Alimentação vegetariana para crianças – pode ou não pode?

Tem riscos dar uma alimentação vegetariana para crianças? Qual o cardápio ideal? Saiba tudo sobre essa dieta com a nutricionista e professora do Namu Cursos, Karin Paciulo.

Quando os pais são vegetarianos e pensam em manter o mesmo hábito alimentar nos seus filhos, podem surgir algumas dúvidas, já que, ao contrário dos adultos, eles estão em fase de desenvolvimento e se alimentar de forma correta é essencial.

Mas, afinal, crianças podem ser vegetarianas?

De acordo com Karin Paciulo, especialista em nutrição funcional e professora do curso “Cardápio Infantil, alimentação saudável desde bebê”, da plataforma Namu, crianças podem sim ser vegetarianas, desde que a alimentação seja rica em nutrientes e possa suprir tudo o que o corpo necessita.

“Não é preciso ingerir carne para crescer forte e saudável. Mas também engana-se quem acredita que a alimentação vegetariana sempre é benéfica, uma vez que existem alimentos muito calóricos. Por isso, fique atento ao que oferece ao seu filho”.

Por isso, a nutricionista separou algumas dicas para os pais seguirem uma alimentação vegetariana corretamente:

A partir de qual idade a criança pode se tornar vegetariana?

Se os pais são vegetarianos, a criança seguirá o padrão da família desde a introdução alimentar, mas para isso é preciso acompanhamento com nutricionista.

Para que o profissional possa elaborar um plano alimentar equilibrado para a criança e toda a família, e indicar suplementação adequada se necessário.

Sem acompanhamento profissional, no que o vegetarianismo pode afetar o desenvolvimento da criança?

As proteínas são de grande importância para o desenvolvimento dos músculos e cognitivo e devem ser adequadas no caso de crianças vegetarianas e veganas, com a utilização de proteínas vegetais que de preferência contenham os aminoácidos essenciais em sua composição.

A vitamina B12 é essencial ao organismo, pois trabalha em conjunto com o folato na síntese de DNA e das células vermelhas do sangue. A falta dessa vitamina pode indicar fadiga, letargia, fraqueza, perda de memória e problemas neurológicos e psiquiátricos.

Quais os nutrientes chaves para as crianças?

Em fase de desenvolvimento, todos os nutrientes são importantes para uma criança.

Por isso, a alimentação das crianças deve ser a mais variada possível, não permitindo que a criança caia no consumo apenas de carboidratos e açúcares, que é um erro grave, e que pode prejudicar muito o desenvolvimento da criança.

O ideal é as crianças ingerirem alimentos ricos em substâncias como ferro, cálcio, ômega 3, proteínas e a famosa vitamina B12.

Em alguns casos, só o cardápio não basta, é preciso suprir com suplementos, como o caso da B12.

Mas sem crise! Existem pessoas que mesmo consumindo carne têm falta dessa vitamina, então não é fato exclusivo dos vegetarianos.

Como fazer a substituição?

Para ter uma alimentação vegetariana saudável e completa, você pode substituir alguns ingredientes.

Por exemplo, vegetais verde-escuros e leguminosas são fonte de ferro. Uma dica é combinar esses alimentos com outros ricos em vitamina C, pois ajudam na absorção.

Já para as crianças que consomem leite e derivados, a ingestão de cálcio não é problema.

Brócolis, feijão e espinafre também podem ajudar nessa questão de ingestão de cálcio.

As proteínas, muito importantes na alimentação, podem ser encontradas em leguminosas, oleaginosas, tofu, ovos, leite e derivados.

Não se esqueça de oferecer diariamente ao seu filho uma alimentação diversificada de frutas, legumes e verduras.

A banana é rica em vitaminas do complexo B, C e E, potássio, ferro e fibras, além dos açúcares naturais, ótimos para o fornecimento de energia.

Um cardápio sem os devidos nutrientes pode ser prejudicial para a formação e crescimento dos ossos das crianças, além do desenvolvimento cognitivo, sistema nervoso, sistema imunológico, entre outros.

Não sabe como preparar um Menu para seu filho? Comece com essa receita deliciosa para crianças do Namu Cursos:

Receita Vegetariana: Quibe de Abóbora e Quinoa:

Ingredientes:

·         1 cenoura

·         1 xícara de abóbora

·         uma colher de sobremesa de salsa

·         1 talo de alho poró

·         1 pitada sal do himalaia

·         1 xícara de quinoa em grão

·         3 colheres de sopa de flocos de quinoa

·         1 colher de sopa de sementes de linhaça

Modo de Preparo:

1. Cozinhe a quinoa no caldo de legumes por 12 minutos e reserve.

2. Cozinhe a abóbora no vapor até ficar macia. Processe-a até o ponto de purê e deixeesfriar. Misture a quinoa cozida com o purê de abóbora, salsa picada, sal, alho poro picado, flocos de quinoa.

3. Molde os quibes. Asse-os em forma untada com azeite a 180ºC por 15-20 minutos.