Dicas para anunciar o sexo do bebê no chá revelação

O chá revelação surgiu nos Estados Unidos e tem feito muito sucesso no Brasil, e é a comemoração mais aguardada pelas mamães e papais, afinal, todos querem saber o sexo do bebê. Há anos atrás, não se sabia o sexo do bebê até o nascimento. Mas, atualmente, os pais estão optando bastante pelo chá revelação para descobrirem o sexo, além de dividirem esse momento com os familiares e os amigos.  

É normal que algumas dúvidas surjam durante a organização do chá revelação: Quem convidar? Realizar com quanto tempo de gestação? É como se fosse um chá de bebê?

Você precisa encontrar uma pessoa especial e de confiança para guardar o segredo. Depois de tudo organizado, e não precisa gastar muito, é só comemoração.

Quer saber como organizar o chá revelação? Acompanhe algumas dicas bem divertidas.

O momento do planejamento

Alguns pais já até sabem o sexo do bebê, mas desejam fazer o chá para anunciar aos familiares e amigos. Agora, se o objetivo é informar a todos, inclusive aos pais, é preciso encontrar uma pessoa responsável pela organização do chá revelação.

  • Quanto tempo de gestação para marcar o chá revelação?

O ideal é marcar entre a 16ª e 20ª semana de gravidez. A chance de o bebê ficar em posições diferentes é menor, ou seja, diminui o risco de surpresas no resultado.

  • Lista de presentes?

Muitos convidados ficam na dúvida se levam ou não presente no chá revelação. Então, caso queira, pode pedir alguns itens de higiene para o bebê, como fraldas, lenços umedecidos, pomada para assadura ou sabonete líquido. Agora, se você deseja fazer chá de bebê, por exemplo, é indicado que não peça nenhum presente no chá revelação.

Aproveite e confira: Lista Completa do Enxoval do bebê – grátis

  • Quais pessoas convidar?

É o momento de pensar com quem o casal quer compartilhar essa data especial. Pode ser que queira que apenas a família e amigos mais chegados recebam a notícia. Então, não é muito difícil de montar a lista de convidados.

Os convites para o chá revelação

Convites para chá de bebê revelação. Imagem: Artesanato Santista

Como qualquer outro convite de festa, é necessário inserir a data, local, horário e lista de presentes, caso tenha. Muitos casais também utilizam o formato de convite digital, como Facebook ou enviado pelo WhatsApp.

A decoração para o chá revelação: as cores

Inspiração de decoração de Chá Revelação. Imagem: Lembranças Especiais

Normalmente as cores tradicionais que decoram o chá revelação são rosa e azul. É possível brincar com as duas cores e fazer uma divisão bem legal entre os tons ou misturá-los. O casal também pode optar por tons neutros ou até mesmo escolher por temas que não sejam ligados a menina ou menino. Os tons prateado, dourado, pastel ou o preto e branco são ótimas opções. É possível deixar a cor que indicará o sexo do bebê restrita apenas para o momento da revelação.

Confira também: Ideias para você se inspirar na hora de decorar o chá de bebê revelação

As comidas para o chá revelação

As comidinhas que serão servidas depende do horário do evento. Se o chá revelação for à tarde, você pode servir sanduíches, cupcakes, biscoitinhos, entre outros. O interessante é decorar com as cores do evento.

A escolha do que será servido depende do horário da comemoração, da quantidade de convidados e do orçamento disponível. Uma forma de economizar é realizar o chá revelação logo após o almoço. Outra forma de cortar gastos durante o evento é servir comidas que não demandam de um garçom para servi-las.

As lembrancinhas

Ideia de lembrancinha para chá de bebê. Imagem: Casa e Festa

Muitas pessoas não incluem as lembrancinhas no chá revelação. Mas, caso queira incluir, pode aproveitar para presentear aos convidados com simples doces e balas com as cores da decoração.

Como revelar o sexo do bebê

  • Bolo colorido
Bolo para revelar o sexo do bebê. Imagem: Rabisco Rosa

Essa é uma das maneiras mais clássicas de revelação. Ele pode ser recheado com a cor que representa o sexo do bebê, a massa do bolo pode ser colorida com a cor rosa ou azul e confetes no meio.

  • As caixas de balões
Descobrindo o sexo do bebê de forma criativa. Imagem: amorematernidade

Essa é uma maneira bem divertida de revelar o sexo do bebê. Use balões das cores correspondentes. Aqui é importante que a pessoa responsável seja muito bem organizada.

  • Os balões com confetes
Descobrindo o sexo do bebê com emoção. Imagem: Lá Vem Bebê

Basta ter um grande balão com confetes coloridos para ser estourado no momento da revelação. Como todas as outras ideias, utilize confetes da cor que representa o sexo do bebê.

  • Raspadinha
Ideias criativas de descobrir e de anunciar o sexo do bebê. Imagem: amo ser mãe

Essa é uma ideia de projeto para quem tem habilidades com as mãos, já que é estilo Faça Você Mesma. Peça para a pessoa que ficou responsável pela organização utilizar tinta acrílica e cola. É possível optar em escolher fazer somente para o casal ou para todos os convidados.

  • Estourando os balões
Chá Revelação! Será menino ou menina? Imagem: blogdade

Essa é uma ideia muito legal, mas que não é muito utilizada. É preciso criar uma placa de cortiça ou de madeira e colocar balões (bexigas) para os pais estourarem no momento da revelação. Os balões podem ficar sem nada dentro ou com alguns papéis coloridos que não representem o sexo do bebê, mas em um deles a pessoa responsável coloca papéis que revelam o sexo do pequeno.

As brincadeiras que animam o chá revelação

  • Sugestões para nomes

Os jogos de adivinhação são os preferidos dos convidados. Então, inclua nas brincadeiras sugestões para nomes do bebê. Eles se divertem com o palpite e ainda podem ajudar os pais que estão em dúvida com a escolha dos nomes.

  • O bebê parece com quem?

Será que o pequeno ou a pequena é parecido com o papai ou com a mamãe? Basta colocar fotos dos pais em uma mesa e pedir que os convidados montem o rostinho do bebê.

  • Bingo do nascimento

Deixe um calendário disponível para os convidados colocarem as datas que eles acham que acontecerá o nascimento do bebê. Caso queira deixar a brincadeira ainda mais interessante, peça para os convidados incluírem o peso, tamanho, horário e signo do bebê.

  • Votação entre os convidados

Para deixar o chá revelação ainda mais animado, prepare um bolão entre os convidados e descubra quem acerta. Assim que chegarem eles votam no sexo do bebê. É interessante que todos os convidados entrem na brincadeira. Eles recebem algum item que sinalize a escolha feita por eles. Após a revelação, todos os convidados que acertaram ganham algum presente especial.

Confira também: