9 dicas para conservar o tênis infantil por mais tempo

Não sabe como cuidar de tênis infantil? Continue lendo esse post e faça os tênis dos seus filhos durarem!

Os tênis são os melhores amigos das crianças. Seja para as brincadeiras no playground, o dia a dia na escola ou os passeios com a família, o calçado é a melhor opção para manter os filhos confortáveis e seguros. 

Tanto uso tem um custo: os tênis parecem não durar nada! 

Eles sujam, descolam, perdem os detalhes, o velcro cede, o cadarço esgarça, a palmilha afunda, o chulé não vai embora… E em pouco tempo o pé cresce e você precisa substituir o calçado. 

A boa notícia é que, ao cuidar bem dos tênis dos pequenos, eles vão durar muito mais e você não vai ter que comprar outro par assim tão rápido. Acompanhe as melhores dicas para que cuidar desse companheiro infantil:

Respeite as indicações do fabricante

Apesar de ser um hábito comum, a maioria dos tênis infantis não deve ser lavado na máquina e sim a mão. Essa indicação costuma estar impressa no interior do calçado ou na embalagem.

Repare que há diversas outras informações do fabricante que acompanham o calçado, como, por exemplo, lavagem a seco, não passar a ferro, tipo de secagem recomendada, entre outros.

Guarde em local arejado

Conservar o tênis em local ventilado é muito importante para evitar o chulé e principalmente para prevenir doenças de pele, como as micoses. Se o tênis estiver úmido, esse cuidado é ainda mais importante. 

Se você costuma guardar o sapato no armário fechado, procure deixá-lo em ambiente arejado por algumas horas assim que a criança tirar ele do pé. Um pouco de sol também fará bem ao calçado. 


Aproveite e confira:


Atenção às palmilhas 

Não se esqueça que elas existem e são parte fundamental dos tênis dos pequenos. Elas podem acumular restos de sujeira e ficarem fedidas, provocando aquele chulé.

A melhor forma de conservar as palminhas é retirando-as do interior do calçado e deixando-as tomar um ar. Se elas apresentarem aquele odor desagradável, polvilhe bicarbonato de sódio e coloque-as em uma caixa fechada por cerca de quatro horas. 

Não se esqueça das solas

A sola do sapato também merece um cuidado especial. Com o uso, elas ficam infestadas de micro-organismos nocivos, e também podem acumular pequenas pedrinhas, areia e outros materiais que vão deixar o ambiente sujo. 

Para limpar a sola, use uma mistura de água e detergente. Esfregue com um pano úmido no sentido do desenho da sola e deixe secar bem antes de guardar. 

Tirando o chiclete 

As crianças não costumam prestar atenção por onde andam e qualquer sujeira indesejada deve ser removida na hora. Se for cocô de cachorro, basta lavar, mas se o vilão da vez for um chiclete, há maneiras de resolver.

O método mais tradicional é usando um cubo de gelo para endurecer a meleca e ir removendo aos poucos. Um spray fixador de cabelo também pode ser usado para endurecer o chiclete. Outra opção é usar vinagre branco morno como solvente, aplicando com uma escova de dentes velha.

Renove os cadarços

Os cadarços são os que mais sofrem com o uso. É tanto tira e põe do calçado que eles acabam sujos e desgastados em pouco tempo, fazendo com que o tênis fique com cara de velho.

Para melhorar o aspecto deles, coloque-os na lavadora dentro de um saquinho de roupas sensíveis. Ou, se ele estiver muito desgastado, renove instantaneamente o tênis do seu filho apenas comprando cadarços novos. 

Tênis brancos 

Os tênis brancos são lindos, mas se puder, evite! Eles sujam com mais facilidade e são muito mais trabalhosos de limpar. 

O ideal é que após cada uso você use um lenço umedecido para remover as manchas e devolver o aspecto original a ele. De tempos em tempos, use uma escova de dentes e uma mistura de água e sabão de coco para remover as manchas mais profundas. E, se ele estiver guardado há muito tempo, tire o pó com uma flanela seca antes de usar. 

Tenha mais de um par

Nenhum tênis foi feito para ser usado todos os dias, nem aquele que o seu filho mais ama e vive pedindo pra colocar. Isso é ainda mais importante para aqueles dias em que a criança tomou chuva e não deu tempo do sapato secar antes do próximo uso. 

Tenha sempre mais de um par de tênis no armário e vá revezando o uso. Lembre-se de escolher calçados em tamanho adequado para o pé da criança e pense nas ocasiões diferentes em que ela vai usar o sapato para escolher o modelo. 

Diga adeus

Apesar de todos os cuidados, chega um momento em que é preciso de desfazer dos tênis do pequeno, seja porque os pezinhos já cresceram ou porque o calçado está muito desgastado ou até mesmo porque o seu filho não gostou muito do modelo. 

Se o tênis estiver em boas condições de uso, confira se o seu filho mais novo não poderá aproveitá-lo no futuro. Em caso negativo, faça uma doação para quem precisa. Se o tênis não puder ser aproveitado, procure lugares que façam o descarte correto. Lojas de calçados costumam ter caixas para recolher e destinar corretamente esse item.