Bebês e Crianças

Atividade para crianças de 2 anos: conheça quais as melhores

Atividade para crianças de 2 anos

Quem tem uma criança em casa sabe como os momentos de aniversário são importantes, e pode ser facilitada por recursos como a lista de presentes online

E a rotina da infância precisa ser repleta de estímulos, principalmente na fase dos dois anos. Por isso, ter uma cartela com atividade para crianças de 2 anos ajuda a manter um dia a dia mais tranquilo. 

Mesmo que cada criança tenha gostos e interesses específicos, a atividade para crianças de 2 anos precisa seguir algumas regras para estímulo, e também alguns cuidados. 

Na parte de cuidado, a atividade para crianças de 2 anos, precisa ser pensada com utensílios que não tenham partes pequenas que podem ser engolidas. Além disso, materiais com pontas, como tesouras grandes, estiletes, e até mesmo lápis muito pontudos precisam ser adaptados. 

Mesmo que pareça inofensivo, a atividade para crianças de 2 anos que conta com papéis também precisa de atenção, já que o papel pode cortar e machucar. 

Já o estímulo é uma ferramenta que além de distrair, usa a atividade para crianças de 2 anos para aprendizado. É sempre bom deixar a criança com autonomia para terminar a atividade e entender a moral que ela quer passar. 

Com esses pontos acertados, vamos para a lista de atividades para crianças de 2 anos!

Atividade para crianças de 2 anos: brincar de se vestir

Essas atividades para crianças de 2 anos são pensadas especialmente para essa idade, porque é a idade que separa o bebê da criança, e muitas atividades que antes prendiam a atenção, não prendem mais. 

Observe que as atividades voltadas para essa idade estimulam a criação de objetos, com uma maneira de trabalhar o foco e atenção das crianças. Esse despertar do foco vai ser essencial nos passos seguintes, como a ida para a escola. 

Brinca também é uma atividade séria quando se trata de atividade para crianças de 2 anos. Essa fase da vida é muito importante para o desenvolvimento de todas as etapas da vida. 

Por isso, anote todas as atividades para crianças de 2 anos que separamos para brincar com o pequeno. 

Criar um porta lápis de cera

Criar objetos que podem ser utilizados no dia a dia da criança gera uma sensação de pertencimento e utilidade que estimula novas criações, por isso, atividades como a criação de um porta lápis de cera são ótimas. 

Para essa atividade para crianças de 2 anos, prepare uma mesa com papel descartável, ou jornal, separe os materiais que são: cola, pompons, giz de cera, uma caixa de leite recortada, papel branco.

Instrua a criança a desenvolver o objeto, mas deixe a criação livre. Ensine primeiro a colar o papel branco ao redor da caixa de leite, cole pompons e deixe o giz de cera solto. 

Esconder brinquedos

Uma das brincadeiras mais amadas pelos pequenos é a de esconde esconde. E ela pode ser adaptada para estimular a criatividade e o senso de liderança, através da atividade de esconder brinquedos. 

Escolha os brinquedos mais queridos para essa atividade para crianças de 2 anos, e coloque em lugares seguros, mas diferentes, e indique as posições. 

Deixe que a criança explore todas as regiões, sempre supervisionando. Essa é a famosa brincadeira do tá quente ou frio. 

Criar caixa postal

Nessa fase, a criança começa a desenvolver o interesse em papel e lápis, e esse é o melhor momento para a introdução cuidadosa desses objetos. 

Então, para a atividade para crianças de 2 anos de caixa postal a proposta é que a criança faça desenhos diários e deixe na caixinha dos pais. 

Para essas atividades serão necessários os seguintes materiais: giz de cera, bloco de papel, caixa de sapato, papel de presente, cola e tesoura. 

O adulto pode cortar o papel de presente para embalar a caixa e deixar que a criança decore. Faça também um corte em cima e mostre que o papel pode entrar lá. 

Estimule os desenhos, sempre perguntando o que vai ser hoje. 

Brincar de jogo do caminho

Entre as atividades para crianças de 2 anos, essa é a mais simples e que mais estimula o senso de direção. 

Ela consiste em criar um caminho que a criança deverá percorrer, em zigue zague, com curvas, e algumas pedrinhas. 

Para essa atividade qualquer papel que possa ser colado formando uma estradinha no chão pode ser utilizado. 

Estimule a criança a andar pelo caminho sem sair das bordas. 

Ter cantinho de massinha e formas

A massinha de modelar é uma grande aliada das atividades para crianças de 2 anos. Ela potencializa o sentido da criação e desenvolve o conhecimento sobre formar. 

Por isso, separe um lugar em que a massinha esteja sempre disponível, um pedaço da mesa no quarto, um ambiente que a criança consiga chegar sozinha. 

Sempre verifique se a massinha de modelar é atóxica, e também deixe forminhas de personagens como dinossauros, e animais silvestres para que a criança os crie, por perto. 

Fazer de conta

Brincar de teatrinho é uma das coisas que as crianças mais gostam, e é uma atividade para crianças de 2 anos super indicada. 

Brincar de faz de conta estimula a criatividade, o foco e a aprendizagem. Aqui vale o apoio de um livrinho, se possível o que tiver a história preferida da criança. 

Pegue roupas que podem ser utilizadas de fantasias e peça para que a criança desenvolva a história sozinha. 

Pintar e criar artesanatos

O artesanato também pode ser uma atividade para crianças de 2 anos. Com algumas adaptações, crie com o pequeno o hábito de fazer coisas recicláveis, como bonequinhos de papelão. 

Pintar também é uma atividade super estimulante para crianças de qualquer idade. Inclua na listinha de materiais pincéis, tintas atóxicas e telas de tamanhos variados para que a criança tenha liberdade de pintar sempre que quiser. 

Monte uma parede do quarto com os desenhos do pequeno, para que ele sempre seja estimulado para a atividade. 

Conclusão

Ter sempre uma atividade para crianças de 2 anos a mão não é tão simples, mas agora com a lista que separamos, fica muito mais fácil estimular a criança para o aprendizado de forma prazerosa. 

A regra é ter sempre cuidado com os utensílios utilizados e estar em constante supervisão, mas deixando que o pequeno desenvolva a autonomia necessária. 

Esses momentos também são de extrema conexão, então faça junto, deixe esse tempo reservado para as atividades que escolher.

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás