Apresentando as cores – Semana do VERDE

Não, não é a semana da consciência da natureza…kkkk…mas ainda assim estamos trabalhando com o VERDE!

Verde, porque essa semana Beatriz (19 meses recém feitos), aprendeu que Deus criou a relva verde : “E disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente…” Gênesis 1:11a

Para quem ainda não está nos acompanhando, ( veja AQUI a semana do marrom) estou trabalhando a cada semana desde o início de Janeiro, a criação de Deus divida por semanas, e para cada criação que Deus fez nos sete dias, relaciono com uma cor…como estamos até agora…

1º Semana: Deus criou a luz – a cor que trabalhamos foi o BRANCO

2º Semana: Deus criou o céu e o mar – a cor que trabalhamos foi o AZUL

3º Semana: Deus criou a terra- a cor que trabalhamos foi a MARROM

E agora estamos na quarta semana: Deus criou a relva verde – a cor que trabalhamos foi o VERDE!

O primeiro dia, iniciamos com uma caixa sensorial de GRAMA, isso mesmo, passei o domingo “capinando”, hahaha…o que uma mãe não faz né?! Capinei a casa da tia-avó do Tiago, depois ainda tive o trabalho de “limpar” a grama e cortar ela em pedacinhos menores…que trabalheira gente, e era só uma graminha…kkk…para essa caixa sensorial, escondi uns pompons verdes que Bia tinha que achar…ela brincou de achar as bolinhas e deu, não quis mais, não quis brincar com a grama, nem explorá-la…pode ser que ela não tenha achado a menor graça também, afinal ela vive na rua brincando, andando descalça pela grama, areia,etc…então não sei, não curtiu…pelo que me lembro, acho que foi a única caixa sensorial que até hoje ela não quis nem tocar…

Mas em compensação o segundo dia foi um SUCESSO!!! Como boas gaúchas, homenageamos nosso RIO GRANDE DO SUL, com uma caixa sensorial de erva-mate..kkkkkk…(rindo litros), é sim desperdicei erva-mate que tá cara, isso mesmo…mas valeu a pena MUITOOOOOO, faria de novo com certeza. Confesso que não curto muito usar alimentos para as caixas sensoriais, pois fico pensando que nosso país está em crise então usar alimentos para “brincar” eu acho ruim, sabe?!Me vem na lembrança todas as crianças que passam fome todos os dias e eu aqui dando comida para a Bia brincar…sei lá…então eu procuro usar bem pouco esse tipo de caixa sensorial, mas com certeza são as que ela mais gosta, porque são coisas que proporcionam novas sensações e explorações…então eu uso de vez enquando mas com moderação! Mas continuando meu confessionário ….kkkk, aqui em casa não tomamos muito chimarrão, então a erva fica, fica, fica um tempão parada na geladeira, então quis dar um fim mais digno para ela, afinal ela merece…kkkkkk….e foi digno, porque a Bia AMOUUUUU, brincou tanto, tanto, no fim tinha erva-mate por toda ela, vou mostrar as fotos para vocês verem a felicidade dela….Claro que quando o maridão chegou em casa, levei um MEGA pito, mas como disse valeu a pena!

Terceiro dia, terceira caixa sensorial (já disse que amo caixas sensoriais?)kkkkk….dessa vez foi de água com bolinhas de gel verde, água é água né?! Que criança não ama brincar com água, ainda mais no verão…eu ofereci uma peneira e uma escumadeira para ela pegar as bolinhas de outra forma, mas não curtiu muito, transferiu com a colher mesmo! Sem problemas, sem pressão…cada criança tem seu ritmo, tem seu tempo de aprendizado…

Quarto dia, deixamos um pouco as caixas sensoriais de lado, e fomos trabalhar um pouco mais a motricidade fina e a criatividade artística pintando com guache! Até há uns 3 meses atrás eu só usava tinta caseira quando fazíamos alguma atividade de pintura com tinta (segue AQUI o link para a receita da tinta caseira), mas agora que ela já está maiorzinha já estamos trabalhando com guache mesmo…então foi o dia de pintarmos com a cor verde, fizemos nossa página da semana para o quietbook que estamos montando…Foi muito divertido, Bia pintou o sete, pintou ela, os pés, o chão…no fim chamou o papai para pintar também…pintou a mamãe…foi uma festa divertida e um tempo feliz em família.

Para quem acha que as atividades são chatas, ou que tem apenas como objetivo o intuito educativo, se engana, a Bia é bebê e para ela tudo é novidade, tudo é brincadeira, tudo é novo, e para nós pais são sempre oportunidades de brincarmos com eles, de ensinar, de amar, de estimular, de ajudar, de educar…cada dia é uma nova oportunidade de compartilhar com eles esse mundo de descobertas!

Termino o post, completamente agradecida a Deus por me permitir estar em casa há 19 meses me dedicando no cuidado da minha família e no ensino de minha filha! Até aqui nos ajudou o Senhor! Louvado seja Deus por todas as coisas!