Brincadeira ao ar livre: 7 ideais legais para as crianças

Brincadeira ao ar livre. Imagem: www.freepik.es

É cada vez mais frequente que as crianças passem boa parte de suas horas diárias utilizando dispositivos eletrônicos, como videogames, computadores e celulares, confinadas dentro de casa. Com isso, pouco exploram a natureza e realizam brincadeiras ao ar livre que movimentam o corpo.

Logo, estão cada vez mais sedentárias e perdendo oportunidades de aprimorarem habilidades necessárias para o seu bom desenvolvimento. Brincar ao ar livre possui diversos benefícios que compreendem a saúde cognitiva, física e social. Há muitas opções para todas as idades e gostos.

E, o melhor, há opções que não precisam de artifícios ou brinquedos, somente um espaço tranquilo e seguro para que a criançada aproveite. Pode ser um quintal, uma praça, um parque e quem sabe uma chácara.

Para te ajudar, separamos as melhores ideias de brincadeiras ao ar livre para vocês se divertirem e aprenderem muito! Confira!

1. Pega-pega

É uma das brincadeiras mais clássicas, simples e divertidas da infância. Ideal para brincar ao ar livre com os amiguinhos. Nela uma criança é o pegador e precisa “pegar” os demais participantes com um toque. Dessa forma é transferido essa função para esse participante e ele terá que correr atrás da turma para dar continuidade à brincadeira.

É uma excelente forma de exercitar o corpo, aprimorando habilidades como orientação espacial, flexibilidade, coordenação motora grossa, e muito mais. Trabalha o raciocínio ao estimular a busca por estratégias para conseguir pegar ou fugir. Tudo isso e ainda não precisa de nenhum artifício, apenas disposição dos pequenos.

2. Esconde-esconde

Outra opção que envolve muita disposição e só precisa de um lugar amplo com elementos que deem para as crianças se esconderem. O objetivo da brincadeira é se esconder bem e se salvar enquanto uma criança precisa encontrar toda a turma. Simples, não é? Também ajuda a melhorar diversas habilidades, como orientação espacial, equilíbrio, criatividade, flexibilidade, e muito mais.

3. Bolhas de sabão

Essa atividade diverte todas as idades e é muito fácil de aplicar. Além disso, estimula a imaginação e criatividade. É preciso fazer uma mistura para conseguir formar as bolhas, sendo para cada uma parte de sabonete líquido, diluída em 4 partes de água. O sabonete líquido pode ser substituído por shampoo ou detergente neutro.

Uma dica é adicionar uma pitada de açúcar ou amido para tornar as bolhas mais resistentes. E para dar um toque de cor às bolhas, pode-se adicionar corante alimentício da cor que preferir. Você pode improvisar uma varinha para formar bolhas com arame e canudo ou usar cabide.

Para quem quer mais praticidade, vale muito a pena apostar nos modelos de lança bolhas de sabão super divertidos com diferentes formatos, do bastão às pistolas em design de bichinhos, para formarem bolhas de variados tamanhos e quantidades.

É fundamental que essa brincadeira seja realizada com a supervisão de um adulto para criação da receita e produção das bolhas.


Aproveite e confira:


4. Pular corda

Outra brincadeira ao ar livre que faz sucesso e é excelente pedida para movimentar o corpo. Só é necessária uma corda, podendo ser realizada sozinha ou em grupo de crianças. Porém, se for brincar individualmente é ideal uma corda menor, já em grupo uma corda grande.

Essa opção é excelente para aprimorar diversas habilidades, principalmente as motoras, pois dá para saltar de diferentes formas, girar, equilibrar e correr. Também é incrível para a saúde, proporcionando mais disposição e bem-estar.

ideias de brincadeira ao ar livre
Ideias de brincadeira ao ar livre. Imagem: https://www.freepik.es/

5. Guerra de bexigas

Ótima opção para curtir o verão em dupla ou em grupo, essa brincadeira vai ser um sucesso. É só encher de água algumas bexigas e separar uma quantidade para cada time. Inicia-se ao toque do sinal, todas as crianças devem pegar bexigas e tentar acertar seus adversários. Ganha o time que tiver o integrante mais seco.

Estimula a criatividade, coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, e muito mais. Também incentiva o trabalho em grupo, sendo uma ideia para trabalhar habilidades sociais.

6. Jogos de bola

Há muitas brincadeiras ao ar livre que utilizam a bola e criam os mais divertidos jogos. Dá para brincar de futebol, basquete, vôlei, queimada, e muito mais. Então, monte os times e curta muito esses momentos.

Essas brincadeiras estimulam muitas habilidades motoras, cognitivas e sociais, e ainda, incentivam a prática de esportes desde a infância.

7. Circuitos de obstáculos

Que tal montar um circuito de obstáculos para que a criançada se aventure? Pode-se utilizar diversos artifícios, como pneus, cones, bambolês, cordas, etc. O segredo é variar os obstáculos para desafiar diferentes habilidades e tornar o circuito muito legal. A criança poderá se equilibrar, pular, correr, subir e descer, arrastar-se e muito mais.

E dá para brincar de algumas formas, desde cronometrando o tempo de cada um para ver o integrante mais rápido ou em grupo para ver o time mais rápido a vencer todos os obstáculos.

Gostou das ideias de brincadeiras ao ar livre? São opções simples e entretêm muito bem os pequenos. Aproveite e já chame a criançada para se divertirem e explorar a natureza. Compartilhe com seus amigos, papais e mamães, para eles também mergulhar nessa diversão!