para digerir cada substância nele contida. Ou seja, carboidratos e gorduras exigem mais energia e eficiência de nosso organismo, fazendo com que o cansaço apareça mais facilmente do que se for consumido alimentos menos calóricos e mais saudáveis. 

8- Mau humor e estresse não terão vez :

Ajustar a alimentação do seu filho para que ele tenha um melhor comportamento é bem parecido com “cortar o mal pela raiz”. Dificuldade de concentração nas atividades escolares; falta de energia para brincar; memória muito curta e falta de atenção são problemas que podem trazer maior irritabilidade à qualquer um, mas isso pode ser ajustado através de uma melhora na alimentação.

9- A depressão pode ser evitada:

Todos os pensamentos e sentimentos das pessoas são resultados de reações químicas complexas produzidas pelos neurotransmissores. A serotonina é um desses neurotransmissores. Sua função é trazer sensação de prazer e bem-estar para a pessoa, e é produzida pelo intestino. Portanto, quando a alimentação não está adequada, é fácil entender que o intestino não vai ficar equilibrado. Esse desequilíbrio leva à queda da produção de serotonina. As consequências vão para o comportamento da criança, a falta de motivação, o desânimo, a tristeza frequente e até um possível caso de depressão.

10-  Conhecer o alimento é divertido:

Instigar a curiosidade em cada alimento pode ser uma boa forma da criança começar a se interessar pelo o que come. Além disso, levá-lo para a cozinha pode ser divertido e incentiva a criatividade e a alimentação saudável. 

Que você achou desse conteúdo sobre alimentação infantil?