Atividades infantis da semana – animais áquaticos

Essa semana vimos o tema animais aquáticos. Descobrimos alguns animais diferentes, algumas curiosidades e várias atividades legais.

Semana passada trabalhamos o tema MULHER e agora lá vamos nós para mais uma semana temática aqui em casa!! ?

Se você não viu o post com o planejamento para o novo ano acesse o post Ideias para 52 semanas de atividades com crianças pequenas e veja tudo que vamos trabalhar nesse ano e acompanhe as nossas semanas conforme formos realizando as atividades. Isabela está com 3 anos e meio, no final do ano vai estar com 4 e meio!

Você também pode ir acompanhando nossas atividades e outras dicas pelo Instagram Sou Mãe.

Essa foi a estante da semana:

atividades-infantis-animais-aquaticos

E agora as nossas atividades infantis da semana de animais aquáticos:

  • Caixa Sensorial

Fiz uma caixa sensorial bem simples com água e vários animais aquáticos para a Isabela brincar, ela adora!

atividades-infantis-caixa-sensorial

  • Vogais na boca do tubarão

Cortei um monte de peixinhos em folha mais grossa e escrevi as vogais nelas, a brincadeira é assim. Espalho os peixinhos na frente do tubarão, digo uma palavra que começa com vogal, e a Isabela tem que procurar a vogal e jogar na boca do tubarão. Ela gostou bastante da brincadeira!

atividades-infantis-vogais

  • Jogo Procurando Dory – Perdidos no mar

Esse jogo é bem legal, uma parte do baralho fica virado na mesa todo virado para cima, e outra parte fica para comprarmos, a gente compra uma carta e tem que achar o animal que saiu nas cartas que estão viradas para cima, tem que ser rápido, ganha quem conseguir pegar mais cartas.

Você pode comprar esse jogo nas Americanas clicando aqui.

atividades-infantis-procurando-dory

  • Jogo Dr. Seuss

Esse jogo eu não segui as regras dele, fiz diferente, bem simples, 1 folha de aquário para cada participante, um dado e vários peixinhos, cada jogador joga o dado e pega o respectivo número em peixinhos e coloca no seu aquário. Ganha quem tiver mais peixinhos. Você pode imprimir o jogo gratuitamente através do site mamamiss.

atividades-infantis-jogo-peixes

  • Polvo – matemática

Fiz um polvo cheio de tentáculos e cada tentáculo com um número em cima, deixei uma caixa de olhos adesivos para a Isabela colar os olhos nos tentáculos de acordo com o numero de cada um.

atividades-infantis-matematica

  • Tartaruga colagem

O objetivo dessa atividade é bem simples, só pintar e colar as tiras de papel que já deixei prontas para formar o casco da tartaruga.

atividades-infantis-colagem

  • Animais de papelão

Vários animais aquáticos de papelão para brincar. Esses animais são da marca Eu Amo Papelão, o valor é super acessível e a criança ainda pode pintar os bonecos. E existe de vários outros temas.

atividades-infantis-fundo-do-mar

  • Quem Procura Acha – No Fundo do Mar

Esse livro é muito legal, tem 25 páginas de desenhos divertidos de animais e perguntinhas para desafiar os olhos do seu pequeno e seu poder de concentração. Tem que encontrar peixes, o polvo, as baleias e muito objetos que não fazem parte do fundo do mar.

Isabela gostou bastante do livro, e eu sou fã das edições Usborne!

Você pode comprar “Quem procura acha! No fundo do mar” na Amazon clicando aqui.

livros-infantis-animais-aquaticos

  • Grande Enciclopédia do Mundo da Criança

Essa enciclopédia tem 4 volumes e compramos em um sebo aqui da cidade. É ótima pois tem vários assuntos, então volta e meia pegamos a enciclopédia para vermos mais sobre algum assunto.

Nesse volume 2, tem sobre animais aquáticos. Isabela gosta bastante dessa enciclopédia, gosta de ficar folheando e também que eu leia sobre os assuntos para ela.

atividades-infantis-enciclopedia

  • Quem mora no oceano

Esse livro é uma graça, já temos ele a bastante tempo, é um livro daqueles levante e puxe. Você tem algumas perguntinhas bem simples, bem básicas para crianças pequenas adivinharem que é o bichinho que está escondido e aí depois você desliza a tira ou levanta a aba para descobrir a resposta.

É um livro bem divertido, uma experiência bem gostosa de descobrir mais sobre os animais aquáticos.

Esse livro foi lançado pela editora TodoLivro e você pode comprar “Quem mora no oceano” na Amazon clicando aqui.

atividaes-infantis-livro-interativo

  • 101 coisas que você deveria saber sobre Animais Aquáticos

Muito legal, cheio de curiosidades, claro que não lemos todas as curiosidades, nós lemos um pouquinho por dia, começando pelos animais que ela tem em casa como brinquedo, para depois ir indo para outros animais que ela tenha curiosidade de conhecer.

Esse livro foi lançado pela editora Ciranda Cultural e você comprar “101 coisas que você deveria saber sobre animais aquáticos” na Amazon clicando aqui.

atividades-infantis-animais-aquaticos-livros

  • Iole, a baleia que toda palavra engole

Iole é uma baleia muito especial, ela se alimenta das palavras que um poeta solitário deixa cair no mar. Com essas palavras a baleia Iole inventa belas histórias para seus amigos do mar, os peixes, cavalos-marinhos e estrelas-do-mar.

A história desse livro é muito bela e nos passa sobre a riqueza das palavras, a capacidade de criarmos infinitas histórias usando o poder da nossa imaginação.

Esse livro foi lançado pela editora Lafonte e você pode comprar “Iole a baleia que toda palavra engole” na Amazon clicando aqui.

livros-infantis-animais

  • O peixinho agitado

Para quem tem uma criança agitada em casa, pode acabar achando seu filho muito parecido com esse peixinho, que nunca se cansa!!

Rubinho é um peixe muito agitado! Ele se mexe, remexe, corre, ri e tudo o mais, até que sua mãe cansada de tanta agitação diz para Rubinho ir nadar até ficar cansado, mas para ter cuidado com o Grande Peixe.

Então lá vai Rubinho, nadar até cansar, ele encontra diversos animais aquáticos pelo caminho até que lógicoooo em algum momento ele vai encontrar o Grande Peixe. E o que será que irá acontecer?

Esse livro foi lançado pela editora Ciranda Cultural e você pode comprar ” O Peixinho Agitado” na Amazon clicando aqui.

dicas-livros-infantis

  • Vai e Vem

Um livrinho muito fofo sobre um menino que se assusta com o vai e vem das ondas do mar. Nisso aparece um peixinho, e uma aventura vai começar.

O menino tenta salvar o peixinho, mas acaba sendo levado por uma ave para um passeio por cima do mar imenso e cheio de animais assustadores, como tubarões e polvos gigantes (aí que medo) mas no final dessa grande aventura, o menino volta para a segurança da areia da praia.

Qual criança não gosta do mar hein? Minha filha adora esse livro e se diverte me contando a história desse menino e sua grande aventura. As ilustrações do livro são uma graça e deixam a história muito gostosa de ser vista.

Esse livro foi lançado pela editora Gaivota e você pode comprar “Vai e Vem”na Amazon clicando aqui.

livros-infantis-sem-texto

Aproveite e compre os livros indicados: