Cinco dicas práticas para o seu filho dormir bem

Quando somos mães de bebês pequenos, pensamos que quando eles ficarem maiores tudo vai ser mais fácil, principalmente a hora de dormir. Mas aí eles crescem e a gente percebe que ainda precisa manter um ritual para que a hora de dormir aconteça sem stress.

É comum que a criança fique agitada a noite e não queira dormir principalmente se uma viagem ou festa está se aproximando, ou uma prova na escola ou até mesmo a visita de alguém pode desencadear um pouco de ansiedade que acaba atrapalha o sono dos pequenos, além claro, do clássico “não estou com sono”.

Dicas para a hora de dormir ser sem stress com as crianças.

  • Crie uma rotina: fazer as coisas todos os dias do mesmo jeito ensina a
    criança quando é hora de dormir. Tome cuidado com o excesso de estímulos antes de ir para a cama e crie regras para que o final da noite seja mais tranquilo também para a criança.
  • Diminua a luz gradativamente: a sensação de “anoitecer” dá para o cérebro
    a sensação de que é hora de dormir.
  • Desligue eletrônicos: TV e tablet são vilões do sono, a criança fica distraída e não quer parar de assistir aos canais e programas infantis. Portanto, estipule um horário para desligar os aparelhos e ir para a cama.
  • Leite quente: servir um leite morno ou quentinho ajuda a criança a ficar saciada e dá uma sensação aconchegante. Como o açúcar pode despertar os pequenos, escolha opções com menor quantidade deste ingrediente, como o Sustain Júnior, complemento alimentar da Danone disponível nos sabores chocolate, morango, baunilha e vitamina de frutas – esta última, zero açúcar. Além dar um gostinho muito bom ao leite, ele tem 27 vitaminas e minerais, ou seja, a gente fica segura que complementamos a alimentação do dia.
    Lembrando que este complemento é indicado para crianças acima de 3 anos.
  • Ler ou contar histórias: essa é uma prática que contribui para o relacionamento entre pais e filhos – deitar na mesma cama ou ficar mais próximo da criança cria um vínculo de carinho. Além desse momento lúdico e de conexão com o filho, o ato também é importante para o crescimento dele de diversas formas. Ajuda no desenvolvimento narrativo, pois usamos ao mesmo tempo, palavra, gestos, ritmo, melodia e entonação diferentes. Amplia o universo da imaginação. Explora os sentidos e constrói novos significados. Por todos esses motivos… tenha esse momento todas as noites com seus filhos!

O que você faz para que seus filhos durmam mais tranquilos?